Por Bruno Mendes
Atualizado em 16.03.23
Localizado no litoral sul da Bahia, o arquipélago de Abrolhos está entre os lugares mais lindos no Brasil. Por lá, além de praticar mergulho, fazer um longo passeio de catamarã e sentir a impressionante energia da natureza, o viajante ainda poderá presenciar os saltos das baleias jubarte, que se refugiam no litoral entre julho e novembro.
Publicidade
Para você ficar convencido de que vale a pena passar as férias nesse paraíso, veja informações importantes e os melhores passeios para fazer por lá. Prepare-se, dias inesquecíveis estão por vir!
Índice do conteúdo:
O arquipélago de Abrolhos fica a aproximadamente 70 quilômetros da costa da Bahia e é constituído por cinco ilhas: Ilha de Santa Rita, Ilha Redonda, Ilha Siriba, Ilha Guarita e Ilha Sueste.
A cidade mais próxima do Parque Nacional Marinho do Abrolhos é Caravelas, que está situada a 840 quilômetros de Salvador. De lá, o viajante pode chegar até a ilha de Siriba – a única em que é possível desembarcar – e no entorno das outras de catamarã, escuna ou mesmo por embarcações de pescadores que ficam na costa.
Para ir de Salvador até Caravelas é preciso seguir pela BR 101 até a cidade Teixeira de Freitas. Após chegar no trevo, é só ir pela BA-290 até o município de Alcobaça e guiar para o destino final pela rodovia BA-001. O Aeroporto Internacional de Porto Seguro é o mais próximo de Abrolhos.
Agora chegou o momento de conhecer os melhores passeios desta irresistível atração do litoral baiano. Grande parte das atividades de lazer são realizadas durante o dia, mas vale buscar informações sobre os horários corretos com as agências de turismo da região, ok? Boa diversão.
Como os principais atrativos de Abrolhos estão no mar, realizar o passeio de catamarã é uma ótima alternativa para o viajante conferir as ilhas do arquipélago pela melhor perspectiva possível.
Publicidade
Das embarcações será tão admirável contemplar o céu azulado e o mar, quanto observar o entardecer. E é claro: nadar nas águas azuladas bem perto dos peixes, sentir a brisa fresquinha e aprender um pouco da história local.
O principal interesse de 9 entre 10 pessoas que viajam para Abrolhos é avistar as baleias jubarte. Famosas pelo temperamento dócil e por estarem entre as maiores espécies de baleias do planeta, elas chegam ao litoral baiano para amamentar e se reproduzir nas águas quentes.
É no local conhecido como Banco de Abrolhos – área de enorme biodiversidade marinha que fica perto do Espírito Santo – que o manífero de mais de 40 toneladas dá o ar da graça todos os anos. Organize uma viagem entre julho e novembro e não perca este espetáculo da natureza.
Abrolhos é uma das melhores áreas para mergulho do planeta e as razões são até óbvias: vida marinha exuberante, cor privilegiada do mar e possibilidades para a prática em águas mais fundas – utilizando o cilindro – ou no rasinho (snorkell).
Os principais pontos de mergulho por lá estão no entorno da Ilha de Santa Bárbara, na Enseada do Portinho, Mato Verde, Costão do Farol e na Ilha de Siriba, onde há uma área perfeita para a prática de snorkelling. Não deixe de consultar as empresas de turismo, afinal, não dá para deixar de mergulhar neste lugar tão lindo, né? Se você é marinheiro(a) de primeira viagem, não precisa se preocupar, a atividade é feita com materiais seguros e acompanhada por monitores.
Embora não seja surpresa que o mar de Abrolhos é o grande protagonista do passeio, você ficará satisfeito ao pisar em terra firme. Na ilha de Siriba, o viajante poderá contemplar lindas aves de pertinho. A criançada vai amar.
Além de observar as aves marinhas, é viável fazer uma trilha ecológica guiada de cerca de 1600 metros nesta bela ilha vulcânica.
Guarde uma certeza: na terra ou no mar você fará muitas descobertas interessantes em Abrolhos.
Grande parte dos visitantes agendam a viagem para Abrolhos entre os meses de julho e novembro, quando as baleias costumam aparecer no arquipélago. Caso você esteja ansioso para praticar mergulho, saiba que o momento em que as águas estão com melhor visibilidade e mais quentinhas, vai de dezembro a fevereiro.
Mesmo se for impossível viajar nestes períodos, não desanime. Em qualquer época do ano você irá se divertir em Abrolhos, pois não é novidade que o sol brilha praticamente o ano inteiro na Bahia. Só não se esqueça de fazer as reservas com antecedência, ok?
Publicidade
O viajante pode fazer um passeio bate-volta ou ficar em Abrolhos por um período maior. Se a intenção for aproveitar o arquipélago por um dia, o horário geralmente disponibilizado pelas operadoras de turismo vai das 7h às 18h. No chamado passeio live abord, a duração vai de dois a quatro dias.
Algumas empresas promovem estes passeios em embarcações amplas e seguras, as quais oferecem cabines confortáveis e refeições completas. O preço varia de acordo com a temporada e o tipo de passeio escolhido. Ficou interessado? A Horizonte Aberto, a Abrolhos Embarcações e a Apecatu Expedições são referências no serviço. Vale consultar e, evidentemente, fazer a reserva.
Para você ter certeza de que será uma sábia decisão clicar nos links acima e agendar um passeio para Abrolhos, separamos 12 imagens para lá de convidativas.
Dica: se você tiver uma máquina fotográfica profissional, não se esqueça de incluí-la na bagagem.
Algumas das mais lindas mostras naturais brasileiras estão à sua espera. Você vai se apaixonar por Abrolhos.