Por Bruno Mendes
Atualizado em 27.04.23
A Ilha do Bananal, localizada no Tocantins, está entre as mais importantes áreas de conservação do Brasil. Com fauna silvestre, flora exuberante e atmosfera única, a atração é perfeita para os viajantes que amam o contato com natureza pura e preservada.
Publicidade
Saiba o que fazer, onde se hospedar nas proximidades e conheça algumas curiosidades deste surpreendente atrativo turístico.
Você prefere curtir uma programação de aventura ou relaxar? Veja como é possível apreciar diferentes roteiros neste paraíso localizado na transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.
Por abranger biomas diferentes, a variedade de pássaros na Ilha do Bananal é muito grande. Logo, a observação de aves é uma atividade bastante procurada pelos visitantes.
Ao caminhar pelas matas será um privilégio observar codornas, araras azuis, emas, garças, o raro pica-pau-do-parnaíba e muitas outras espécies. Prepare-se para tirar várias fotos e ficar encantado com a fauna.
A variedade de espécies de peixes também é grande na Ilha do Bananal. Portanto, assim como a observação de aves, a pesca esportiva é uma prática muito procurada na região; principalmente no Parque Estadual do Cantão.
Os entusiastas de trilhas ecológicas vão amar acordar cedinho para caminhar pela mata e descobrir as maravilhas locais. E se você não quiser caminhar, fique tranquilo que há outras possibilidades de se locomover pela região.
Publicidade
Além dos passeios a pé, é possível visitar pântanos, morros e lagos a cavalo ou mesmo de barco. Dica: não deixe de fazer o trekking fotográfico.
O Parque Estadual do Cantão fica situado em área com 90 mil hectares e tem mais de 1000 lagos, por onde o visitante poderá fazer passeio de canoas ou caiaques e observar a vegetação característica. Considerada um santuário ecológico da região norte, a atração abrange as cidades de Lagoa da Confusão e Pium.
Entre maio e setembro ocorre a estiagem e nessa época são formadas praias fluviais e algumas ilhas surgem na paisagem. O período também é o mais favorável para a prática de camping e a observação de animais silvestres, ou seja, se der para escolher quando viajar já sabe quais os meses mais interessantes.
Pelos rios Arauguaia, Coco e Caiapó, cada viajante poderá pegar um bronze e se divertir nas belas praias fluviais da Ilha do Bananal, que se formam no período de estiagem.
As praias do Sol, do Avião e Paredão são as mais famosas e contam com águas calmas, ideais para mergulhos relaxantes e praticamente terapêuticos. Separe já o protetor solar.
O projeto Quelônio foi criado com o objetivo de garantir a proteção e preservação de diferentes espécies de tartaruga da Amazônia. O visitante que estiver no município de Lagoa da Confusão poderá ver de pertinho vários desses animais e obter informações sobre eles.
Na aventura da trilha pelas florestas alagadas, no relaxamento da praia e na observação da diversificada fauna, os seus dias na Ilha do Bananal serão memoráveis.
Sem dúvidas, as surpresas tornam qualquer passeio ainda mais especial, mas é sempre bom viajar já sabendo alguns detalhes sobre o local escolhido. Assim, confira informações úteis sobre a Ilha do Bananal:
Agora que você já tem ideias sobre o que fazer na Ilha do Bananal e guardou boas informações do local, chegou a hora de saber onde se hospedar nas proximidades de todas essas belezas naturais do Tocantins.
Publicidade
É fundamental ficar bem hospedado em qualquer viagem, não acha? Confira pousadas na Lagoa do Confusão para você relaxar entre um passeio e outro e aproveitar todas as comodidades oferecidas em diferentes momentos do dia.
A Pousada Cantinho do Sul possui bar, piscina, jardim e oferece quartos confortáveis e um delicioso café da manhã. O preço médio da diária é R$ 170.
Além de passar o dia e a noite em acomodações de alto nível, nesta pousada o hóspede poderá interagir com a natureza, pois o local disponibiliza máquina agrícolas e tratores. Além disso, a área verde conta com animais típicos da região. Para buscar informações sobre o preço das acomodações e fazer as reservas, visite o as redes sociais pousada.
E se ficou em dúvida sobre alguma delas, saiba que ambas as pousadas estão imersas às maravilhas da fauna e flora do Tocantins. Qualquer uma das escolhas será ótima, vá em frente.
Para encerrar o guia, veja lindas imagens da Ilha do Bananal. Não tenha dúvidas: os seus momentos de lazer serão inesquecíveis.
A Ilha do Bananal te espera para momentos de aventura, contemplação e surpresas. Organize-se para um passeio magnífico! E se você quer conhecer mais um pouco do Tocantins, veja um guia completo sobre o Jalapão e aproveite de paisagens maravilhosas!