Por Sheila Almendros
Atualizado em 05.05.23
Na margem sul do rio Ottawa está a cidade homônima que se transformou no centro político e tecnológico do Canadá desde que foi fundada, em 1826. É o destino de maior nível educacional do país e abriga várias universidades e centros de pesquisa e cultura.
Publicidade
Não foi à toa que Ottawa foi considerado um dos melhores lugares para se viver no Canadá: além do baixo índice de desemprego, a cidade possui o mais alto padrão de vida da região. Como não se apaixonar por um destino tão funcional e bem estruturado?
Localizada na província de Ontario, Ottawa é a capital do Canadá e a quarta maior cidade do país, fazendo divisa com Gatineau. Juntas formam o núcleo da região metropolitana de Ottawa-Gatineau e da região da capital nacional. Sua distância das principais cidades canadenses são 199 km de Montreal, 449 km de Toronto e 444 km de Quebec City.
As estações mais quentes de Ottawa não apresentam temperaturas muito diferentes das que registramos por aqui no Brasil e a principal característica do verão (de junho a agosto) é o calor moderado e o ar úmido. Já no inverno, entre os meses de janeiro e março, os dias costumam ser muito frios, com neve frequente e termômetros marcando graus negativos.
Ottawa é uma cidade pequena, portanto, seus principais pontos turísticos estão muito próximos uns dos outros, não exigindo um longo deslocamento entre os passeios. As opções podem variar de acordo com a temporada em que a sua viagem estiver marcada e a seguir você poderá conhecer as atrações que mais se encaixam em seu perfil:
Estes edifícios de pedra em estilo gótico abrigam o Parlamento do Canadá e também a construção mais alta da cidade: a Peace Tower, com seus 92 metros de altura. Você pode conhecer as instalações sozinho, incluindo o memorial dos combatentes da Primeira Guerra e o alto da torre com vista panorâmica da cidade, ou em um tour guiado gratuito, que dá acesso a áreas restritas que te possibilitam ver de perto não só a rica arquitetura da atração, mas também entender como funciona o senado canadense e a história do país.
Planejado após a guerra de 1812, o Canal Rideau foi criado para oferecer um transporte fluvial seguro não só de pessoas, mas também de materiais entre Ottawa, Montreal e Kingston. O local foi considerado patrimônio da UNESCO e hoje é um dos principais pontos de lazer da cidade durante o ano inteiro: na temporada mais quente, os calçadões, bancos e áreas gramadas ficam lotados de pessoas que querem curtir o visual do entorno, o pôr do sol e praticar exercícios ao ar livre. Já no inverno, o canal congela e se transforma no maior ringue de patinação do mundo, com seus 7,8 km de extensão, e muitos moradores até aproveitam para voltar do trabalho patinando pelo Rideau.
Publicidade
A mais antiga catedral da cidade pode parecer simples por fora, mas seu interior é de cair o queixo. A arquitetura datada de 1841 conta com arcos majestosos de estilo gótico e grandes colunas de cor azul, inspirados na era medieval e neogótica.
Este museu voltado para as artes merece a sua atenção tanto do lado de dentro como de fora, já que além de sua arquitetura e exposições, há uma aranha de cobre e 9 metros de altura na entrada dando boas vindas aos visitantes. O acervo conta com obras canadenses de diferentes períodos, assinadas pelo Group of Seven (especialistas em paisagens), obras inuit, produzidas por esquimós, entre outras.
Se tem um lugar que você vai frequentar bastante durante a sua viagem é o ByWard Market. O local, que fica pertinho da região central de Ottawa, é um ótimo destino para comer, beber, comprar ou passear sem compromisso. Conta com lojas, restaurantes, cafés, mercados, barraquinhas de artesanato e várias opções de lazer e entretenimento, como baladinhas, tabernas rústicas e bares gays. Aliás, se você deseja comprar comidinhas regionais, este é o seu lugar — não deixe de experimentar o Shawarma e o BeaverTails, os típicos doces fritos em forma de rabo de castor.
Apesar de ser apresentado como um hotel de luxo exclusivo, o Fairmont Château Laurier é também um dos cartões postais de Ottawa. Além de ter sido construído em uma localização privilegiada, na beira do Canal Rideau e com uma vista linda para o Parliament Hill e para o rio Ottawa, o edifício clássico lembra fielmente os famosos castelos franceses, enchendo os olhos de quem quer que passe em frente. Se você não tiver uma graninha extra para se hospedar em um de seus 400 quartos, não tem problema: é possível fazer um tour guiado por toda a sua extensão.
Uma das melhores vistas dos arredores de Ottawa é apreciada no Major’s Hill Park. Isso porque ele está localizado no centro da cidade, pertinho de muitas atrações que com certeza estarão em seu roteiro. Durante a primavera, a paisagem se torna encantadora com o seu campo florido; no outono, as árvores dão espaço para as folhas amarelas e vermelhas, típicas da região. Além de curtir um piquenique e a paisagem panorâmica, aproveite também o espaço para praticar atividades ao ar livre ou participar dos eventos sazonais que acontecem por lá.
Se o tempo de sua viagem permitir, dê um pulinho até a cidade vizinha, Gatineau, para apreciar o fantástico Jacques-Cartier Park durante a primavera/verão. Apesar de não ser uma atração muito conhecida, é impossível não se encantar com as esculturas feitas com plantas e molduras em madeira, expostas por toda a extensão do parque. O local ainda conta com espaço para piquenique e atividades ao ar livre, com entrada gratuita.
Perto do prédio da Prefeitura de Ottawa está o Rideau Falls, com suas duas cachoeiras que desaguam no rio Ottawa, divididas pela Ilha Verde. Não é um passeio que requer programação, já que a atração pode ser vista enquanto você vai de um ponto turístico a outro ou percorre a ponte que liga Ottawa e Gatineau (caso o Jacques-Cartier Park esteja em seu roteiro, já sabe que poderá ver as quedas d’água voltando de lá).
Atravessando o rio Ottawa, também na cidade vizinha de Gatineau, está um dos museus mais importantes do Canadá. Nele é possível conhecer um pouco da história do homem ao longo de 20 mil anos e também a trajetória que marcou a história do país através de exibições sazonais e permanentes. Há ainda um espaço dedicado inteiramente às crianças e uma sala IMAX.
Prepare-se para ver de perto fósseis e esqueletos de animais de diferentes épocas e também atrações interativas no Canadian Museum of Nature. Todo o acervo está exposto em um edifício eleito como patrimônio da cidade e a atração ainda oferece exibições em destaque e filmes em 3D. Um passeio perfeito para toda a família se divertir e aprender.
Publicidade
Localizado no bairro The Glebe, o Commissioners Park é a atração ideal para os amantes de flores. Durante a primavera, boa parte da extensão do parque é forrada por tulipas de diversas cores, mantidas pela Comissão Nacional de Capital. Em maio, o local também abriga o Tulip Festival, que recebe cerca de 300 mil unidades de tulipas para o evento.
No Canada Aviation and Space Museum você encontrará mais de 130 modelos de aeronaves, espalhados em um imenso galpão que ainda abriga algumas atrações interativas, simuladores e demonstrações educativas sobre o desenvolvimento da aviação no Canadá do início do século XX os dias de hoje. Um passeio que garante a diversão de adultos e crianças.
Reserve pelo menos 4 horas de seu dia para conhecer o Canada Science and Technology Museum tranquilamente, pois há diversas atrações interativas de diferentes temas, mas que representam genuinamente a influência da tecnologia e da ciência na evolução da sociedade. É uma atração que chama bastante a atenção das crianças, portanto, se a viagem é em família, não deixe de incluir este museu em seu roteiro.
Inaugurada em 1908, a Royal Canadian Mint é conhecida como a casa da moeda de Ottawa, mas na realidade só produz moedas usadas como investimento ou coleção, e não as que circulam como moeda oficial do país. Durante o tour guiado é possível descobrir como funciona a produção das moedas, seus maquinários, todo o cuidado tomado na fabricação para que os materiais sejam aproveitados ao máximo e como elas são mantidas em perfeito estado até a sua finalização.
Em Ottawa você encontrará passeios culturais, gastronômicos, educativos, divertidos e históricos, todos reunidos em uma pequena cidade que promete ganhar o seu coração.
Tome nota de algumas informações importantes sobre esta cidade canadense para que a sua viagem fique ainda mais completa:
Com essas informações fica mais fácil de entender porque Ottawa é tão bem estruturada e funcional, tanto para turistas como para seus moradores.
De hostel confortável a hotel refinado, as opções de estadia em Ottawa são das mais diversas, para atender todos estilos de viajantes e orçamentos:
Este simpático hostel é a opção perfeita para viajantes jovens que querem economizar sem abrir mão do conforto. Além da localização privilegiada, o hóspede poderá contar com wi-fi gratuito, serviço de lavanderia, cozinha compartilhada e até jogos de tabuleiro.
Conhecido por hospedar somente mulheres, o Barefoot Hostel fica bem pertinho do centro da cidade e ainda garante conforto, segurança e bom atendimento para as viajantes. Conte com wi-fi gratuito, computadores na sala de estar, TV a cabo e aquela atmosfera de casa de vó. Aliás, vale lembrar que, antes de entrar, é necessário tirar os sapatos.
Este hotel de pequeno porte oferece quartos estilo kitnet com TV de tela plana, ar-condicionado, geladeira, micro-ondas, wi-fi gratuito e decoração simples, além dos atrativos nas áreas comuns, como churrasqueira, academia, restaurante e salas de reunião – ideal para famílias, casais e viajantes a trabalho.
Pertinho da catedral de Notre Dame está o Econo Lodge Downtown, que oferece ao hóspede toda a estrutura necessária para se ter conforto e serviço de qualidade. Os aconchegantes quartos contam com TV de tela plana, geladeira, ferro de passar, ar-condicionado e cafeiteira. Há ainda estacionamento e wi-fi gratuito, e recepção 24 horas.
Se a ideia é investir um pouco mais em hospedagem para curtir momentos relaxantes, o Albert at Bay Suite Hotel é a pedida. O local conta com um serviço de primeira, com concierge, recepção 24 horas e copeira. Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV de tela plana e cozinha equipada, além da sacada com uma vista incrível da cidade.
Apesar da média de preço ser praticamente a mesma por todo o ano, o valor final da diária pode variar de acordo com a temporada.
Escolher um bom lugar para as refeições colabora para que a viagem seja ainda mais inesquecível. E em Ottawa o que você mais encontrará é variedade. Espie as sugestões a seguir:
Apesar de ser um pub, o Hunter’s Public House também serve almoço e brunch. O cardápio regional é elogiadíssimo por seus frequentadores, com sopas, carne, frutos do mar, entre outras opções regionais, assim como suas variadas opções de cerveja. As crianças ainda podem se divertir com os jogos disponibilizados pela casa.
Com atendimento de primeira, o Shinka Sushi Bar garante qualidade não só no serviço, mas também nas suas opções do cardápio. Os sushis servidos são bem fresquinhos e algumas especialidades da casa são oferecidas pelos garçons, pois não estão disponíveis no menu. O local é pequeno, mas bastante acolhedor – ótimo para desfrutar uma refeição gostosa em boa companhia.
Este restaurante especializado em comida canadense e internacional tem ambiente exclusivo e requintado, para receber os mais exigentes clientes para o jantar. Além das opções carnívoras, você também encontrará no menu pratos vegetarianos, veganos e sem glúten, tudo feito com o capricho que um estabelecimento sofisticado promete.
Especializado em frutos do mar, o Pelican Grill ganhou Certificado de Excelência em 2015 e 2019 do TripAdvisor e a boa comida e excelente atendimento faz jus ao prêmio. Você até se confundirá pensando que chegou ao lugar errado ao entrar no estabelecimento, mas acredite: este simples mercado também é um restaurante. O melhor de tudo é que os preços são bem acessíveis.
No Cumberland você encontrará uma das melhores pizzas da cidade por um precinho bem camarada. Os tamanhos e sabores são variados e ainda há as opções vegetarianas, veganas e sem glúten. O estabelecimento possui salão para receber seus clientes e também oferece delivery.
Em Ottawa você terá uma bela experiência gastronômica: da pizza à lagosta.
Não deixe de dar o play nos vídeos a seguir: eles vão deixar a sua viagem ainda mais completa!
Conheça, neste vídeo, alguns pontos turísticos de Ottawa, como se deslocar pela cidade e várias curiosidades apresentadas pela vlogueira.
Aqui, você confere um dia de passeios em Ottawa e conhece várias comidas típicas e marcos importantes da cidade. Acompanhe o vídeo na íntegra e veja dicas para montar o seu próprio roteiro.
Neste vlog, você conhecerá algumas sugestões de atrações e atividades para curtir no final do inverno canadense em Ottawa, entre patinar no gelo, escapar de um bunker antiatômico e até participar de um campeonato de arco e flecha.
Com viagem marcada, cada dica ofertada é preciosa, não acha?
Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagina quão indescritível esta lista de cliques inspiradores de Ottawa está:
Além de muitas fotos, você certamente voltará de Ottawa com muitas experiências inesquecíveis na bagagem!