Por Nicole Dias
Você é um viajante apaixonado por grandes metrópoles ou prefere destinos com uma pitada de natureza e aventura? Se prefere viver experiências em locais fora do comum, não pode deixar de conhecer Cajón del Maipo. Trata-se de uma região do Chile que é repleta de povoados simpáticos e que atrai centenas de turistas o ano inteiro.
Publicidade
Esse sucesso não é à toa. O local é tão bonito e diferenciado que parece ter saído de uma pintura. As horas gastas na estrada acabam valendo totalmente a pena. Quer saber mais? Confira abaixo os principais atrativos e dicas para sua viagem a Cajón del Maipo.
Índice do conteúdo:
Cajón del Maipo fica a mais ou menos 80 quilômetros de distância de Santiago – cerca de 2 horas de viagem. Embora algumas partes da estrada não sejam asfaltadas, ela é muito bem e bem sinalizada, o que é ótimo se você estiver fazendo o passeio por conta própria. Não há pedágios no caminho.
A estrada que liga as cidadezinhas de Cajón del Maipo se chama Camino al Volcán. O percurso é repleto de lugares bonitos para se admirar, como cachoeiras, montanhas e a imponente cordilheira ao fundo.
Em dúvida sobre qual é a melhor forma de se ir a Cajón del Maipo? Bom, vai depender de suas preferências como viajante. Se gosta de seguir um roteiro e passear em grupo, vale acompanhar uma excursão. Se pretende montar seu próprio percurso, procure um veículo alternativo. Veja média de preços e informações a seguir.
A maioria das excursões que você encontrará para Cajón del Maipo saem de Santiago. Independente da empresa que você escolher para fazer o tour, provavelmente terá que acordar bem cedinho, pois os ônibus partem nas primeiras horas do amanhecer. A maioria das excursões oferece transporte, guia, seguro e um lanche, passando por locais como San José de Maipo, Refúgio Las Cáscaras e El Yeso.
Preço médio: 90 dólares.
Publicidade
Se você quiser ir de Santiago até Cajón del Maipo de ônibus, precisará dar uma pesquisadinha. As opções nesse sentido são um tanto quanto escassas. Uma sugestão, partindo de Santiago, é parar na estação Metro Bellavista la Florida e descer no terminal de ônibus para pegar o metrobus MB-72, da Tur Maipo, com destino a Banho Morales. Saída às 7h30.
Preço médio: a passagem ida e volta custa cerca de 12 dólares (8400 pesos).
Se você prefere fazer o passeio até Cajón del Maipo por conta própria, pode ir com seu próprio veículo ou alugar um carro. A vantagem é que dessa forma você tem a liberdade de escolher onde parar e quando partir. Para alugar um carro é necessário ter documento de identidade, CNH dentro da validade e cartão de crédito no nome do motorista. É interessante alugar, também, um GPS.
Preço médio: o preço varia de acordo com o carro que você decidir alugar. Para se ter uma ideia, o aluguel de uma camionete custa cerca de 60 dólares (38 mil pesos).
Os banhos de águas termais estão entre as atividades favoritas dos turistas que se aventuram por Cajón del Maipo, mas há muito mais a se fazer. Faça já as suas escolhas.
Imagine mergulhar em uma piscina natural de água quente tendo a Cordilheira dos Andes como plano de fundo. Isso é possível na Baños Colina, também conhecida como Termas de Colina. A experiência do local é muito bacana, mas é importante saber que a infraestrutura é precária. Leve toalhas, lanche, água e protetor solar. E para os conectados de plantão, um aviso: lá não tem wi-fi. O valor para acessar as Termas Colina é CLP 8.000. Muitas excursões já incluem esse preço no pacote.
Prepare o seu tênis mais confortável, porque em Cajón del Maipo você poderá colocar seu fôlego à prova. Para os apaixonados por aventuras, são diversas as possibilidades de trilhas na região. A trilha no Monumento Natural El Morado, por exemplo, tem mais de 6 horas de duração e dificuldade média. O trekking até o Glaciar El Morado conta com o mesmo ritmo moderado e paisagens inesquecíveis. É possível fazer essas trilhas de forma independente, mas em grupos costuma ser mais seguro.
Ao pesquisar sobre Cajón del Maipo, é muito provável que você seja impactado por imagens de Embalse El Yeso. Trata-se de uma fabulosa lagoa da Cordilheira dos Andes que é responsável pelo abastecimento de Santiago. Como não há infraestrutura no local, é bacana ter seu próprio lanche. Muitas empresas de excursões escolhem esse point para um piquenique. Imagina comer com uma vista inacreditável como essa da foto?
Nenhuma foto que você ver desse local fará jus à beleza surreal que ele tem. Enorme, o parque é um dos pontos altos do passeio por Cajón del Maipo. Ele conta com um visual lindo e a possibilidade de fazer trilha. Vá equipado, não há lanchonete ou lugar para comprar bebidas no Monumento Natural El Morado. O horário de entrada é das 8h30 às 13h, sendo que o visitante tem até às 18h para sair de lá. Valor da entrada: 1500 pesos.
Publicidade
Quem aqui ama conhecer cidades pitorescas? San José de Maipo, então, não pode ficar de fora da sua lista de locais a conhecer. Em meio à natureza, o povoado não conta com atrações de lazer, mas a vista das montanhas é de tirar o fôlego. A pedida na minicidade é passear pela sua praça, conhecer a igreja, comprar uma lembrancinha e fazer um lanche. Uma tranquilidade só.
Antes de sair organizando seus passeios preferidos, vale lembrar que em Cajón del Maipo banheiro não é muito fácil de encontrar. É por isso que muitas excursões iniciam seus percursos com uma paradinha para banheiro e café da manhã.
Antes de fazer uma viagem para algum destino diferente, sempre é bom poder contar com as vivências de outros turistas. Não deixe de conferir a seleção de vídeos abaixo, com dicas, roteiros, imagens fantásticas de Cajón del Maipo e muito mais.
Embora muitos turistas deem preferência a conhecer a região de Cajón del Maipo através de agências de viagem especializadas, é possível seguir um roteiro por conta própria. São duas as vantagens: economia de dinheiro e liberdade para fazer o passeio da forma que preferir. No vídeo acima você confere dicas de como fazer essa trip sem o auxílio de nenhuma empresa.
Prepare-se para conferir imagens impressionantes. A região montanhosa de Cajón del Maipo é um deleite aos olhos. No vídeo acima, do Casal Viajandeiro, é possível conhecer melhor sobre os arredores, com direito a picos nevados. Uma das primeiras paradas é na atração de Termas Colinas, com suas águas aquecidas pelo vulcão e que chegam a 55ºC.
Embora no inverno algumas estradas fiquem interditadas em função da neve, ainda assim é possível aproveitar bastante Cajón del Maipo na temporada mais gelada do ano. O vídeo acima apresenta belas imagens do Rio Yeso, espetaculares montanhas nevadas e um charmoso piquenique com vinho no Embalse El Yeso.
Depois de todos esses vídeos, a vontade de conhecer esse lugar pessoalmente só aumenta…
Ficou mais familiarizado com o que Cajón del Maipo tem a oferecer, mas quer mais um gostinho de todas as belezas que por lá estão? Tudo bem! As 20 fotos abaixo deixarão você de boca aberta – e com muita vontade de fazer as malas.
O Chile tem muito a ser explorado. E se você quiser começar pela capital, não deixe de conferir essas 35 sugestões de o que fazer em Santiago. Roteiro completo para todos os gostos.