Por Bruno Mendes
Atualizado em 26.05.23
Impossível não se encantar com os parques de Curitiba. A capital paranaense, elogiada pela excelente qualidade de vida e a infraestrutura urbana impecável, contempla vários parques urbanos admiráveis, que proporcionam passeios relaxantes para visitantes de todas as idades. Pode acrescentar estes atrativos na programação, que o seu passeio será ainda melhor!
Publicidade
Situado perto do centro de Curitiba, o parque Barigui é um dos mais frequentados da cidade e foi inaugurado em 1972.
Além de florestas primárias e secundárias preservadas, o visitante irá encontrar quero-queros, garças, preás e muitos outros animais. Um verdadeiro recanto de calmaria e beleza verde em plena área urbana.
O Passeio Público tem mais de 130 anos e é o parque mais antigo da capital paranaense. Localizado na área central da cidade, ele conta com pequenos animais que pertenciam ao antigo zoológico e diversas espécies da flora, inclusive algumas exóticas.
Bem equipado, o local disponibiliza restaurantes, playground para a criançada, pistas de caminhada, pedalinhos e muito mais.
Dois lagos, uma cascata, mirantes, túnel artificial e um suntuoso complexo de pedreiras são algumas das maravilhas que o visitante irá encontrar no Parque Tanguá.
Apontado por muita gente como o mais bonito de Curitiba, o parque oferece o espaço para a mais completa diversão ao ar livre na sua trip. Imperdível.
O Parque do Passaúna foi criado em 1991 com o objetivo de preservar as águas do rio Passaúna. Hoje ele é um importante espaço de lazer em Curitiba e oferece boa infraestrutura para quem gosta de curtir a vida no contato árvores e gramados.
O que encontrar por lá? Trilha ecológica junto ao lago que passa por pontes de madeira, mirante, churrasqueiras e muitos exemplares da flora e da fauna.
Publicidade
Parte de um projeto da prefeitura de Curitiba que previa a criação de um parque linear ao longo do rio Barigui, esse atrativo possui uma pista de caminhada que oferece belas paisagens dos lagos, ciclovias e até quadras de esportes.
Mesmo se você não quiser dar aquela corridinha ou praticar esportes, irá ficar mais que satisfeito. O local conta com o belo Memorial Ucraniano, onde são realizados diversos eventos e exposições ao longo do ano.
O Lago Azul foi utilizado nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e atualmente é uma área de lazer com churrasqueiras, lanchonete e trilhas que levam a um mirante.
Além de moldura natural, o visitante poderá apreciar a beleza das construções antigas, hoje modernizadas. Tranquilidade, segurança, barulho dos pássaros… nada melhor, né?
Três lagos de águas nascentes e mata nativa com aquele irresistível aspecto de intocada são o ponto alto do Parque Barreirinha.
O local ainda não é muito visitado, pode-se dizer que é desconhecido até por muitos curitibanos, mas vale fazer essa descoberta.
O Parque São Lourenço foi inaugurado em 1972 e é um dos principais xodós dos curitibanos. Sem dúvidas o lago no centro e a exuberante vegetação ao redor são mais que um convite aos amantes de corridas, piqueniques ou singelas conversas ao ar livre.
E olha só essa surpresa para a criançada: há no local uma pista própria para a descida com carrinhos de rolimã.
Nesse parque verde há quadras de vôlei, de praia e futebol, churrasqueiras e lindo bosque com diversas espécies nativas. Resumindo: lugar perfeito para aquela recreação em manhãs ensolaradas.
Publicidade
Caminhe bastante e fotografe os ipês, pinheiros, aroeiras e todas as magníficas mostras da flora paranaense.
Inaugurado na época da visita do Papa João Paulo Segundo a Curitiba, esse bosque contempla pistas, trilhas, lojinhas de artesanato, belíssimo portal polonês e um memorial.
Diferentes espécies de pássaros e uma flora exuberante adornam esse atrativo histórico que você precisa conhecer ao dar um pulinho na capital do Paraná. Confira pessoalmente e tenha a certeza: o local é um encanto!
Passeando pelas matas do Bosque Zaninelli, o visitante irá encontrar a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), edificação de 37 mil metros quadrados feita de vidro e troncos de eucaliptos.
A perfeita simbiose entre natureza e arquitetura é o ponto alto desse parque, que também possui um lago e distintas espécies de aves.
É justo dizer que a imagem do Jardim Botânico com a majestosa estufa ao fundo seja a que mais represente a beleza de Curitiba para o Brasil, certo? Ao conhecer pessoalmente, você irá perceber que a atração não é especial somente por fotografia.
Abrigando mais de 300 espécies botânicas, o parque é agraciado com lindos jardins geométricos, o Museu Botânico Nacional e muito mais. Parece clichê e talvez seja mesmo, mas não deixe de visitar essa obra prima da natureza e da arquitetura.
Gostou destes parques de Curitiba? Escolha um deles ou mais e divirta-se para valer durante os períodos que você passar nessa cidade encantadora por vários aspectos.