Por Nicole Dias
Atualizado em 04.05.23
Está sentindo o cheirinho de uva por aí? Hoje é dia de saber mais sobre Flores da Cunha, cidade gaúcha que também é conhecida como Terra do Galo e por seus vinhos comercializados em todo o país. Habitada principalmente por familiares de imigrantes italianos, a cidade tem um charmoso clima europeu.
Publicidade
Flores da Cunha fica próxima de Caxias do Sul e de Antônio Prado. A época mais linda para conhecê-la é de setembro a abril, quando o cenário está verde e com temperaturas agradáveis. Quer descobrir o que fazer quando estiver visitando esse destino? Basta continuar lendo o post!
A mais de 700 metros de altitude acima do nível do mar, Flores da Cunha oferece todo o encanto de uma cidade pequena da Serra Gaúcha. Há uma área mais rural, onde pequenos produtores comercializam peças de decoração, bebidas, pães e queijos. Muitas das vinícolas, restaurantes e opções de hospedagem se encontram nos bairros Centro e São José.
Com menos de 30 mil habitantes, Flores da Cunha possui toda a simpatia de uma cidade pequena. No entanto, há pontos interessantes para explorar entre suas praças arborizadas e ruas bem cuidadas. Confira.
Que tal curtir a natureza e uma vista espetacular de uma localização privilegiada – e acima das nuvens? O Mirante Gelain consiste em uma propriedade particular que atrai aventureiros e turistas em busca de um lugar bacana para passar o dia. Há espaço para camping, restaurante (que trabalha mediante reserva), quiosques, um mirante de concreto e a possibilidade de fazer rapel e trilhas. Boa pedida para tomar um chimarrão, fazer um lanche e aproveitar momentos de paz.
Uma das melhores formas de conhecer mais sobre a história de um local é através de seu museu. Em Flores da Cunha isso não é diferente. Pertinho da praça central da cidade fica o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, que foi fundado em 1976. O acervo conta com dezenas de peças e reproduções de períodos antigos da região, desde 1876. Documentos e fotografias também podem ser consultados. Uma verdadeira viagem no tempo.
No coração de Flores da Cunha fica localizada sua bonita praça. Revitalizada em 2016, trata-se de um espaço ao ar livre perfeito para um bom chimarrão e bate papo. Para as crianças há uma área de playground. Bem pertinho fica a Igreja Matriz. Na praça são realizados diversos eventos e feiras da cidade. No feriado de Corpus Christi, chamam a atenção os coloridos tapetes confeccionados com serragem.
Publicidade
Para quem ama um turismo religioso, a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul em estilo gótico, é bacana de se conhecer. Ao lado da igreja fica um campanário com 55 metros de altura. Alto-falantes instalados no seu topo anunciam velórios e chamam as pessoas para as missas.
Só de olhar a foto desse castelo já dá para imaginar o quão belo deve ser por dentro, certo? Pena que é apenas na imaginação que essa parte fica. Isso porque a residência da Família Castellan é uma propriedade privada e não é aberta para visitações. Apesar disso, é um dos pontos mais conhecidos da cidade e é possível admirar a parte externa da construção a partir das quatro ruas que a cercam.
Cenário de diversos eventos de Flores da Cunha, o Parque da Vindima Eloy Kunz é rodeado por bosques e conta com pavilhões, barraquinhas com venda de produtos coloniais e restaurantes. A Escola de Gastronomia UCS/ICIF fica por lá e proporciona inúmeras experiências para quem ama comer bem. O Ristorante Dolce Italia é um dos ambientes de aprendizagem da escola, que é focada na formação de profissionais nas áreas de gastronomia e sommellerie. No parque ocorrem todos os anos a Festa Nacional da Vindima e a Feira de Inverno.
O Museu Padre Alberto Lamonatto, que fica no distrito de Otávio Rocha, também é bacana de ser visitado. O pórtico de entrada da cidade também é procurado pelos turistas para uma boa e velha foto de Instagram.
Por ser uma das maiores produtoras de uvas do país, Flores da Cunha carrega consigo a tradição dos vinhos. Portanto, visitar vinícolas é praticamente obrigatório quando você estiver por lá. Confira algumas das mais legais.
Localizada na Avenida 25 de Julho, a Luiz Argenta é uma das vinícolas mais famosas de Flores da Cunha. O passeio com tour e degustação tem duração de uma hora, custa R$50 e é voltado para grupos de no mínimo 2 pessoas e máximo de 15. Além da visitação, há a possibilidade de fazer piquenique aos finais de semana e feriados. A cesta para duas pessoas, com pães, embutidos, queijos, geleias e outras delícias, custa R$ 96.
Seja você um enófilo ou apenas alguém que gosta de beber um vinhozinho de vez em quando, vale a pena conhecer a vinícola boutique da Família Salvador. A visita turística guiada é gratuita e ocorre todos os dias, a partir das 9h. O ambiente é todo muito bonito e bem cuidado, enquanto o atendimento é elogiado por turistas que já passaram por lá. Não vá embora sem comprar pelo menos uma garrafa de vinho, espumante ou suco!
Além da linda área verde que cerca a vinícola, a Viapiana conta um enoespaço de 600m² que oferece uma boutique, restaurante, wine bar e sala de cursos. As visitações ocorrem de segunda a sábado, em diversos horários. O valor investido no tour pode ser convertido em produtos da loja. Vários rótulos da empresa já foram premiados pelo país, entre eles o Viapiana Espumante Nature Champenoise 575 dias.
Além de conhecer o processo de fabricação das bebidas e fazer degustação, o diferencial da Vinícola Monte Reale fica por conta do seu almoço de domingo. A proposta é oferecer um menu típico italiano, com sopa de agnoline, diversas massas, galeto a primo canto, carnes, pratos quentes, saladas e sobremesa. É possível harmonizar a refeição com vinhos, sucos e espumantes da vinícola. O restaurante Valle Del Mis, da Monte Reale, trabalha com reservas.
Publicidade
Pense em uma vinícola linda. Talvez sua primeira resposta não seja a Casa Venturini, mas poderia ser. Recentemente revitalizado, o espaço permite que os visitantes aprendam um pouco mais sobre o meticuloso processo de fabricação das bebidas. Há, ainda, um charmoso espaço para degustação e compra de produtos. É importante ficar atento aos horários de visitação, já que essa vinícola abre suas portas apenas de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Aos sábados, ela abre na parte da manhã.
Outra vinícola que merece a sua atenção em Flores da Cunha é a Panizzon.
Se você ama os destinos da Serra Gaúcha, há mais um município que deve ser explorado. Saiba mais sobre Bento Gonçalves: cultura e diversão na capital brasileira do vinho!