Por Nicole Dias
Atualizado em 15.02.23
Se o nome Cumuruxatiba for muito difícil de falar, pode chamar de Cumuru. O que você não pode é deixar de conhecer esse interessante destino do litoral sul da Bahia. A vila de pescadores localizada no município de Prado tem chamado cada vez mais a atenção dos turistas, e esse sucesso não é por acaso.
Publicidade
Cumuruxatiba tem praias lindas, tem tranquilidade, tem silêncio, tem comida gostosa, tem um povo hospitaleiro. Como não amar? Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre esse local perfeito para férias. Confira abaixo o que fazer em Cumuru, onde se hospedar, sugestões de restaurantes e fotos que vão fazer você se apaixonar!
Carinhosamente chamada de Cumuru, Cumuruxatiba faz parte do município baiano de Prado. Na parte mais extrema do Sul da Bahia, esse simpático recanto fica a 168 quilômetros de Caraiva, 56 quilômetros de Alcobaça e 32 quilômetros de Prado.
Não faltam maneiras de se chegar a Cumuruxatiba. O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, que fica a 220 quilômetros. De lá é possível contratar um táxi, van ou mesmo alugar um carro. Se você optar por ir dirigindo, deve pegar a BR-101 BA-290, seguir até Alcobaça, depois Prado (BA-001) e, finalmente, Cumuruxatiba. Se vier do Norte, o acesso é pela BR-101 até Itamaraju e BR-498 até Prado.
Outra alternativa de transporte é o ônibus, e existem empresas que saem de diversas partes do Brasil em direção ao sul da Bahia. A São Geraldo oferece viagens partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, por exemplo.
Quem ama tomar banho de mar ou simplesmente ficar contemplando as maravilhas da natureza vai se encantar com as atrações de Cumuruxatiba. Descubra:
Também chamada de Praia do Píer e Praia da Vila, essa área conta com boa estrutura de barzinhos e quiosques. O píer presente do nome não existe mais, tendo restado apenas troncos de madeira. O mar costuma ser calmo, com poucas ondas. A extensa faixa de areia é convidativa para caminhadas sem pressa.
Publicidade
Tranquila e muito indicada para famílias com crianças, a Areia Preta é perfeita para banhos de mar, especialmente durante a maré baixa. No entanto, não há infraestrutura no local. Programas ideias por lá: fazer uma boa caminhada, curtir o som das águas para ler um livro ou simplesmente contemplar a natureza.
Entre as praias de Cumuruxatiba, a Ponta do Corumbau é uma das mais interessantes. Nada urbanizada, ela tem um jeito selvagem e paradisíaco – e isso se deve principalmente ao seu acesso difícil. Para chegar lá, é preciso encarar uma longa estrada de terra ou ir de barco. Vale a pena: suas areias são fofas e suas águas são incrivelmente transparentes.
A pouco mais de trinta minutos da caminhada do centro de Cumuruxatiba está a sossegada praia do Rio do Peixe. A água quentinha e sem ondas é praticamente um convite para um banho. O Rio do Peixe Grande desemboca lá. Ou seja, é possível curtir a água doce também. Há alguns restaurantes por perto.
Quem procura pela calmaria de uma área praticamente deserta ficará muito contente na Praia Dois Irmãos. O fato de ser vazia, no entanto, conta com um revés: não há infraestrutura por lá, como aluguel de cadeiras, banheiros ou quiosques com lanches. No entanto, a paisagem é muito bela e a faixa de areia é ótima para um passeio admirando as falésias.
Santo protetor contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião é celebrado em Cumuruxatiba no mês de janeiro. Além de apresentações musicais diversas, a principal atração da festa é o momento de carregar o Mastro de São Sebastião em um cortejo pelas ruas da vila: nativos e turistas se misturam na atividade. Com 12 metros, o “Pau de Bastião” é carregado e, posteriormente, enterrado na frente da igreja.
Se você não sabe qual época é legal de visitar Cumuruxatiba, não vai se arrepender se escolher o período de julho até novembro. É nessa época que o mar da Bahia é visitado por maravilhosas baleias jubarte, que gostam do calor das águas de Cumuru para ficar com seus filhotes. Ver os saltos das baleias ao vivo é uma experiência única.
Prepare as roupas de banho e o protetor solar, porque não faltam praias para você conhecer em Cumuru!
Curtir ao ar livre cansa, e nada como ter um local bem gostosinho para descansar depois de um dia cheio. As pousadas e hotéis de Cumuruxatiba atendem a vários tipos de viajante – e vários orçamentos também. Escolha a hospedagem que combina mais com você!
Localizada na parte central de Cumuruxatiba, a pousada Areia Preta é a escolha certa para quem procura por tranquilidade. As suítes são amplas, confortáveis e com vista para o mar, além de serem equipadas com ar-condicionado, televisão e rede na varanda. A estrutura da pousada conta com piscinas, sauna, área com churrasqueiras e estacionamento privativo.
Publicidade
Eleita no site TripAdvisor como a pousada número 1 em Cumuruxatiba, a Rio do Peixe é elogiada pela localização, limpeza, atendimento e custo-benefício. De frente para a praia, a hospedagem oferece quartos equipados e alguns mimos para os hóspedes, como café da tarde com biscoitos. O atendimento é muito gentil e o local é excelente para quem quer descansar.
Sabe aquelas pousadas em que você sente que está em casa? Esse é o clima na Cumurumaré. A simplicidade impera, mas tudo por lá é muito agradável: as acomodações, o atendimento, a comida, a piscina… A proximidade do mar também faz dessa hospedagem uma boa escolha para quem quer curtir a praia ao máximo.
Com grande estrutura, o Hotel Cumuruxatiba possui 40 quartos e oferece comodidades como piscina, café da manhã, estacionamento gratuito, academia de ginástica e serviço de babá. Um dos seus pontos altos é a proximidade com a praia, sendo preciso apenas atravessar uma rua. Os quartos são limpos e confortáveis.
Econômica, a Pousada Ingá fica na Praia Rio do Peixe Grande e oferece tudo que um hóspede precisa para se sentir em casa. O café da manhã é incrível para começar bem o dia, com delícias caseiras e frutas da estação. Há quartos duplos e triplos, equipados com ar-condicionado, televisão e frigobar.
Queridinha entre os seus hóspedes, essa pousada fica perto da praia e também do centro da cidade de Prado. Ela chama a atenção por causa dos seus belos jardins tropicais e também pelo conforto das acomodações. São 24 apartamentos com ar-condicionado, ventilador, televisão e frigobar. A pousada também oferece piscina e sauna a vapor.
Vale, ainda, dar uma pesquisada no Airbnb, que oferece opções de casas, apartamentos ou quartos para aluguel em Cumuru.
Em Cumuruxatiba você também pode comer muito bem. Na hora do almoço ou do jantar, escolha um desses endereços abaixo.
Um espaço simples, com comida gostosa e uma bela vista para o mar. Nada mal para um almoço, não é mesmo? O Catamarã fica na entrada da cidade e entre seus destaques está o arroz de polvo. O serviço é atencioso e o local é ótimo para ir em família.
Sabe aqueles restaurantes onde todo mundo se sente em casa? No Cores e Sabores o clima é exatamente esse. Os donos são muito gentis e bons de papo, enquanto a comida não deixa nada a desejar. Experimente o peixe budião ao molho bechamel e banana, uma delícia!
Embora não tenha o acesso mais fácil, o Mama África está entre os restaurantes queridinhos de Cumuruxatiba. Tudo por lá é simpático e bem pensado, do ambiente aos sabores, sem deixar de lado a apresentação dos pratos. Na alta temporada é recomendado fazer reserva.
O Restaurante Terraço pertence ao Hotel Cumuruxatiba, mas também atende a quem não está hospedado por lá. O estabelecimento fica na praia e serve diversos pratos e petiscos, bem como delícias tradicionais da culinária baiana. Há frutos do mar e carnes do cardápio, e os preços são moderados.
Quem ama frutos do mar ficará muito contente nessa viagem, hein?
Confira algumas dicas de viajantes que já fizeram check-in em Cumuruxatiba e aproveitaram ao máximo as atrações que esse paraíso tem a oferecer.
Um lugar onde o relógio pode ser deixado de lado. É essa tranquilidade que o vídeo de Rogerio Ferraz procura passar. As imagens do vilarejo são lindas. Play para conferir.
Tão bom quanto viajar para outros países é descobrir as belezas que o nosso próprio Brasil tem. O vídeo de Rapha Fernandes apresenta algumas praias, estradas e um pouco da cidade.
Uma época interessante de se explorar Cumuruxatiba é na maré baixa, quando o mar se recolhe e a praia fica repleta de corais. O vídeo da família do Turismo de Valor mostra o visual da praia e faz uma visita muito interessante na Aldeia Tibá.
Sabe o que falta agora? Você fazer as malas!
Dizem que uma imagem diz mais do que mil palavras. Deixe que esses registros de Cumuruxatiba ganhem seu coração:
Que tal aproveitar que você está pelo Nordeste para conhecer alguns dos melhores resorts da Bahia? Mordomia e alto astral para curtir o melhor da vida!