9 razões para te convencer a conhecer a Ilha de Malta

A ilha de Malta é um destino cada vez mais procurado por turistas brasileiros. Definitivamente há incontáveis razões que irão te convencer a conhecer esta especialíssima parte do mundo localizada no Mar Mediterrâneo. Em Malta, a beleza idílica de praias, rochas e vegetações, a arquitetura imponente e preservada e a receptividade da população local são apenas alguns dos atrativos.

Publicidade

Só conferindo presencialmente este paraíso, situado a 93 quilômetros da ilha de Sicília na Itália, para ter a noção completa do quão especial é o lugar. Então, para convencê-lo a incluir uma excelente opção de viagem em seu caderninho de opções, o Viajali apresenta motivos irrecusáveis para você conhecer a Ilha de Malta. Difícil será não querer repetir o passeio.

1. Ver a lagoa azul na ilha do Comino

iStock

iStock

A combinação entre o céu azul, águas transparentes e areia branquinha fazem da Lagoa Azul uma das mais belas praias da Ilha de Malta. O local paradisíaco, que serviu de locação para o filme O Conde de monte Cristo, tem águas calmas e mornas, o que torna o ambiente imperdível para quem tem crianças ou não gosta muito de mares agitados. Dá uma olhada nesse visual: dá para imaginar quantas vocês fotos você irá tirar?

2. Mergulhar no buraco azul

iStock

iStock

Os buracos azuis são cavernas subaquáticas dos oceanos também identificadas como cavernas verticais. Situado na Ilha de Gozo, o buraco azul de Malta tem 15 metros de profundidade e vasta vida marinha. Ótimo para quem deseja mergulhar e apreciar de perto polvos, lagostas e diversos peixes.

3. Conhecer a cidade medieval de Mdina

iStock

iStock

Quer sentir a experiência de andar por uma cidade medieval fortificada? Conheça Mdina. A antiga capital de Malta é murada, tem portão de entrada e construções imponentes que remetem aos tempos de outrora, tudo muito belo e preservado. A cidade é pequena, portanto é possível fazer o passeio completo a pé: se bater o cansaço ou a fome, é bom saber que lá há restaurantes e cafés muito agradáveis.

Em algumas partes do mundo há cidades com características parecidas, mas Mdina é incrivelmente bem conservada e, por isso, uma das mais especiais quando comparada a todas as outras.

4. Caminhar pela Ramla Bay

iStock

iStock

Passear calmamente em Ramla Bay, baía de areia na ilha de Gozo, talvez seja a atividade turística mais contemplativa a se fazer em Malta. As colinas que cercam a praia, a areia avermelhada e a ausência de grandes empreendimentos e hotéis por perto confirmam que este é o ambiente perfeito para uma caminhada relaxante, quiçá, terapêutica.

Um mergulho no mar de águas clarinhas podem fechar com chave de ouro a visita a Ramla Bay. Típica programação de fim de tarde.

5. Ver a obra prima arquitetônica do santuário de Ta’Pinu

iStock

iStock

Visitar o Santuário de Ta’Pinu talvez seja, para os amantes de bons exemplares arquitetônicos, a melhor parte dos incontáveis passeios legais. O santuário, construído em nome da Nossa Senhora de Ta’Pinu, está entre os lugares mais visitados da ilha de Gozo e embora não existam registros conclusivos sobre o período da construção, há indícios que ele surgiu em 1534.

Publicidade

A entrada no templo é gratuita e há algumas regrinhas: as mulheres devem cobrir os ombros e os homens não podem entrar de bermuda.

6. Visitar o porto de Marsaxlokk

iStock

iStock

O porto de Marsaxlokk fica localizado na região sul de Malta. É uma vila de pescadores movimentada, que embora não conquiste pelas belezas naturais e a exuberância arquitetônica, tem sim seus atrativos. Você poderá apreciar e tirar fotos perto dos barquinhos coloridos com olhos pintados na proa. De acordo com a tradição local, são os “Olhos de Osíris” que protegem os pescadores.

Nas proximidades do mercado há uma feira com lojas para comprar souvenires e bons restaurantes para saborear um peixe fresquinho, ou diferentes especialidades gastronômicas de Malta.

7. Admirar a igreja de Nossa Senhora de Monte Carmelo

iStock

iStock

Ver de perto a neo-gótica igreja de Nossa Senhora de Monte Carmelo, localizada na região de Balluta Bay em Malta, também é uma excelente ideia aos amantes de arquitetura e história.

8. Sentar e ver o pôr do sol

iStock

iStock

Não há uma praia de Malta que não mereça uma visita. Mas se você quer sentar tranquilamente e admirar o pôr do sol, a melhor de todas é a Golden Bay, por uma característica própria do lugar: lá, a visão do mar é completamente livre, sem obstruções e, assim, o sol se despede de maneira ainda mais bela, enquanto o anoitecer surge com o céu ganhando tons amarelo e alaranjados. É mágico!

O trajeto entre as cidades mais populosas da ilha de Malta – Sliema e St Julians – e Golden Bay é de aproximadamente 1 hora. É viável fazer o trajeto de táxi, carro de turismo, ou transporte público.

9. Voltar totalmente apaixonado

iStock

iStock

Depois de passear por lugares históricos e bem preservados, mergulhar em águas transparentes e caminhar por areias branquinhas, além de adquirir lembrancinhas e conhecer turistas e malteses super simpáticos, será impossível você voltar para casa sem estar completamente apaixonado pela ilha de Malta.

Chama o seu par, seus amigos ou mesmo viaje sozinho – afinal, há experiência mais interessante que essa para um autoconhecimento? –, mas visite esta encantadora ilha do Mediterrâneo. Será para a vida toda!

Publicidade