Por Bruno Mendes
Atualizado em 07.02.23
O festival das cores – também chamado de Holi – é uma festa hindu que acontece em algumas regiões da Índia, entre fevereiro e março, como celebração do início da primavera. Nos eventos, existentes há mais de 2 mil anos, há muita música, comida e crianças e adultos jogam pós coloridos uns nos outros.
Publicidade
Para a alegria de quem não dispensa uma festa, o festival das cores saiu da Índia e conquistou países do mundo inteiro. Em diferentes cidades por todos os continentes – inclusive aqui no Brasil -, jovens se divertem com o colorido típico do festival e, mesmo que as realizações não representem a cultura indiana de forma autêntica, são especialíssimas justamente porque incorporam os costumes de cada lugar e animam os participantes de forma diferente de qualquer outra balada.
Seja na Holi de capitais e províncias indianas ou de qualquer lugar do mundo, a harmonia dos povos e o show das cores dão o tom. Confira essas irresistíveis imagens do festival por muitas cidades do mundo e entenda porque é tão legal fazer parte desse evento.
Jovens “sujos” no festival Holi que acontece no Estado de Utah, Estados Unidos. O espaço ficou pequeno para tantas pessoas.
A maior cidade brasileira ganhou tons especiais no festival das cores. Olha como São Paulo ficou bonita por esse ângulo.
Em Nova Déli, jovens, adultos e senhoras comemoram o festival das cores com os hábitos comuns do país que respira religiosidade e festejos.
Irresistível confusão de passos, danças e cores na Holi que acontece em Turin, na Itália. Só é bom ter cuidado para não cair o pozinho colorido nos olhos.
Não é novidade para ninguém que a criançada não resiste a uma baguncinha, concorda? Imagina um monte delas podendo se sujar a vontade, com os pós coloridos em uma festa muito animada. Então, em diferentes cidades do mundo há uma versão especial do festival das cores para toda a família
Talvez esta seja a única ocasião em que o seu filho poderá chegar em casa com a camisa manchada e não tomar advertência. O que importa?
Publicidade
Milhares de pessoas festejam como se estivessem em um show de rock em Joanesburgo, África do Sul.
A encantadora Fortaleza tem sua versão do festival das cores. Cai muito bem entrar nesse clima depois de passar o dia inteiro na praia ou curtir o Centro de Arte Dragão do Mar. Festa boa para cearenses e turistas.
É fácil supor que até a famosa fleuma britânica cai por terra durante a festa de cores, afinal, é impossível ficar indiferente, carregado de frieza e sobriedade diante de tanta diversão. Nessa comemoração, que aconteceu em Londres, o breve e sincero sorriso do guarda diz tudo. A diversão é inescapável!
A calma cidadezinha de Yverdon les Bains, na Suíça, tem o seu momento de folia colorida e os jovens suíços mostram que sabem fazer festa.
Garoto malasiano curte, em meio aos mais velhos, no festival das cores de Kuala Lumpur.
Um dos melhores aspectos da Holi é a sintonia de pessoas de diferentes idades, rendas e etnias, tudo em prol de um único propósito: diversão. Sorrir, festejar e se sujar é o que interessa!
Na terra do fado, a festa das cores também tem vez. O evento já é um sucesso em Lisboa e atrai a população local, visitantes da Europa e de outros cantos do mundo.
Os jovens alemães parecem perdidos em meio à poeira colorida dessa festa, que acontece em Hamburgo. Com certeza eles não querem escapar dessa vibe.
Quem já curtiu o carnaval pelas ruas de Salvador, Ouro Preto, Diamantina e Rio de Janeiro pode muito bem associar essa imagem da festa das cores em Allahabad, na Índia, com os tradicionais festejos brasileiros. Olha quanta alegria e descontração estampados nesses rostos coloridos.
Publicidade
Garotinha japonesa encantada com o colorido. Ninguém fica de fora dessa festa, tá vendo?
Os mineiros sabem muito bem elaborar uma festa, e Belo Horizonte apresenta uma versão especialíssima do festival das cores. Como é bonito o registro dessa volumosa poeira colorida!
É claro que o festival das cores é voltado para a diversão e descontração, mas nos lugares de origem, o respeito às tradições milenares são flagrantes. Essa imagem diz muito sobre a comunhão entre alegria e devoção dos participantes ao evento que celebra o início da primavera.
Há alguns anos, o Rio de Janeiro tem sua versão do festival das cores e como tudo que envolve festa dá certo na capital do samba, a Holi está sempre bombada.
Colorir o rosto e a roupa é diversão certa para qualquer criança. Olha só essas carinhas de alegria!
Em algumas ocasiões, a quantidade de pó colorido é tanta que a impressão é de se estar em um mar de tinta. Deve dar um certo trabalho ficar 100% limpo depois dessa folia.
Olha essa foto do festival das cores em um templo indiano. Tradição e alegria no flagrante certeiro!
Jovens animados em uma Holi que acontece em Istambul, na Turquia. Como as camisas ainda estão branquinhas, é de se supor que a festa esteja no início.
Possivelmente esse cãozinho estava atordoado no meio da folia e alguém quis vê-lo colorido ou será que o pó verde, laranja e rosa voou sem querer na direção dele?
Três garotas, com trajes típicos usados em algumas regiões da Ásia, congratulam a amizade durante a festa das cores que ocorre em Dakar, Bangladesh.
Ok, a maioria dos festivais das cores são para gente grande, mas onde há colorido, há um quê de infância, certo? Vale terminar esse post com a linda imagem desse garotinho. Por um mundo mais colorido, tolerante e brincalhão!