Por Marta Stegani
Atualizado em 15.02.23
La Dotta, La Grassa, La Rossa… nada define melhor a cidade de Bolonha do que estas palavras em italiano. A primeira quer dizer ‘a sábia’, pelo fato de ali estar a universidade mais antiga do mundo. La Grassa, que quer dizer ‘a gorda’, dispensa explicações, afinal, a cidade é conhecida como a capital da gastronomia italiana; já a última faz referência ao tom avermelhado de suas construções.
Publicidade
Bolonha é uma cidade antiga, cheia de história e muito charmosa. Interessado nessa viagem? Continue aqui e descubra o que fazer, onde ficar e dicas de lugares para saborear as delícias bolonhesas!
Bolonha é a capital e a maior cidade da região da Emília-Romanha. O Aeroporto Guglielmo Marconi está a 6 km do centro e recebe voos de diversos países da Europa, Oriente Médio, África e Estados Unidos. Para quem já está na Itália, o trem é a maneira mais fácil de chegar até Bolonha – leva-se cerca de uma hora partindo de Florença, duas de Milão e três de Roma.
Bolonha tem o segundo Centro Histórico mais conservado da Europa e ele pode ser facilmente percorrido a pé. Outro destaque da cidade são os pórticos, que se estendem por mais de 40 km apenas pelo centro e que, além de lindos, protegem a caminhada nos dias de sol ou de chuva.
A Piazza Maggiore é a principal praça da cidade e o coração de Bolonha. A praça está cercada por edifícios importantes e, bem pertinho, você encontra diversas lojas e restaurantes. É o ponto de encontro dos moradores e ponto de partida para você começar a explorar a cidade.
A Basilica di San Petronio não passa despercebida por quem está na Piazza Maggiore. Este é considerado o 15º maior templo católico do mundo! A basílica em estilo gótico começou a ser construída em 1390 e até hoje sua fachada não foi concluída. O interior da igreja é fascinante, com naves e vitrais majestosos e diversos exemplares de obras de artistas italianos.
A Fontana del Nettuno é um dos principais monumentos de Bolonha e está localizada na Piazza del Nettuno, ao lado da Piazza Maggiore. A enorme estátua em bronze foi construída em 1564 pelo artista italiano Giambologna e retrata Netuno, o deus dos mares.
Publicidade
De frente para a Basilica di San Petronio está o Palazzo del Podestà, um edifício construído em 1200 que funcionou como sede do governo e onde eram executadas as sentenças de morte na época.
Atenção para um fato curioso que acontece ali: entre o Palazzo del Podestà e o Palazzo Re Enzo existe um efeito acústico que faz com que algo que você sussurre em um dos quatro cantos seja ouvido por quem está do lado oposto. Vale a pena apreciar o monumento e se divertir fazendo o teste!
O Palazzo Re Enzo é uma extensão do Palazzo del Podestà, construído entre 1244 e 1246. Seu nome é uma homenagem ao rei Enzo da Sardenha, filho de Frederico II, que passou 23 anos preso ali. Hoje, o palácio une o charme do passado com tecnologia e se transformou em um espaço para eventos.
O Palazzo dell’ Accursio é um conjunto de edifícios que por séculos pertenceu ao governo e hoje funciona como um polo cultural. Do lado de dentro é possível conhecer seus grandes salões, conferir coleções de arte e também visitar a Biblioteca Salaborsa, que reúne um rico acervo multimídia e também vestígios arqueológicos de edifícios do século II, que retratam as origens de Bolonha.
O Museu Cívico Arqueológico de Bolonha é dono de uma das mais prestigiadas coleções arqueológicas da Itália. O museu reúne peças que vão desde os tempos pré-históricos até a Era Romana. Um dos pontos mais apreciados é a coleção de Antiguidades Egípcias, considerada uma das mais importantes da Europa. É um passeio indispensável para quem gosta de história!
Das 20 torres que permanecem em Bolonha desde a época medieval, as torres Garisenda e Asinelli são as mais bonitas e bem conservadas. A Torre Garisenda é a menor delas e, por motivos de segurança, não é aberta para visitação. Já a Torre Asinelli se destaca no céu com seus quase 98 metros de altura, sendo a torre inclinada mais alta da Itália. Quem encara a subida de 498 degraus até o topo é contemplado com uma vista sem igual de Bolonha!
A Basilica di Santo Stefano é um dos pontos indispensáveis do roteiro. A igreja começou a ser construída por volta do século IV no local onde existia um templo pagão. Apesar de ser chamado de Sete Chiese, ou Sete Igrejas, obras de restauro realizados no início do século XX mudaram a composição e hoje existem apenas quatro igrejas. O complexo também é chamado de Santa Jerusalém por ser uma reconstrução simbólica dos lugares onde aconteceu a Paixão de Cristo.
A Via Indipendenza é a principal avenida de Bolonha. Ela tem início na Piazza Maggiore e vai até a estação central da cidade. É uma importante área comercial, com muitas lojas, igrejas, hotéis e restaurantes pelo caminho. Aos finais de semana a via fecha para os carros e a caminhada por ali fica ainda mais interessante!
A Cattedrale Metropolitana di San Pietro é o principal lugar de culto da cidade. Ao longo dos séculos a igreja foi atingida por um incêndio e um terremoto. Em 1605, foi renovada e ganhou a fachada atual. Aproveitando a visita, o turista pode subir até a torre dos sinos, a segunda mais alta da cidade, e ter uma vista panorâmica incrível!
Publicidade
O Archiginnasio di Bologna é um dos edifícios mais importantes da cidade e tem um bom motivo para isso: no passado, ele foi a sede da Universidade de Bolonha. Lá dentro pode-se ver monumentos dedicados aos professores e brasões de seus alunos. Ali também está o Teatro Anatômico, construído em 1637 para as aulas de anatomia, e uma das bibliotecas mais antigas do mundo.
Caminhar por Bolonha é uma delícia! Você vai se encantar por cada construção e cada canto repleto de história!
Bolonha é conhecida como a capital gastronômica da Itália, o que rende uma viagem a parte pelo mundo da gastronomia. Muitos ingredientes e pratos famosos da culinária italiana têm origem ali, como o presunto de Parma, o tortellini, o queijo parmigiano reggiano, o molho à bolonhesa – conhecido por lá como tagliatelle al ragù – e muito mais! Descubra aqui alguns lugares para comer uma boa massa!
A Osteria dell’Orsa é um restaurante tradicional localizado no centro da cidade onde come-se bem gastando pouco. O restaurante fica em uma área universitária e sua fama faz com que sempre haja fila de espera na calçada, mas não desista. Nas grandes mesas de madeira compartilhadas são servidas massas frescas, como tagliatelle alla bolognese, tortellini e lasanha, acompanhadas por um bom vinho.
Em um espaço que no passado funcionou uma farmácia, o proprietário, Emmanuele Addone, um típico italiano, recepciona os visitantes na Drogheria della Rosa. Ao invés de remédios, as prateleiras são ocupadas por vinhos da região. O pequeno e aconchegante restaurante não tem cardápio, mas isso não é problema, pois Emmanuele se encarrega de passar de mesa em mesa oferecendo as opções disponíveis e ainda recomenda o melhor vinho para combinar, sem falar na sua agradável e divertida companhia.
O La Prosciutteria é um bom lugar para experimentar os melhores queijos, presuntos e frios junto com um bom vinho. As tábuas são bem servidas, perfeitas para serem compartilhadas, e o preço é muito bom. O espaço é pequeno, a decoração pitoresca, com as peças penduradas no teto e o ambiente descontraído.
A Trattoria del Rosso é um lugar sem erro para desfrutar das delícias típicas da culinária de Bolonha. No menu você vai encontrar lasanha, tagliatelle com molho à bolonhesa, tortelloni e deliciosas massas e acompanhamentos em um ambiente familiar e bem italiano.
O Ristorante Donatello é um restaurante centenário que conta sua história através dos retratos de clientes famosos espalhados pelas paredes. O menu é composto pelas especialidades típicas e sobremesas caseiras, tudo acompanhado por uma extensa carta de vinhos. Fundado em 1903, o restaurante mantém as receitas originais, passadas de geração a geração, e o estilo e a elegância das mesas e do mobiliário antigo, que fazem do local uma preciosidade histórica.
A Eataly de Bolonha é o paraíso para os amantes da gastronomia. O local é o maior parque gastronômico do mundo com 9 mil metros de delícias italianas a perder de vista! Vá com tempo para caminhar e perder-se pelas prateleiras de produtos sempre frescos e vindos direto do produtor.
Lá dentro estão mais de 40 fábricas e 45 restaurantes – entre restaurantes temáticos, tavernas, bistrôs e quiosques de comida de rua – sem falar nos cursos ministrados por cozinheiros experientes. É uma experiência completa e apaixonante para os amantes da boa mesa.
O Mercato delle Erbe reúne desde 1910 moradores, que fazem suas compras, e turistas em busca dos sabores tradicionais de Bolonha. Ali você encontra lojas e barracas para adquirir frutas, legumes, pães, frios, queijos, carnes e bebidas, mas também pode se sentar para comer e beber em um dos muitos bares e restaurantes que funcionam até tarde da noite. O segredo é andar e se perder entre as cores e delícias.
O Quadrilátero é um conjunto de ruas estreitas que são a cara da cidade. Durante o dia, ali funciona uma feira, com diversas barracas, produtos locais, frutas da estação, peixes frescos, queijos e doces.
À noite, pequenos bares e restaurantes abrem suas portas e é um ambiente agradável para fechar o dia com alguma delícia no prato e um vinho. Vale a pena caminhar pelo local e apreciar o movimento, tanto de dia quanto de noite.
E para fechar, não se esqueça de experimentar os incomparáveis gelatos italianos!
Mesmo sendo uma cidade antiga, Bolonha tem hospedagens modernas e que oferecem todo o conforto até opções para quem quer economizar. Confira essas dicas!
O Hotel Metropolitan oferece quartos e apartamentos em uma rua tranquila do Centro Histórico, a poucos passos da estação ferroviária e da Piazza Maggiore. A acomodação dispõe de quarto padrão, com terraço privativo e até suítes com um pátio rodeado por oliveiras. Outra opção são os apartamentos com dois quartos ou estúdio, para quem quer mais privacidade e não abre mão do conforto do serviço de hotel.
O Aemilia Hotel é uma acomodação moderna e elegante situada em uma área reservada e silenciosa. Ele está localizado próximo ao Centro Histórico, a apenas 2 km da estação de trem e é de fácil acesso tanto de carro quanto de transporte público. São 124 quartos espaçosos e confortáveis, alguns com vista para o centro e para as Torres de Bolonha.
O hóspede tem à disposição serviço de lavanderia, sala de ginástica, aluguel de bicicletas, salas de estar e um terraço com solário, jacuzzi e uma vista privilegiada. Dentro do hotel há também um bar e restaurante para você fechar o dia saboreando as delícias tradicionais bolonhesas.
No Suite Hotel Elite você está próximo a tudo: a uma caminhada de 15 minutos do Centro Histórico, a menos de 10 minutos de carro do aeroporto e com fácil acesso ao transporte público. O hotel oferece desconto aos hóspedes em restaurantes próximos, estacionamento gratuito, café da manhã continental incluso na diária, além de outras facilidades. Os quartos são espaçosos, modernos e confortáveis para deixar a sua viagem ainda melhor.
O Hotel Cosmopolitan Bologna tem uma excelente estrutura e serviços tanto para uma viagem de lazer quanto de negócios. Ele está localizado a 5 km do Centro Histórico e a 700 metros da Eataly. A acomodação tem à disposição três tipos de quartos: standard, superior e suíte, sendo as duas últimas com banheira de hidromassagem.
Para seu conforto, o café da manhã pode ser servido no esquema bed and breakfast e, se você tem alguma restrição alimentar, há produtos específicos para pessoas celíacas. No hotel há um restaurante em que à frente da cozinha está o reconhecido chefe Agostino Iacobucci.
O Il Canale Hotel tem localização especial: próximo a um dos canais de Bolonha – o Canale delle Moline – e está a apenas 400 metros da Piazza Maggiore. A acomodação não tem luxo: conta com 16 quartos simples, mas confortáveis e bem equipados, atendimento simpático e um saboroso café da manhã. É uma boa opção para quem quer estar bem localizado, economizar e ter uma boa noite de sono.
O We_Bologna é uma residência estudantil e hostel que fica próxima à estação de trem e do centro da cidade. O hostel oferece quartos para duas ou quatro pessoas, todos com banheiro próprio e ar-condicionado. A acomodação inclui cozinha, lavanderia, sala de estudos, sala de TV, espaço para jogos, um café bar, além de outras áreas ao ar livre para relaxar e fazer amigos.
Se você quer estar perto de tudo e prefere fazer tudo a pé, escolha um hotel próximo ao Centro Histórico e viva intensamente o que a cidade oferece!
Estes vídeos de viajantes vão te mostrar como é o clima na cidade e a beleza das ruas de Bolonha!
Partindo da Via Indipendenza, caminhe até a Piazza Maggiore e conheça as atrações dali. Entenda um pouco da história da cidade, os sabores e sinta o clima que te aguarda!
Tudo o que a gente mais quer durante uma viagem é fazer coisas legais gastando pouco e, se for de graça, melhor ainda! Estevam, do canal Estevam Pelo Mundo, lista cinco programas gratuitos e que são a cara da cidade. Você não pode deixar de conhecer!
https://www.youtube.com/watch?v=khNU3-9g3Ok&t=459s
Faça uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico de Bolonha, conheça algumas curiosidades e saiba como é a vista da torre mais alta da cidade!
Não tem como ver esses vídeos e não sentir vontade de conhecer Bolonha!
Cada pórtico, construção e tijolinho das ruas de Bolonha contam uma história. Vem admirar um pouco mais da cidade!
Deixe Bolonha te surpreender e te conquistar pelas belezas e delícias! Veja também o nosso Guia de viagem essencial para a Itália e reúna mais dicas para aproveitar o país!