Por Flávia Resende
Atualizado em 09.03.23
Se você está pensando em viajar, mas ainda não decidiu o destino, que tal conhecer a vila capixaba de Itaúnas? Mais conhecida por suas dunas e pelo forró, a vila possui muitas belezas naturais e, inclusive, divide alguns pontos turísticos com a Bahia.
Publicidade
Itaúnas é um lugar que vai agradar quem curte praias, trilhas, passeios de caiaque, dunas, entre outros. Apesar das ruas da vila não serem pavimentadas, isso não prejudica o encanto do local. Lá você encontrará boas opções de hospedagem, restaurantes, praias e muito forró!
Índice do conteúdo:
É possível viajar para Itaúnas o ano todo. O verão é bem quente, mas na primavera e no outono ainda faz calor. Aliás, mesmo quando chega o inverno, não faz muito frio, então é possível também curtir as praias.
Além de roupas, biquínis e roupas de banho, é bom colocar na mala bonés, repelente e protetor solar para enfrentar o sol constante.
A maioria das belezas naturais de Itaúnas estão localizadas no Parque Estadual mas, além dele, outros lugares na vila oferecem muita diversão. Confira alguns deles:
A 16 quilômetros da Vila de Itaúnas, a praia do Riacho Doce tem esse nome porque, ao caminhar para o lado esquerdo da praia, encontra-se o Riacho Doce. O riacho fica na divisa entre o Espírito Santo (Conceição da Barra) e a Bahia (Mucuri).
A praia é deserta, extensa – com um mirante – e suas águas são turvas, com coloração marrom, mas são limpas.
Publicidade
No Reveillon, Itaúna recebe pessoas de vários lugares para curtir a queima de fogos de artifício nas dunas e assistir a shows. Todos sobem nas dunas para assistir aos fogos e depois descem para a beira do mar para curtir uma noite de forró até o amanhecer.
As comemorações geralmente começam três, quatro dias antes do Reveillon e se estendem até o dia 3 ou 4.
Criado em 1988, o bar recebe bandas e cantores de forró o ano inteiro. Todo ano, na primeira ou na segunda quinzena de julho, acontece no bar o Festival Nacional de Forró de Itaúnas. Bandas de forró de todo o Brasil participam de um concurso e mostram seu trabalho.
O parque foi criado em 1991 e tem cerca de 3.500 hectares de ecossistemas associados da Mata Atlântica como restinga, mata de tabuleiro, mangue, dunas, quilômetros de praias e o rio Itaúnas.
Além disso, o parque conta com 23 sítios arqueológicos com cerâmica indígena, pedras lascadas e artefatos variados da época da colonização.
As dunas de Itaúnas, cartão postal da cidade, são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Algumas delas chegam a 30 metros de altura e são o ponto perfeito para assistir ao pôr do sol.
A praia é bem deserta e sua única estrutura são os quiosques. Muitos turistas vão até lá para apreciar o pôr do sol ou admirar a lua cheia.
Com águas frias e ventos fortes, é recomendável levar um casaquinho leve para não passar frio.
Como mostrado, Itaúnas é um lugar com boas opções de passeios para quem curte a natureza. Além disso, tem restaurantes que servem saborosas comidas caseiras e bares para dançar o famoso forró.
Publicidade
Na vila, os hóspedes podem encontrar várias opções de hospedagem. Listamos a seguir algumas pousadas e campings bem recomendados e confiáveis.
Os quartos são equipados com ar condicionado e a pousada oferece café da manhã e estacionamento gratuitos, e serviço de lavanderia. Além disso, é permitida a entrada de animais. A pousada fica a duas quadras do Centro da cidade e a 600 metros da Praia de Itaúnas.
Ideal para explorar o ecoturismo, o hostel tem acomodações com jardim e lounge compartilhado. Possui terraço ao ar livre, um restaurante que serve cozinha brasileira e oferece café da manhã continental.
Como a pousada e camping fica perto de tudo, os hóspedes podem ir aos lugares a pé. Alguns quartos têm varanda privativa com ar condicionado, frigobar e rede. A área de camping possui um amplo espaço verde.
A pousada fica localizada na beira do Rio Itaúnas, onde os hóspedes podem relaxar no fim da tarde. Possui piscina, oferece café da manhã e chá da tarde. Os quartos são acessíveis e têm ar condicionado e frigobar. O local é bem avaliado por sua localização, limpeza, custo-benefício e atendimento.
Antes de fazer sua reserva, é bom pesquisar bastante para escolher o estabelecimento que tem mais a ver com você. Como as pousadas da vila são simples e rústicas, entrar em contato com elas pode te auxiliar a obter mais informações e ajudar na tomada de decisão.
Em dúvida sobre o tempo médio da viagem até Itaúnas? Saiba qual a distância entre a vila e as principais cidades do Espírito Santo e da capital baiana.
Os turistas podem chegar a Itaúnas de carro: após sair da BR-101, em direção à Conceição da Barra, a vila fica a 2 km de distância. De ônibus, é mais comum sair de São Mateus. Já de avião, o aeroporto mais próximo é o de Vitória. Depois, é preciso pegar um ônibus para Conceição da Barra.
Ainda não está convencido de que vale a pena visitar Itaúnas? Conheça um pouco mais da vila e veja o que te espera.
Amanda e Dani embarcam em uma viagem para Itaúnas e mostram o que há de mais interessante para se conhecer na vila como a Praia do Riacho Doce, Dunas e Praias de Itaúnas.
O casal do canal Online pelo Mundo nos leva para conhecer Itaúnas e mostra lugares incríveis como a Trilha da Alméscar, Trilha do Tamandaré, Praia Secreta e o pôr do sol nas dunas.
No vídeo, Sóstenes conta um pouco sobre como surgiram as dunas de Itaúnas, mostra o Parque Nacional, a paisagem até a Praia de Itaúnas e alguns pontos da cidade.
Não faltam motivos para visitar a capital do forró, concorda? Não deixe de incluir Itaúnas em suas próximas viagens e viver várias experiências que vão render boas histórias!