Por Mariana Bianchini
Atualizado em 01.07.22
Quando você viaja sozinho, pode fazer seu roteiro pensando apenas nas suas vontades e preparar sua mala com o que quer que você acredita que irá precisar. Porém, ao viajar com crianças, isso muda completamente. É preciso de muito mais cuidado e atenção com as necessidades dos pequenos.
Publicidade
Abaixo, você confere dicas para facilitar sua viagem com crianças e sugestões de destinos incríveis para os pequenos também. Veja!
Índice do conteúdo:
Viajar com crianças não costuma ser fácil, portanto, confira algumas dicas que podem deixar esse processo mais simples e que também podem te deixar preparado para obstáculos e imprevistos.
Quando você está viajando sozinho ou com outros adultos, a escolha da passagem pode ser bastante simples: a que estiver mais barata. Entretanto, se está viajando acompanhado de crianças, o menor preço nem sempre é uma boa opção. Pesquise bastantes antes de comprar sua passagem aérea – grandes jornadas em aeroportos podem deixar seus filhos muito agitados e impacientes e voos noturnos são melhores para viagens mais longas, já que eles podem dormir com mais facilidade.
Ter todos os documentos necessários para a sua viagem em mãos é necessário. Caso esteja viajando com uma criança que não é seu filho, não esqueça da autorização dos responsáveis. Se você está viajando com seu filho, mas sem o outro responsável pela criança, também vai precisar deste documento. Além disso, alguns países podem pedir carteirinha de vacinação.
É normal sentir a necessidade de estar preparado para qualquer situação, porém, levar malas cheias de coisas inúteis é um erro cometido pela maior parte dos pais. Seja prático e separe um bom número de roupas e sapatos e apenas alguns brinquedos para divertir a criança.
Nas voos longos e internacionais, quase sempre despachamos as nossas bagagens. Por esse motivo, é importante que a sua mala de mão tenha tudo que você vai precisar durante a viagem. Além disso, existe o risco de sua bagagem ser extraviada e demorar mais que o esperado para chegar ao destino, então, separe também algumas trocas de roupa para levar consigo.
As crianças podem ficar bastante impacientes e agitadas com uma viagem longa e as coisas podem ficar mais fáceis se você tiver em mãos alguns brinquedos que possam distraí-las. Você também pode fazer uso do seu smartphone nessas situações.
Publicidade
Se tiver a possibilidade de escolher assentos com mais espaço, o faça – ainda que você precise pagar um pouco mais por isso. Os pequenos têm bastante energia e vão querer explorar tudo que estiver ao seu redor. Esteja preparado!
Os horários dos voos e dos passeios podem bagunçar a rotina da criança, então, faça o possível para não pular os horários das refeições, dos banhos e das sonecas. Nem sempre você conseguirá se organizar para isso, mas vale a pena tentar.
Os voos em geral tem a tendência de serem frios: os comissários costumam abusar do ar condicionado. Leve uma mantinha para cobrir seu filho caso a temperatura do avião não esteja agradável.
Algumas companhias aéreas oferecem lanchinhos e refeições especiais para crianças, mas não conte com isso. Leve aperitivos rápidos, práticos e saudáveis para dar conta da fome de seu filho.
É inevitável querer que seu filho saia de casa bem arrumado, mas é necessário investir também no conforto. Afinal, quem é que gosta de viajar com roupas desconfortáveis? Escolha roupas em que a criança se sinta bem!
Antes da viagem, agende uma consulta com o pediatra de seu filho e peça receitas de remédios que possam ser necessários. Febre, resfriado e alergias podem atacar os pequenos com a mudança de ambiente e temperatura.
É impossível prever com absoluta certeza como estará o clima no lugar em que você irá visitar, mas é possível ter uma noção. Confira as previsões do tempo e esteja preparado para as altas e para as baixas temperaturas.
Não tire os olhos dos pequenos em momento algum! É natural que as crianças queiram explorar os lugares que não conhecem, por isso, é importante que você preste bastante atenção e não as perca de vista.
Uma viagem deve agradar todos os envolvidos, então, ainda que a criança tenha se tornado uma prioridade, equilibre os passeios, oferecendo programações também para os adultos. Você também deve aproveitar!
Publicidade
Nem sempre a sua viagem vai ser exatamente como você planejou – as crianças possuem necessidades que muitas vezes não podem ser previstas, então, não surte caso seu roteiro não seja seguido à risca. Ainda, tenha bastante paciência e calma caso os pequenos estejam irritados.
Essas dicas foram úteis? Então, confira também algumas opções de cidades e passeios ótimos para as crianças aproveitarem a baixo!
Algumas cidades são melhor preparadas que outras para receber crianças pequenas e oferecem diversas opções de passeios, restaurantes legais e hotéis completos para a sua viagem. Veja algumas sugestões:
Orlando é o paraíso das crianças e também dos adultos. Conhecida por abrigar alguns dos maiores parques de diversão do mundo, a cidade recebe milhões de turistas todo o ano. Não existe idade que não consiga se divertir por lá – seis parques da Disney, três da Universal, quatro do Sea World e outros compõem a cidade do sonhos.
Além das praias belíssimas que já seriam suficientes para conquistar os turistas, Fortaleza e sua região ainda oferecem passeios incríveis para os pequenos. O maior parque aquático da América Latina – o Beach Park – fica a apenas 26 km de distância da capital. Ainda, parques culturais e ecológicos e passeios de trenzinho também são boas opções para divertir as crianças.
Balneário Camboriú é um dos destinos mais procurados no sul do Brasil pra quem quer diversão, agito e muita praia. Mas você sabia que na cidade de Penha, localizada a uma hora de BC, fica o parque de diversões Beto Carrero World? Essa é a viagem perfeita para agradar adultos e crianças!
Olímpia é um município do estado de São Paulo que é a casa do famoso Thermas dos Laranjais – um complexo aquático com piscinas, escorregadores e mais. Ainda, museus e áreas de lazer também fazem parte da cidade.
Se você mora relativamente perto de São Paulo e quer uma viagem não tão longe, essa programação vai te surpreender. Apesar de estarem localizados em municípios diferentes, o Hopi Hari e o Wet’n Wild ficam quase que de frente um para o outro – cada um de um lado da rodovia. O Hopi Hari é um parque de diversões completo e o Wet’n Wild é um parque aquático muito refrescante para os dias de calor.
Quando o Rio Quente começou, era apenas uma pousada com piscinas que fazia parte do município de Caldas Novas. Entretanto, o complexo cresceu bastante, se emancipou e tornou-se uma nova cidade. Resorts termais, parques aquáticos, praias artificiais e aventuras com a natureza fazem parte deste destino.
O Zoológico Nacional do Chile, o Cerro San Cristóbal, o Parque Bicentenário, o Parque Florestal e o Centro Cultural Gabriela Mistral são só algumas opções de passeios turísticos em Santiago, no Chile, que vão deixar a criançada muito animada!
O município de Brotas, em São Paulo é uma Estância Turística muito conhecida do interior de São Paulo. Lá, aventura e ecoturismo são os principais atrativos. Você e sua família podem aproveitar cachoeiras, rafting, tirolesas, eco parques, programas culturais, programas gastronômicos e mais.
O município de Caldas Novas fica bem próximo de Rio Quente e oferece atrativos parecidos: piscinas termais, resorts, parques aquáticos e mais. O Acqua Park é o parque aquático mais conhecido e, nele, você pode se divertir em toboáguas, rios lentos, atrações com boiais, piscinas variadas e mais. Conheça também o Jardim Japonês e o Parque Estadual da Serra na cidade.
A Europa é um destino mais voltado para os adultos, entretanto, Portugal oferece atrativos que podem agradar os pequenos também. Só em Lisboa, a capital do país, você encontra zoológico, teleférico e oceanário – passeios certos para as crianças. Ainda, outras cidades, como Porto, Coimbra e Algarve devem ser paradas obrigatórias no seu roteiro.
A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é um dos destinos mais incríveis de todo o país e sua viagem com crianças pode ser incrível por lá. Veja os lugares mais legais para as crianças em Gramado e região: Mini Mundo, Florybal, Snowland, Aldeia do Papai Noel, Parque dos Dinossauros, Alpen Park, Lago Negro, Caracol, Museu de Cera e mais.
Se decidir visitar o Caribe, a sugestão é se hospedar em um resort completo que tenha também uma área especial para os pequenos – assim, eles conseguem aproveitar bastante a estadia. Divirta-se nas praias lindíssimas da região e, se possível, conheça o The Palm Island – um parque aquático incrível.
Localizada a 125 km de Maceió, capital do estado de Alagoas, Maragogi é a cidade perfeita para aproveitar as praias naturais – você também pode mergulhar! Ainda, não deixe de realizar o passeio de Maria Fumaça, as crianças vão se divertir muito!
Confira passeios imperdíveis para crianças em Buenos Aires: Museu de los Niños, Bosques de Palermo, Ecopark Interativo e Zoo Temaiken. Ainda, existem passeios culturais voltados também para os adultos, como museus e opções gastronômicas para agradar todo mundo.
Porto de Galinhas é uma praia bastante popular localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco. De águas claras e formada entre corais, a praia é impressionantemente bonita e, nela, você e seus filhos podem ter contato direto com os peixes e com toda a vida marinha.
Lembre-se: essas são algumas sugestões de destinos interessantes para aproveitar com os pequenos. Se você tem vontade de conhecer algum outro lugar, invista em um bom roteiro para agradar adultos e crianças.
O YouTube é sempre uma mão na roda quando queremos saber mais sobre experiências e curiosidades. Existem diferentes canais de mães que compartilham sua jornada na internet. Confira, então, alguns vídeos que podem ajudar nas suas viagens com crianças.
Confira mais dicas que podem ser úteis sobre viajar com crianças pequenas. O vídeo apresenta sugestões de lanches saudáveis, informações sobre escolha de passagens e assentos e orientações para o preparo das malas.
Aqui, você vai descobrir 10 dicas rápidas e básicas para facilitar uma viagem com crianças. Avião e ônibus são contemplados neste vídeo. Aproveite e esteja preparado para a aventura!
Veja a jornada de uma mãe viajando de avião sozinha com suas três filhas. Ela vai te provar que, apesar de não ser fácil e de exigir bastante cuidado, não é impossível realizar essa tarefa! O vídeo mostra todo o trajeto, incluindo as dificuldades da viagem.
Quer sugestões do que fazer e do que não fazer quando se viaja com uma criança? Ou, ainda, do que vale a pena levar e do que é dispensável na sua mala? Esse vídeo pode te ajudar com sugestões sobre mala, alimentação e mais. Confira!
Mais um vídeo com dicas imprescindíveis para viajar de avião com crianças pequenas. Ainda, você confere sugestões variadas sobre o que pode e deve levar na mala de mão. Por último, ainda tem uma parte de vlog para acompanhar o passeio.
Está planejando uma viagem com criança para Europa? Esse vídeo compartilha como foi a experiência de levar crianças para conhecer o outro lado do mundo. Apesar de não ter muitas filmagens da viagem em si, as dicas são valiosas.
Essa mãe levou seus filhos para passear em um resort na Bahia e registrou tudo em vídeo para você poder acompanhar. Ela mostra muitos detalhes sobre o quarto do hotel e sobre as opções de entretenimento também.
Como já foi dito, Gramado é um destino bastante interessante para conhecer com crianças. Neste vídeo, você consegue acompanhar a viagem dessa família para o sul do país. Além de passeios turísticos, também é possível conhecer um pouco sobre hospedagem e alimentação.
Se o seu destino é uma cidade com praia, lembre-se de tomar bastante cuidado com a saúde das crianças. E atenção: é indicado que você não leve bebês com menos de 6 meses para esses lugares, já que a imunidade das crianças ainda é baixa e não existe protetor solar indicado para essa idade. Converse sempre com seu pediatra.
As viagens de carro costumam ser longas, então, esse vídeo indica algumas sugestões de brincadeiras e atividades que você pode fazer com os pequenos durante esse tempo de espera. Coisas simples podem se tornar grandes distrações para as crianças ficarem mais tranquilas durante o trajeto.
Ainda, você pode conferir também uma superprogramação infantil para visitar o Rio de Janeiro ou diferentes sugestões de resorts e hotéis para levar os pequenos!