Por Nicole Dias
Que a Bahia é um local de muitas belezas você já sabe. Mas talvez ainda não conheça esse recanto onde só é possível chegar de barco. A Ilha de Maré é um destino para quem quer curtir lindas praias e toda a maravilha da simplicidade. Continue lendo o post para saber mais.
Publicidade
Índice do conteúdo:
O acesso até a ilha é feito de barco. Para isso, é preciso ir até o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, na base naval de Salvador. Há opção de embarcações grandes ou barquinhos conduzidos por moradores do local. Os preços ficam na média de R$ 5.
Embora as praias da Ilha de Maré não tenham aquela superinfraestrutura, elas contam com águas cristalinas, areias branquinhas e muito verde nos arredores. Precisa mais?
Talvez você já tenha se deparado com essa praia pelo Instagram. Isso porque a Praia das Neves é uma das queridinhas do momento. A praia é tranquila, a água é morna e calma. Ótima opção para quem viaja com crianças. Há algumas barracas que vendem lanches e refeições. Nessa praia está a Igreja de Nossa Senhora das Neves, uma das primeiras construções da ilha.
A Praia de Itamoabo é mais agitada, especialmente durante o verão. As areias branquinhas e a água cristalina do mar são verdadeiros espetáculos aos olhos. A praia é rústica e conta com algumas opções de restaurantes. Vale lembrar que não há estrutura de desembarque dos barcos: a descida é feita diretamente dentro da água.
A Praia do Botelho é conhecida por suas águas cristalinas, seus manguezais e pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Além de curtir um banho de mar, vale a pena caminhar pela vila, conferir os artigos de artesanato e se deliciar com algumas iguarias servidas no local, como o doce de banana na palha. O restaurante As Vieiras de Maré é imperdível.
É um dos povoados mais populosos da Ilha de Maré. A praia é paradisíaca, com águas transparentes. Há formação de piscinas naturais perfeitas para o banho. Não há carros no local, então o transporte na ilha é feito com jegues.
Publicidade
Outra praia igualmente charmosa da Ilha de Maré é a Praia Grande. Não deixe de conhecer!
Foi apenas no ano de 2017 que Ilha de Maré se tornou oficialmente um bairro de Salvador. No entanto, os primeiros habitantes chegaram à região no século XVI, quando navios negreiros ficavam encalhados nas proximidades.
Uma ótima forma de conhecer mais sobre um destino é através de vídeos. Abaixo, uma seleção com dicas de Ilha de Maré.
O ponto de partida do vídeo de Gui Vialta é o terminal marítimo de São Tomé de Paripe. É desse local que partem os barcos com destino a Ilha de Maré. Play para conferir esse passeio e lindas imagens aéreas.
A Vila de Botelho é uma das charmosas localidades da ilha. No vídeo do Canal Como Chegar você confere informações de como chegar lá, com preços e os melhores horários. Você vai se encantar pela tranquilidade do local.
O Oratório é um clube que fica entre a comunidade de Bananeiras e Botelho. Há restaurante, piscina natural, bar e atrativos de lazer. Veja no vídeo acima a chegada ao local.
Publicidade
Anote as dicas e programe já o seu passeio!
Confira abaixo uma seleção das melhores imagens da Ilha de Maré. Spoiler: você vai se encantar!
Quer conhecer um pouco mais da capital baiana? Então não deixe de conferir esse guia com 35 dicas de o que fazer em Salvador.