Por Bruno Mendes
Atualizado em 23.01.23
A região da Praia do Forte é uma das mais belas do litoral da Bahia e todos os anos recebe e encanta milhares de visitantes. Veja o que fazer e saiba onde se hospedar neste atrativo relaxante e cheio de encantos naturais.
Publicidade
Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte fica no litoral norte da Bahia, a 54 km de Salvador.
O aeroporto mais próximo da Praia do Forte é o Luiz Eduardo Guimarães, em Salvador. De lá, existem diferentes opções de transfer até o destino. Se a ideia for ir de ônibus, o viajante deverá pegar o transporte, que sai de hora em hora, na rodoviária da capital baiana.
Para ir de carro, deve-se seguir para a Estrada do Coco e depois passar pelo pedágio rumo à Linha verde. Após percorrer aproximadamente 54 km, o viajante irá encontrar um acesso à Praia do Forte.
Praia de águas mornas, piscinas naturais, parques arborizados e opções noturnas mais badaladas. Veja o que fazer para se divertir em todos os momentos do dia na Praia do Forte.
O Projeto Tamar da Praia do Forte trabalha com manejo, proteção e pesquisa de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção e recebe todos os anos cerca de 600 visitantes. Nos aquários e tanques do complexo há espécies de tartarugas e outros peixes em distintas etapas dos seus ciclos de vida. Com o auxílio dos guias, cada um poderá obter informações sobre estes animais e observar de perto as suas rotinas.
Situada em frente à Igreja São Francisco de Assis, a praia mais famosa da atração conta com mar quentinho e quase sem ondas, ou seja, é perfeito para visitantes com crianças pequenas ou mesmo para quem não curte águas agitadas. Além disso, a faixa de areia é contornada por quiosques que disponibilizam espreguiçadeiras e deliciosos exemplares da gastronomia baiana.
Publicidade
Erguido entre 1551 e 1624, este castelo tem características medievais não encontradas em nenhuma outra construção nas Américas e está entre as ruínas mais antigas do Brasil.
Antes ou depois do providencial mergulho no mar, vale conhecer um monumento histórico de imenso valor cultural.
Os amantes de caminhadas ecológicas em matas preservadas irão ficar encantados com a Reserva da Saspiranga. Habitat de várias espécies de plantas, a atração contempla mais de 660 hectares de mata atlântica. Se o viajante não quiser andar, poderá passear pelo local de bicicleta, à cavalo e até de quadriciclo. Prepare-se para deliciosos momentos de aventura e contato com a natureza.
A Igreja São Francisco de Assis é um dos principais cartões postais da Praia do Forte. Pequenina, foi construída em 1900 e fica em frente à faixa de areia da praia. Mais uma valiosa edificação histórica que ilustra a paisagem natural com muito charme. Não deixe de passear pela área no fim da tarde para tirar fotos e sentir o clima bucólico.
Considerada por muitos banhistas como a mais bela praia do litoral norte da Bahia, a praia do Itacimirim fica a cerca de 13 km da Praia do Forte. Atrativo nota 10 para quem ama praias tranquilas, com aquele perfil quase desértico. Ainda que não exista boa infraestrutura de restaurantes à beira mar, vai ser uma delícia fazer caminhadas pela areia e sentir a brisa fresquinha que surge do mar.
Primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do litoral norte baiano, este parque possui uma trilha muito bem sinalizada e painéis com informações sobre a fauna e flora da área. Excelente espaço para caminhadas, passeios de bicicleta e observação das diferentes espécies de aves que voam por lá.
O passeio de canoa na lagoa Timeantube está entre as atividades turísticas mais interessantes da Praia do Forte. Será um privilégio contemplar o pôr do sol, avistar os pássaros e a área verde do entorno, portanto, não deixe de programar essa atividade.
A Praia do Diogo fica localizada entre a Praia do Forte e Sauípe e é mais uma atração indicada para quem preza por sossego e um pouco de aventura, afinal, o acesso não é dos mais fáceis. Para chegar ao mar é preciso andar por mais de uma hora por dunas, portanto, se você for lá, prepare-se para caminhar bastante e não se esqueça da garrafa de água, calçado confortável e protetor solar.
Depois curtir as praias sentiu vontade de badalação? Fique certo de que a noite da Praia da Forte não vai te decepcionar. Pela vila existem ótimos bares, lojinhas, restaurantes e boates.
Publicidade
Recomendação: após tomar banho e colocar uma roupa nova, siga para a rua ACM, o ponto mais efervescente da vila. É lá que fica o famoso Bar do Souza. Na alta temporada, acontecem festas ao ar livre até o amanhecer.
Deu para perceber que os seus dias na Praia do Forte serão movimentados, né? Agora veja quais são as melhores hospedagens por perto das atrações acima.
Selecionamos três lugares para você descansar com o máximo de conforto e comodidade durante os seus dias na Praia do Forte.
Com wi-fi gratuito e excelente café da manhã regional, a Pousada Tia Helena fica a apenas 200 metros do projeto Tamar e a 7 km do Castelo Garcia D’Ávila. Os quartos têm ventilador de teto, frigobar e televisão.
O Iberostar Bahia é um resort all inclusive que oferece complexo esportivo, cinco piscinas, seis restaurantes e quartos sensacionais com ar condicionado, varanda e área de estar.
Bem aconchegante, essa pousada conta com wi-fi gratuito, bar e fica a apenas 80 metros da praia do Forte.
As três hospedagens são muito bem avaliados e recomendados pelos hóspedes, você pode contar com muito conforto e boa recepção.
Confira lindas imagens desse espetacular recanto do litoral baiano e veja que é uma excelente ideia programar sua viagem para esse destino.
Com certeza você viverá dias incríveis nesse lindo destino. E, já que está planejando viajar pela Bahia, que tal conhecer também Cumuruxatiba?