Por Flávia Resende
Atualizado em 25.10.22
A cidade de Zurique é conhecida por seus chocolates e por ser um importante centro financeiro, mas há muito além disso. Uma das cidades mais caras do mundo, ela tem uma rica arquitetura e atrações que podem ser conhecidas a pé ou através de transporte público.
Publicidade
Além disso, Zurique é considerada em alguns rankings como o quinto melhor lugar para visitar na Suíça e o 10º da Europa para passar férias em família. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse famoso destino turístico?
Índice do conteúdo:
Zurique é a maior cidade da Suíça e fica a 95 km de avião de Berna (123,99 km de carro), a 225 km de avião de Genebra e a 445 km da Alemanha. Há várias maneiras de chegar até ela. Saindo de Genebra, por exemplo, é possível ir a Zurique de trem (2 horas e 46 minutos), ônibus (5 horas e 10 minutos), carro (2 horas e 53 minutos) e avião (2 horas e 34 minutos).
Partindo de Berna, dá para chegar a Zurique de trem (56 minutos), ônibus (1 hora e 35 minutos) e carro (1 hora e 21 minutos). Saindo da Alemanha, a maneira mais rápida de chegar a Zurique é de avião, saindo do Aeroporto de Stuttgart (2 horas e 37 minutos).
A cidade tem muitas atrações turísticas, bons restaurantes e várias opções de lazer. Para te ajudar a montar o roteiro, listamos alguns dos lugares mais visitados e dois restaurantes que servem comidas típicas suíças. Veja o que você não deve deixar de fora da sua programação.
Um passeio no calçadão às margens do lago é o melhor programa para aproveitar o visual. No verão, a área fica cheia de ciclistas, skatistas e de pessoas passeando e curtindo a paisagem. Outra opção é contratar um passeio pelo lago ou ir de barco para outras cidades por onde ele passa, como as pequenas Kusnacht e Thalwil.
Uma das principais igrejas de Zurique, acredita-se que foi fundada pelo imperador Carlos Magno. Um de seus detalhes mais marcantes são as torres gêmeas, que se tornaram referência na cidade. O edifício data do século XII e teve várias adições modernas, como vitrais do artista Augusto Giacommetti e portas esculpidas de bronze de Otto Munch. Lá estão as criptas dos santos padroeiros de Zurique.
Publicidade
É o museu mais visitado de Zurique, tendo em seu acervo obras que datam desde a Idade da Pedra. O edifício do museu foi construído em 1898 na forma de um castelo francês por Gustav Gull. Os visitantes podem conhecer relíquias, como uma coleção de moedas suíças, exposições de cavalaria e coleções de esculturas religiosas.
Serve comida típica suíça e europeia, com destaque para a tradicional raclette. Tem também opções de pratos vegetarianos e sem glúten. É necessário fazer reserva.
Local indicado para quem gosta de boa comida em um local tranquilo, simples e familiar. O Bahnhof Wiedikon é um dos estabelecimentos mais baratos de Zurique, mas isso não interfere no bom atendimento e no cardápio. Serve almoço e jantar tipicamente suíços.
Altstadt significa cidade velha, região que compreende a área histórica da cidade e é datada de antes do século XX. O local mantém sua arquitetura antiga em uma mistura de gótico e medieval, e abriga várias atrações de Zurique, como a Capela de St Peter, o Novo Mercado, Lindenhof, Fraumunster e as antigas muralhas da antiga cidade murada.
Inaugurado em 2016, o museu é parada obrigatória para os amantes do futebol. Tem milhares de itens em exposição e conta a história do futebol desde a primeira Copa do Mundo. O ambiente faz com que os visitantes tenham uma imersão no mundo do futebol. Na entrada, há ainda um painel com fotos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
O zoológico tem mais de 370 espécies de animais em ambientes que buscam reconstruir seus habitats naturais. Os visitantes podem conhecer várias espécies, como a tartaruga gigante de Galápagos que vive no local desde 1946, elefantes, tartarugas, lagartixas, cobras, papagaios, camelos, cabras, pinguins e ursos coala.
A Bahnhofstrasse é uma das ruas mais populares da cidade. Sempre movimentada, tem início na estação central e termina no Lago de Zurique. É um paraíso das lojas de grifes, dos restaurantes, chocolaterias, perfumarias, joalherias, entre outras.
Ruas luxuosas, famosos museus e passeios no lago não foram suficientes pra te convencer a conhecer Zurique? Confira mais motivos para ir à cidade na sua próxima viagem internacional.
Mesmo quem não é fã do frio fica encantado com a magia que paira em Zurique durante o inverno, especialmente no Natal. Nessa época, os mercados da cidade ficam cheios e você pode tomar bebidas quentes e curtir a decoração, como a lendária Árvore de Natal Cantante de Werdmühleplatz.
Publicidade
Outro programa são as pistas de patinação, que apesar de serem montadas para o Natal, ficam abertas até março. A pista mais conhecida é do pátio do Museu Nacional Suíço. Outra opção é a maior pista de patinação a céu aberto da Europa, localizada perto do The Dolder Grand Hotel, que fica aberta de outubro a março. Se você quer ainda mais aventura, há pistas de esqui para todos os níveis (iniciantes a profissionais) no resort Flumserberg.
Apesar da época do Natal ser a mais animada para curtir o inverno em Zurique, durante toda a estação há atividades interessantes para curtir o frio.
As melhores áreas para ficar em Zurique são Altstadt e o distrito de Enge. Altstadt é ideal para quem vai fazer uma viagem curta, pois fica localizada bem no centro e tem várias opções de hospedagem. Já Enge é conhecida por sua área de passeio às margens do Lago de Zurique e é um bom local para quem gosta da vida noturna. Confira algumas opções:
O Hostel da Juventude de Zurique é um dos hostels da rede Hostelling International. É bem localizado e fica a 10 minutos do Lago de Zurique. Para quem deseja chegar à principal estação ferroviária de Zurique ou ao Centro, é só pegar o bonde que fica a 500 metros. Os tipos de quartos são privativos e compartilhados. Conta com área para piquenique, bar, restaurante, lanchonete, depósito de bagagens e outras comodidades a preços adicionais.
Fica na cidade velha a poucos minutos da rua Bahnhofstrasse, do centro financeiro e da principal estação ferroviária de Zurique. Conta com muitos bares, restaurantes e lojas nas proximidades. Sua localização é excelente para turistas que gostam de se hospedar em centros históricos, passear a pé e fazer compras. O hotel tem ambiente familiar, serviço de quarto e recepção o dia todo.
O hotel é muito bem avaliado por ficar próximo ao transporte público, ter boa localização, bom serviço e café da manhã incluso. Famílias viajando com crianças irão gostar do ambiente da hospedagem, que também tem restaurante, bar e serviço de quarto e lavanderia.
Localizado em Enge, o hotel foi construído nas antigas instalações de uma fábrica de cerveja. O estabelecimento se destaca por ser um ambiente luxuoso com ótimos quartos. Os hóspedes têm várias comodidades, como café da manhã gratuito, academia, piscina, serviço de quarto, restaurante, banheira de hidromassagem e bar. No último andar, os hóspedes podem desfrutar de uma piscina aquecida com uma bela vista de Zurique.
Uma das hospedagens mais luxuosas de Zurique, tem vista para os alpes e para o lago. Possui dois hotéis, campo de golfe, piscina externa, centro de bem-estar, dois restaurantes, bar com música ao vivo e spa com piscina coberta. Os quartos são à prova de som e têm serviço de quarto o dia todo. As suítes são equipadas com banheira de hidromassagem, sala de estar, terraço e sauna.
Seja viajando sozinho, com a família ou com os amigos, as opções de hospedagem em Zurique são variadas. Você encontra desde resorts luxuosos à hostels mais simples – que não deixam de ser bem recomendados.
Se você está amadurecendo a ideia de viajar para Zurique e precisa de um empurrãozinho a mais, acompanhe alguns vídeos com dicas do que há de mais interessante para fazer na cidade.
Saiba como é o aeroporto de Zurique, como usar os bagageiros, como funcionam os trens. Explore o local com duas turistas que não conhecem a cidade e vão descobri-la junto com você.
No vídeo, você confere um passeio por Zurique com uma guia turística que mostra e explica as principais atrações da cidade.
Vai passar só um dia na cidade? No vídeo você encontra os principais pontos turísticos para conhecer em poucas horas.
É claro que há muitas outras atrações para visitar em Zurique. Explore a cidade e veja ao vivo o que há de mais interessante no destino.
Confira algumas fotos de turistas que já visitaram a cidade e fizeram lindos registros de algumas belezas locais.
Melhor que ver essas imagens é só curtindo Zurique pessoalmente.
Zurique combina perfeitamente atividades simples, como passear pela Cidade Velha, se refrescar em piscinas ao ar livre ou se divertir nas pistas de patinação, com atividades mais luxuosas, como fazer compras em lojas de grandes marcas ou relaxar em um glamouroso spa. E então, malas prontas?