Por Marta Stegani
Atualizado em 17.02.23
Quem conhece Copacabana, um dos bairros mais queridinhos do Rio de Janeiro, se apaixona. Além da praia, eternizada na bossa nova, o desenho de seu calçadão é famoso no mundo inteiro. A Princesinha do Mar, como é carinhosamente chamada, também é palco de uma das maiores festas de Ano Novo do mundo!
Publicidade
Quer saber o que cativou o poeta Carlos Drummond de Andrade e tantos outros? Veja neste guia os programas para aproveitar tudo o que Copacabana tem a oferecer!
Índice do conteúdo:
Copacabana é um bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro e faz divisa com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá. É lá que acontece uma das maiores festas de Ano Novo do mundo e é onde está localizado o famoso hotel Copacabana Palace.
Além de conhecer e dar bons mergulhos na praia – o passeio mais imperdível de quem vai ao Rio de Janeiro – há outras opções de lazer bem cariocas.
A Praia de Copacabana é, sem dúvida, o principal atrativo do bairro. É uma das praias mais famosas da cidade, tanto é que sua beleza foi cantada na voz de Tom Jobim. Além do mar verdinho e de águas geladas e refrescantes, oferece ao visitante infraestrutura completa, com quiosques, restaurantes e patrulhamento para garantir a segurança. Por ser um local turístico, aos finais de semana e feriados cada espaço de areia é disputado, mas nem por isso atrapalha o prazer de relaxar ali sob o escaldante sol carioca.
O calçadão de Copacabana é um dos símbolos do bairro e também da cidade. É só bater o olho no curvilíneo traçado preto e branco que o Rio de Janeiro vem à mente. Tenha a experiência de começar ou terminar o dia com uma caminhada, tomar uma água de coco nos quiosques ao redor e apreciar a vista para o Pão de Açúcar. São 4,5 km de extensão e puro charme!
A bicicleta é um dos meios de transporte favoritos dos cariocas e também uma das melhores formas de conhecer o bairro. Por lá, os turistas podem alugar aquelas bikes laranjinhas, que você vê por toda a cidade, e sair pedalando por aí. Somente na Avenida Atlântica são cinco pontos para aluguel e os preços são bem camaradas, com planos a partir de R$ 5.
Publicidade
Na altura do Posto 6 está Carlos Drummond de Andrade, sentado e contemplativo. A estátua foi feita em bronze e instalada ali como homenagem ao centenário de nascimento do escritor. É comum ver uma fila de turistas curiosos para se sentar, imaginar como seria bater um papo com ele e, claro, registrar a icônica foto. Capriche na pose!
Se hospedar no famoso hotel das celebridades ainda não cabe no seu orçamento? Não tem problema! Você pode admirar o imponente edifício e ostentar para os amigos tirando uma foto ali. Localizado de frente para a praia, o Copacabana Palace tem quase um século de existência e é um dos hotéis mais importantes e luxuosos do Brasil. Olha só quem já passou por lá: Paul McCartney. Madonna, Lady Di, Brigitte Bardot e muitos outros! Não custa nada sonhar, né?
Caminhando até o fim da praia você chega ao Forte de Copacabana, que abriga o Museu Histórico do Exército. A edificação foi erguida no final do século XIX como sistema defensivo do Rio de Janeiro e como porto e foi palco de importantes eventos que marcaram a história.
Lá você pode conhecer a fortificação por dentro, ver de perto canhões alemães, o alojamento dos oficiais e toda sua estrutura, além de exposições que contam a história do Brasil pela ótica militar. Do lado de fora se tem uma vista incrível de toda a praia de Copacabana!
A Confeitaria Colombo, patrimônio do Rio de Janeiro, também tem uma unidade em Copacabana que é tão imperdível quanto sua matriz, com seus inesquecíveis salões centenários. Ela funciona no Forte de Copacabana e você tem acesso a ela com o mesmo ingresso que utilizou para entrar no museu. O charme está em se sentar nas mesinhas do lado de fora – mesmo que a espera seja maior – e tomar seu café olhando para a imensidão da praia.
O calor do Rio de Janeiro é sempre um convite para uma cerveja gelada. Um dos programas mais cariocas é se sentar na mesa de um bar, beber, petiscar e jogar conversa fora depois da praia. Por isso, guarde esses nomes: o clássico Boteco Belmonte, que serve as tradicionais empadas abertas, e o Bar Pavão Azul, um pé sujo com mais de 50 anos de história, considerado patrimônio cultural da cidade e que tem como carro chefe as famosas pataniscas de bacalhau, herança lusitana em Copacabana.
Todo turista gosta de levar para casa lembrancinhas para os amigos e enfeites para a casa, certo? E o melhor lugar para encontrar esses produtos é na feira noturna que existe desde os anos 80 no calçadão da praia. São mais de 150 expositores que vendem esculturas, pinturas, camisetas, objetos de decoração e mais uma variedade de coisas. A feirinha funciona a partir das 18h e vai até a 0h.
Passar o Réveillon em Copacabana é aquela experiência que você precisa ter pelo menos uma vez na vida. A cada ano que passa o espetáculo fica maior – tanto na quantia de fogos de artifício, quanto no número de espectadores – e não à toa é considerado o maior do mundo. Todos os anos as areias da praia são tomadas por milhões de pessoas que assistem ao show de fogos coloridos que iluminam o céu e a apresentação de artistas famosos no grande palco. Programe-se para conhecer e sentir de perto essa emoção.
Essa programação vai fazer você se apaixonar ainda mais pelo Rio de Janeiro!
Publicidade
Nada melhor que algumas imagens para entender o porquê Copacabana é um bairro tão querido por turistas e por seus moradores.
E aí, já pensou em arrumar as malas para curtir esse bairro alto astral? Veja também essa lista de 50 museus no Rio de Janeiro para agitar sua vida cultural.