Por Bárbara Costa
Atualizado em 29.04.22
Já imaginou enfrentar temperaturas negativas e contemplar cenários bucólicos em plena Santa Catarina? A Serra Catarinense é o destino ideal para quem quer uma viagem pouco óbvia pelo estado reconhecido por seu litoral. A cerca de 200 km das lindas praias de Florianópolis, você encontra paisagens deslumbrantes e o melhor do ecoturismo.
Publicidade
Com as imagens abaixo, certamente a região será incluída no seu roteiro. Pronto para embarcar? Vamos lá!
Não faltam cidades charmosas para enriquecer seu percurso pela Serra Catarinense!
O próprio caminho até a Serra Catarinense promete encantar quem o percorre. Por lá, predominam o ecoturismo e o turismo rural (a região é considerada seu berço!), mas há muito mais. Abaixo, veja o que você não pode perder!
No caminho para chegar à cidade de Bom Jardim da Serra, você vai se surpreender com um dos cartões-postais do estado: uma estrada de aproximadamente 12 km, coberta pela Mata Atlântica e repleta de curvas fechadas. A área conta com mirantes para apreciar a vista, além de cânions e cachoeiras. Não deixe de se deslumbrar com a Serra do Rio do Rastro!
Localizada a cerca de 30 km do centro de Urubici, a Serra do Corvo Branco é uma das principais atrações naturais da região. Mais uma vez, trata-se de uma estrada sinuosa que corta as montanhas, a quase 1.500 metros de altitude. Os mirantes com as melhores vistas ficam no trecho com curvas que chegam a 180 graus. Inacreditável, não?
O Morro da Igreja é o local com maior registro de neve do país. Ele tem cerca de 20 km de extensão, fica a mais de 1.800 metros de altitude e já atingiu temperaturas negativas que surpreendem no Brasil (como -7,8° C). Para subi-lo, é preciso pegar uma autorização na ICMBio, no centro de Urubici. A Pedra Furada é o principal atrativo do Morro, com 10 metros de diâmetro.
Para visitar esse lugar de vista estonteante, é preciso ter o acompanhamento de um guia de turismo e se informar sobre as condições vigentes (como taxas etc.) na Fazenda Santa Cândida, que dá acesso ao cânion. As fendas são de encher os olhos de qualquer visitante e ficam a 12 km do centro de Bom Jardim da Serra.
O museu foi inaugurado apenas em 2016, mas a construção data do século passado. Após a restauração, o espaço passou a contar com visitas guiadas (nas quais você pode conhecer melhor a história local), galerias de arte e cafeteria, além de uma deliciosa área externa para convívio. Que tal incluir esse programa cultural entre um atrativo natural e outro da região?
Qualquer imagem será incapaz de mostrar o que você verá no Morro do Avencal: uma impressionante queda d’água com 100 m de altura. É possível chegar à cachoeira por cima (de carro) ou por baixo (de carro até certo ponto e fazendo uma trilha de 15 minutos depois). Os mais aventureiros aproveitam para praticar rapel na queda. E você, encararia uma programação mais radical?
Se você quer ter a chance de admirar essa inacreditável vista, não há como escapar de uma trilha de 7 km. A boa notícia é que, como a maior parte do trajeto é plana, o percurso é considerado de nível fácil. Vale lembrar que o local fica dentro de uma propriedade particular, o que significa que é necessário conseguir autorização para entrar, ok?
E então, já sabe quais desses lugares deslumbrantes vai visitar na Serra Catarinense?
Conseguiu recuperar o fôlego depois de ver os principais pontos turísticos da Serra Catarinense? Não? Com as imagens a seguir, você vai se apaixonar ainda mais pelo local!
Convenceu-se de que a Serra Catarinense precisa entrar no seu roteiro por Santa Catarina? Deixe-se encantar pelas belíssimas paisagens e pelo gostoso friozinho!