Por Sheila Almendros
O viajante que escolhe a Malásia como destino pode esperar por encontrar três cenários distintos: de um lado, construções históricas narram a trajetória de um país multicultural; do outro, paisagens paradisíacas de tirar o fôlego, com experiências que garantem uma imersão inesquecível na natureza, e no meio de tudo isso, uma cidade com edifícios modernos, garantindo um panorama urbano e desenvolvido.
Publicidade
Antes de fazer as malas para conhecer tudo isso de pertinho, que tal saber um pouco mais sobre as atrações que te aguardam e conferir algumas dicas importantes sobre a Malásia?
A Malásia está situada no sudeste do continente asiático e faz fronteira terrestre com a Indonésia e a Tailândia. É um país geograficamente dividido pelo Mar da China Meridional, formando assim a Malásia Peninsular e a Malásia Oriental. O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur é a principal porta de entrada no país, já o Aeroporto Internacional de Penang opera com os principais destinos do sudeste asiático e Extremo Oriente.
A capital da Malásia é bastante moderna e urbanizada, marcada por uma cultura miscigenada, composta por indianos, chineses e muçulmanos, entre outros povos. A cidade reserva os mais diversos tipos de atrações, capazes de agradar os mais exigentes dos viajantes. Confira o que você não pode deixar de fazer por lá:
As maiores torres gêmeas do mundo ficam no coração de Kuala Lumpur e abrigam o shopping Suria KLCC. Também oferece visitas guiadas para mostrar com riqueza de detalhes a arquitetura do edifício e seu rooftop, mas caso não queira investir no ingresso para o passeio, vale os cliques do lado de fora da construção. Um passeio imperdível para todas as idades.
Pertinho da Petronas Twin Towers está o KLCC Park, uma área verde perfeita para curtir um dia ao ar livre e admirar as Torres Gêmeas. Se o tempo ajudar, aproveite para fazer um piquenique ou se exercitar durante o dia, e a noite, por volta das sete ou oito horas, divirta-se com o Lake Symphony, um pequeno show de luzes e música em uma fonte de água. A criançada vai adorar!
Batu Caves é uma das atrações mais famosas da Malásia e recebe inúmeros turistas durante todo o ano. As diversas cavernas anexadas ao morro abrigam templos hindus bastante importantes no país. Para acessá-las é necessário subir esta enorme escadaria colorida. Outro destaque desta atração é a estátua dourada de 42 metros de Murugan, deus da guerra segundo a crença hindu.
Publicidade
Se o roteiro não estiver apertado vale a pena adicionar a tour pela Dark Cave em seu passeio, para fazer uma exploração no escuro em uma das cavernas. Além de contar a história do local, o guia também apresenta os animais que habitam a região.
Dica importante: atente-se aos seus pertences e evite subir a escadaria com comida em mãos, pois os macacos costumam roubar o que estiver ao alcance. O local não é recomendado para quem possui mobilidade limitada.
Durante o seu passeio pelo centro da cidade, não deixe de visitar o Central Market. Por lá você encontrará uma infinidade de opções de lembrancinhas, artesanato, produtos locais e comidinhas regionais, tudo por preços acessíveis. O edifício não é grande, mas possui uma boa estrutura, com banheiros e ar-condicionado.
A sétima torre mais alta do mundo possui 420 metros de altura e oferece uma vista privilegiada de Kuala Lumpur, além de abrigar um restaurante 360º para deixar o seu passeio ainda mais completo – já pensou fazer uma bela refeição nas alturas? O acesso ao topo é rápido, mas se quiser evitar filas, inclua este passeio em seu roteiro no período da tarde.
Este templo chinês está localizado no topo do morro Robson Heights e, além de garantir uma bela paisagem na região, é também a comprovação da multicultura da Malásia. O local é muito procurado para celebração de cerimônias e também por turistas. O Thean Hou Temple possui três andares (o salão principal, onde acontecem rituais e orações, fica no último andar) e um belo jardim. Um passeio agradável para toda a família, que dura em torno de 2 horas.
Este aviário público recebe cerca de 200 mil visitantes por ano e possui aproximadamente 3 mil pássaros, sendo 90% deles espécies locais e os outros 10% importados da Austrália, China, Holanda, Indonésia, Nova Guiné, Tanzânia e Tailândia. Além dos animais, a estrutura do local também impressiona, e ainda conta com um lago artificial, observatório, jardins e um espaço destinado às borboletas.
Esta rua do bairro de Bukit Bintang é muito frequentada por jovens em busca dos melhores bares e baladas da região, e oferece opções bastante variadas para o público, desde restaurantes até casas noturnas. A recomendação é ir passear por lá durante a noite e entrar no estabelecimento que mais chamar a sua atenção, seja pelo movimento ou pela música, já que um fica ao lado do outro.
Durante o dia a visita também vale a pena, pois nas redondezas há muitas lojas e outros estabelecimentos comerciais, além dos diversos painéis pintados com arte de rua que valem vários cliques.
Este centro de informações turísticas de Kuala Lumpur oferece aos turistas uma visão geral da cidade – uma mão na roda para explorá-la da melhor maneira. Além do mais, você pode fazer uma tour gratuita pelas redondezas, com o guia narrando a história e curiosidades do local em inglês, e aproveitar para pegar algumas dicas de atrações. Ao fim do passeio, não deixe de tirar a tradicional foto no letreiro “Eu amo KL”.
Publicidade
Este pequeno e charmoso estabelecimento fica na Chinatown de Kuala Lumpur, oferece decoração vintage e um cardápio preenchido com refeições malaias e chinesas por um preço acessível. Muitos turistas aproveitam o local para tomar um café ou almoçar, e também para experimentar o famoso arroz azul, servido como acompanhamento em diversas opções do menu.
O SkyBar Kuala Lumpur é um dos bares mais populares da cidade e fica no rooftop do Hotel Traders, com uma vista surpreendente para as Petronas Towers. Hóspedes e visitantes podem acessar o espaço, que conta com pista de dança, DJ, um cardápio recheado com bebidas, drinks e refeições, e até uma piscina iluminada. Os solteiros podem curtir o bar e a pista de dança, enquanto os casais podem aproveitar as poltronas reservadas para namorar um pouquinho.
Visitar a capital da Malásia é garantir passeios bem urbanos e também uma verdadeira imersão na cultura local.
O arquipélago de Langkawi é exatamente o oposto da capital da Malásia: longe dos prédios e grandes construções, este paraíso natural reserva dias contemplativos para sua viagem em uma atmosfera bem rústica. Se você deseja descansar ou curtir dias românticos, eis aqui a sua parada perfeita. Conheça as atrações:
A maior e mais famosa praia de Langkawi é parada obrigatória no arquipélago. Sua estrutura é impecável, com diversos restaurantes, bares, lojas e atividades disponíveis para os banhistas, como passeio de jet ski, banana boat, entre outros esportes aquáticos. Por conta das ondas tranquilas e água de temperatura amena, é muito recomendada para famílias com crianças.
A ponte de pedestres curva mais longa do mundo fica em um complexo chamado de Panorama Langkawi e é sustentada por apenas um pilar. Por conta disso, é acessada somente por 200 pessoas de cada vez. Ela é responsável por ligar de forma aérea a Vila Oriental em Teluk Burau ao pico de Gunung Machinchang, e seu acesso é feito por um teleférico. Mas o melhor desta atração, sem dúvidas, é a vista proporcionada pela ponte – em determinados pontos é possível ver o mar de Andaman e a ilha vizinha de Tarutao, na Tailândia.
A praia de Tanjung Rhu é o paraíso perfeito para quem procura um lugar tranquilo, longe da agitação. Sua extensa orla é banhada por águas quentes e calmas. Também é possível encontrar alguns estabelecimentos que comercializam comes e bebes regionais e oferecem aluguel de espreguiçadeiras, mas sem muita muvuca. O silêncio e o cenário paradisíaco são garantias de sua estadia por ali, ideal para curtir a dois ou com as crianças.
Na ilha de Payar você terá a oportunidade de conhecer de perto a vida marinha da Malásia. Isso porque o local oferece proteção aos animais e o mergulho de snorkel é uma atividade bastante comum por lá (e também recomendada, para fazer valer a sua visita). Os preços podem variar de acordo com a temporada, mas caso a intenção seja somente aproveitar a praia, você poderá contar com os restaurantes e toda a sua infraestrutura para curtir o dia.
Conhecer o ecossistema de Langkawi faz parte do objetivo do Mangrove River Cruise. A atração dura em torno de 4 horas, passeando por mangues, cavernas, trilhas e piscinas naturais das ilhas. Ainda oferece equipamento, guia em inglês e refeição caseira para os participantes. O passeio é indicado para crianças, adultos e idosos sem restrições.
Essa incrível cachoeira fica a 20 minutinhos de caminhada da Ponte Pendente de Langkawi e possui uma piscina natural para quem não é muito fã de se aventurar em escaladas. Mas, se você acordar com o verdadeiro espírito aventureiro, encare os 600 degraus íngremes até o topo da cachoeira para apreciar uma das mais belas vistas do local. Há um estacionamento um pouco afastado, que conta com algumas lojinhas, restaurantes e banheiros.
A experiência no Temonyong Night Market é um pouquinho diferenciada. Isso porque essa espécie de feira ao ar livre acontece todas as quintas à noite e centenas de barraquinhas comercializam o melhor da culinária da Malásia, por um preço bastante camarada. Aproveite o passeio para provar um pouquinho de cada coisa: você não se arrependerá!
O Sunba é uma ótima opção para quem não está muito afim de dormir cedo. O local conta com DJ em alguns dias, banda ao vivo em outros, snooker bar, pista de dança e uma variedade de bebidas e drinks. Se quiser garantir uma mesa, é melhor chegar cedo: a recomendação é estar lá por volta das 22h, pois o bar lota de pessoas de toda a parte do mundo!
Certamente Langkawi será uma experiência de viagem rústica e inesquecível, bem pertinho da natureza.
A Malásia oferece o melhor de todos os mundos: há cidades urbanizadas, outras totalmente rústicas, recheadas por paisagens naturais, mas há também o lado histórico deste país tão multicultural. Kuala Kangsar é conhecida por suas construções impressionantes que não podem ficar de fora de seu roteiro. Conheça as opções a seguir:
A principal atração de Kuala Kangsar é responsável por atrair inúmeros turistas para a cidade durante o ano. Seu domo dourado com minaretes cercadas por coqueiros transformou a Ubudiah em uma das mesquitas mais bonitas da Malásia, e sua arquitetura foi assinada por Arthur Benison Hubback, datada com mais de 100 anos de construção. Para visitá-la é necessário usar vestimentas adequadas, cobrindo todo o corpo.
Esta antiga residência real foi construída sem um prego sequer e todo o edifício foi concebido com cada detalhe artesanal, representando a arquitetura Malay tradicional. Hoje ele foi convertido em museu e está aberto ao público que deseja conhecer um pouco mais da história de Kuala Kangsar.
A antiga moradia de Sultan Azlan Shah foi o primeiro palácio de concreto a ser construído em Perak. O edifício já funcionou como escola e hoje abriga um museu que mostra toda a trajetória de seu antigo morador e sua família real, com documentos, pertences pessoais, fotos, entre outros artigos.
Sabe aquelas ferrovias antigas que vemos comumente em filmes de época? É exatamente esta a característica da Ponte Victoria, inaugurada em 1900. Ela foi uma das principais pontes da cidade por muitos anos e, apesar de ter sido desativada em 2002, seu perfeito estado de conservação permite não só a visitação segura, mas também belíssimas fotos.
Esta é a antiga residência do príncipe Raja Kechil Sulong Harun Al Rashid, construída para a sua terceira esposa Raja Mentera binti Raja Sir Chulan. O edifício ficou abandonado por muitos anos e hoje foi transformado em uma galeria, com diversas fotos de seus antigos moradores em exposição. Alguns eventos e reuniões acontecem esporadicamente no salão principal de Baitul Anor, mas sua arquitetura permanece originalmente intacta.
O mais longo arco de aço da Malásia é uma das quatro principais pontes de Kuala Kangsar e sua arquitetura de 308 metros impressiona por sua beleza. Para os apaixonados por grandes e históricas construções, vale a breve visita e muitos cliques.
Apesar de viver lotado, o Uncle Jimboy tem uma espera estimada de 15 minutos por uma mesa… apenas! O local tem uma atmosfera meio moderninha, meio hipster e recebe em grande parte das vezes, muitos jovens locais e também turistas. O cardápio oferece pratos regionais muito bem preparados, por um preço bem justo.
O Yut Loy Cofeeshop é um tradicional estabelecimento na cidade e sua decoração é a mesma desde a sua inauguração — por isso o estilo vintage. Serve café da manhã e almoço, e por ter um cardápio preenchido com opções ao estilo Hailam feitas na hora, as refeições costumam demorar um pouco para serem servidas — mas vale a espera!
Para curtir calmamente todas as atrações, reserve ao menos dois dias de seu roteiro para desbravar Kuala Kangsar. Sua estadia será enriquecida com as melhores histórias sobre a Malásia.
A pequena cidade de Malaca passou 130 anos sob domínio dos portugueses, por isso, essa cidade pitoresca possui inúmeras referências de nossos colonizadores. Suas atrações são carregadas de história, em um cenário de deixar qualquer viajante suspirando. Tome nota de suas opções de entretenimento:
Conhecida como uma mesquita flutuante, Melaka Straits impressiona por sua belíssima localização e arquitetura. Inaugurada em 2006, o edifício se tornou o principal cartão postal da cidade e, apesar de não estar próxima do centro, é possível acessá-la a pé, em uma caminhada de aproximadamente 40 minutinhos. As mulheres que visitarem o local devem usar vestidos compridos e véus, fornecidos gratuitamente pela administração local.
Esta igreja anglicana datada do século XVIII é o mais antigo estabelecimento protestante em funcionamento no país. O prédio foi erguido pelos holandeses depois da expulsão dos portugueses de Malaca com o intuito de se tornar um local para a realização de cultos. Além do edifício, vale também incluir no passeio a Windmill Dutch Square, que está a sua frente, e aproveitar para tirar fotos no letreiro “I love Malaca”.
No marco zero da cidade, logo ao lado da Christ Church, está a Stadthuys (nome antigo dado a prefeitura). Outra construção erguida pelos holandeses, sobre as ruínas de um forte Português, que junto com o edifício vizinho compõe “A Praça Vermelha”. Seu maior destaque é a torre do relógio e desde 1982 o local foi convertido em um museu, que narra toda a história de Malaca e suas lendas.
Esta réplica de um navio português possui 34 metros de altura e abriga o museu marítimo de Malaca, o que chama muito a atenção de crianças e apaixonados por história. A visita é rápida, mas suficiente para conhecer um pouco mais do crescimento da cidade e como ela foi influenciada por diversos povos.
Quando Malaca foi conquistada pelas tropas portuguesas de Afonso de Albuquerque em 1511, uma fortaleza foi erguida no topo de uma colina, com a intenção de se tornar um ponto estratégico para ligar Portugal à China. Hoje a construção não existe mais, prevalecendo somente pouquíssimas ruínas espalhadas pela cidade, como a Porta de Santiago, apelidada de “A Famosa”.
Ainda na Colina de São Paulo estão as ruínas da igreja homônima, que já teve seus dias de glória durante a era portuguesa em Malaca. Você terá acesso aos monumentos por uma escadaria e terá a oportunidade de desfrutar de uma vista privilegiada da cidade.
Inaugurada em 2008, esta torre giratória de 80 metros de altura proporciona a melhor vista panorâmica de Malaca e pode ser curtida por crianças e adultos. Por ser uma atração muito concorrida, o ideal é você reservar um tempinho e paciência para ficar na fila, mas pode apostar que vale a espera!
Este templo pratica três sistemas doutrinais distintos: taoismo, confucionismo e budismo, e apesar de pequeno, possui uma grande importância para o país, por ser o mais antigo de sua categoria em funcionamento na Malásia. Ele foi fundado em 1645 na era holandesa de Malaca e é uma atração necessária caso você queira fazer uma maior imersão na cultura local.
Esta rua principal do bairro de Chinatown é parada obrigatória para os turistas, já que nela há centenas de bares, restaurantes, cafés, lojas e outros estabelecimentos comerciais que enchem os nossos olhos. Nas noites de sextas, sábados e domingos acontece uma feira noturna imperdível, com várias opções de comes e bebes de dar água na boca.
O passeio pelas margens do rio de Malaca pode ser feito a qualquer hora do dia e a cada momento você terá uma atmosfera diferente deste pitoresco cenário: durante o dia é possível avistar os murais artísticos colorindo o bairro, que podem ser apreciados da varanda de algum charmoso Coffee Shop. Durante a noite, os bares, pubs e restaurantes acendem seus cordões de luzes, criando um clima delicioso para sua refeição.
A réplica de um antigo palácio local abriga um museu cultural com mais de 1.300 artigos compostos por armas, fotos, instrumentos musicais, desenhos, entre outros objetos que narram o passado da cidade. Vá sem pressa não só para conhecer todo o edifício, mas também para aproveitar o climinha tranquilo dos jardins em seu exterior.
Esta tradicional rede americana de restaurantes que exalta a cultura pop também marca presença na Malásia e oferece um cardápio composto pela culinária americana e asiática. Você pode aproveitar o local para curtir umas bebidinhas no bar ou apreciar uma bela e caprichada refeição – a escolha é sua.
As margens do rio Malaca está o 90’s Cafe And Pub, que promete agradar todos os tipos de público: o local oferece café, almoço, jantar e também uns bons drinks, tudo com a melhor vista da Veneza Oriental.
Malaca é uma cidade pequenininha, porém muito charmosa e repleta de atrativos, que faz jus ao seu títulos de Patrimônio Mundial pela UNESCO e a Cidade da Cultura e Herança Colonial da Malásia.
A enorme ilha de Borneo não é muito conhecida pelos turistas, mas ninguém se arrepende de incluí-la no roteiro de viagem por sua beleza paradisíaca. Ela pertence a três países diferentes, sendo a segunda maior parte pertencente à Malásia (as outras duas fatias são divididas entre a Indonésia e Brunei). Conheça as atrações da quarta maior ilha do mundo:
Se você tem bastante experiência em trekking, não deixe de incluir o Monte Kinabalu, a montanha mais alta do Sudeste Asiático, em sua lista de atividades na Malásia. O local conta com Mount Kinabalu Climb Booking Centre, que oferece guia em inglês para passeios diferenciados. Além da aventura, você conhecerá a fauna e flora local de pertinho, durante a subida de 4.095 metros pela floresta tropical.
O desmatamento da floresta local causou grandes danos a fauna e flora da Malásia e isso inclui a quase extinção dos orangotangos. Para preservar a espécie, este santuário foi fundado e atua resgatando animais adultos machucados e filhotes perdidos. Por lá, você pode assistir todo este trabalho e ainda presenciar a interação dos bichos de forma livre. A experiência será inesquecível para toda a família.
Não existe experiência mais imersiva em Borneo que o cruzeiro feito pelo rio Kinabatangan! O passeio pode ser adquirido em agências de turismo ou em hostels e hotéis da Malásia, mas saiba que nada é garantido! A ideia é avistar o maior número de elefantes, macacos e crocodilos em seu habitat natural, mas isso vai depender da sorte e da vontade dos bichinhos de saírem para passear.
As belíssima ilhas de Semporna e Sipadan são consideradas as capitais do mergulho na Malásia. É por lá que você terá a melhor experiência entre corais, peixes, tartarugas e tubarões, com agências especializadas que não só oferecem equipamento e treinamento, como também almoço e guia em inglês. O local também é altamente recomendado para os banhistas que abrem mão da aventura e desejam somente relaxar em frente ao mar – difícil alguém ir embora de Borneo sem se apaixonar pelo mar azul turquesa e a areia branquinha.
Tratando-se de comida regional, o Borneo Momogun Spice é o mais recomendado, oferecendo o que eles chamam de Kadazan Dusun Cuisine. O prato mais citado entre os viajantes é o frango com manga, que agrada o paladar de adultos e crianças. O ambiente é simples, bastante acolhedor e o preço justo.
O bar temático ocidental tem karaokê, mesa de snooker, dardos, música ao vivo, comes e bebes por preços acessíveis e um atendimento de primeira. Grande parte do público jovem de Borneo e turistas frequentam o local, que costuma lotar logo nas primeiras horas da noite.
Para curtir a experiência em Borneo com qualidade, reserve ao menos cinco dias em seu roteiro. Você certamente entrará no melhor clima de tranquilidade que este paraíso proporciona.
Nos vlogs a seguir você conhecerá um pouco mais de alguns destinos da Malásia e de quebra poderá tomar nota de algumas dicas importantes para garantir que sua viagem seja ainda mais completa:
Confira 24 horas resumidas em quase 9 minutos de vídeo em Kuala Lumpur – a vlogueira te leva para um passeio nas torres Petronas e as Cavernas de Batu.
Tome nota de todas as dicas deste vídeo: a vlogueira mostra as principais atrações, suas histórias e o que fazer em cada local. Difícil será não babar por cada um desses lugares.
Veja todas as maravilhas de Ilhas Langkawi: seus cenários paradisíacos, as atrações e como chegar em cada uma delas. Este destino é ou não é o Havaí asiático?
Aqui você conferirá diversas (e lindas) imagens dos edifícios históricos de Kuala Kangsar, em Perak. O vídeo não tem nenhuma narração, porém algumas observações sobre a história de cada local são disponibilizadas em inglês.
Conheça todas as informações importantes sobre a Malásia para que sua viagem seja perfeita: documentos necessários, idioma, moeda, entre outras indicações.
Uma coisa é garantida: assistindo esses vídeos, você terá um spoiler do quanto a sua viagem será divertida!
Conheça todas as informações importantes sobre a Malásia que te ajudarão a ter uma melhor estadia no país:
Tomou nota de todos os tópicos? Assim você chegará em sua viagem já sabendo o suficiente para curtir cada dia bem sossegado.
Conferir algumas imagens postadas no Instagram vão aumentar ainda mais a sua vontade de conhecer este país asiático. Espia só:
Além da mistura de povos, a Malásia também garante uma mistura de entretenimentos diferentes em um único país. Incluir este destino em sua lista de viagens será uma recompensa incrível de conhecimento e experiências.