Por Gabriella Soares
Lavrinhas é um pequeno paraíso do interior paulista, ideal para quem gosta de aproveitar as belezas da natureza. Nessa pequena cidade, é possível se deliciar com impressionantes cachoeiras, piscinas naturais de água cristalinas, além das maravilhas da Serra da Mantiqueira. Conheça e se surpreenda com essa bela cidade.
Publicidade
Localizada no interior paulista, Lavrinhas fica a cerca de 200 quilômetros de São Paulo, perto das divisas com o Rio de Janeiro e com Minas Gerais. Além disso, a cidade também fica a nove quilômetros de Cruzeiro e a cerca de 94 quilômetros da cidade de Cunha.
A melhor forma de chegar a Lavrinhas é de carro, já que tanto a rodovia Presidente Dutra, na altura do quilômetro 22, quanto a rodovia Júlio Fortes dão acesso à cidade. Não há ônibus direto para lá, mas a empresa Pássaro Marron realiza o trajeto até Cruzeiro, sendo possível pegar um ônibus intermunicipal de lá até Lavrinhas.
Como Lavrinhas fica na região da Serra da Mantiqueira, esse é um ótimo lugar para fazer ecoturismo. Veja algumas das melhores opções abaixo:
Na parte de Lavrinhas mais próxima do estado de Minas Gerais fica Pedra da Mina, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. A formação rochosa é o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e um ótimo lugar para praticar trekking, mas fique atento: leva mais de um dia para chegar ao cume da Pedra.
Uma das melhores atrações para quem quer relaxar enquanto curte a natureza é o Rancho do Carlos Lopes. O rancho tem diversas piscinas naturais, que foram formadas com águas das cachoeiras da região. O custo para passar o dia aproveitando o local é de aproximadamente R$ 15.
Acessível por meio de uma curta trilha, o Poço Azul é uma das maiores atrações de Lavrinhas. Trata-se de uma linda cachoeira com águas de uma profunda cor de esmeralda. A visão da água com a luz do sol é de tirar o fôlego. Além disso, é um ótimo lugar para aproveitar com a família e os amigos e fazer um piquenique.
A Rampa do Jacu é uma formação de mais de 850 metros que oferece uma linda visão das cachoeiras e rios de Lavrinhas. Além disso, do topo da Rampa é possível observar a beleza da Serra da Mantiqueira. Esse é um ótimo lugar para praticar voo livre e trilha.
Publicidade
Outro lugar que atrai muitos turistas é a Cachoeira da Pedreira, com suas belas águas cristalinas. A cachoeira fica perto da Rampa do Jacu e conta com diversos poços, que, pela força da água, funcionam quase como banheiras naturais de hidromassagem.
Um dos pontos mais interessantes da Serra Mantiqueira fica na fronteira com a cidade de Cruzeiro e com Minas Gerais: a Garganta do Embaú. Considerado um dos mirantes mais belos da área, a Garganta proporciona uma linda visão da Serra. Além disso, é um importante local para fiéis católicos, já que é parte do caminho dos romeiros para Aparecida.
Outro ponto turístico de Lavrinhas que fica próximo a Cruzeiro é o Pico do Itaguaré. Com mais de dois mil metros de altitude, esse é um local para os aventureiros mais experientes. A trilha pode ser realizada em um dia ou durar até dois, mas a visão do Vale do Paraíba compensa todo o esforço.
Inaugurada no século XIX, a Estação Ferroviária de Lavrinhas faz parte da histórica linha ferroviária do Vale do Paraíba. Hoje, a linha está desativada, mas a beleza dos trilhos e a história da região estão preservadas e atraem muitos turistas.
Village Mantovani é um local que funciona como um centro de esportes e entretenimento, assim como oferece serviços de restaurante, bar e pousada. Ali, é possível fazer competições de trilhas, além de jogar futebol, utilizar piscinas e aproveitar a vasta área verde. O Village Mantovani fica aberto das 10h às 17h.
Outra das grandes formações rochosas de Lavrinhas é o Pico Focinho do Cão, que ganhou esse nome graças ao seu formato peculiar. O Pico fica próximo a Cruzeiro e tem cerca de 1,2 mil metros de altitude, o que faz com que seja perfeito para quem deseja praticar voo livre.
Agora você só precisa montar seu roteiro e aproveitar o melhor da natureza e das belezas da cidade de Lavrinhas.
Há boas opções para quem escolher ficar em Lavrinhas. E o melhor é que a maior parte das pousadas e hospedarias ficam próximas às principais atrações turísticas da cidade. Veja abaixo as melhores opções de onde ficar:
O Rancho do Zé João é um ótimo lugar para se hospedar para quem busca conforto e muita diversão. Além do ótimo serviço, o Rancho conta com um restaurante e belas piscinas naturais com água de cachoeiras.
Publicidade
Já a Pousada Poço Azul é uma opção um pouco mais sofisticada de hospedagem em Lavrinhas. Com um excelente serviço e um restaurante de comida caseira, essa é uma pousada muito procurada pelos turistas.
Com um terraço ao ar livre que inclui uma bela piscina, a Pousada Recanto Itália Bertone é uma ótima opção de hospedagem por um bom custo benefício. Aqui não há restaurante, mas uma cozinha comunitária fica disponível aos hóspedes, assim como uma churrasqueira.
Um pouquinho mais cara, mas considerada ideal para casais, a Pousada Vale das Orquídeas oferece um ambiente integrado com a natureza e duas piscinas. Além disso, há um parquinho infantil, uma área de bem-estar e uma sauna.
A João e Maria Pousada é uma opção mais barata para quem deseja continuar perto das principais atrações turísticas de Lavrinhas. Os quartos podem abrigar até seis pessoas, há uma piscina na área comum e uma sala de jogos.
Seja qual for a sua escolha de hospedagem em Lavrinhas, há diversas opções com muito conforto e que facilitam sua viagem por estarem tão próximas das melhores atrações turísticas da cidade.
Para quem busca o contato com a natureza, uma viagem a Lavrinhas é a escolha ideal. E essas imagens mais do que provam isso:
Simplesmente lindo, não? Não deixe de conhecer essa joia do interior paulista!
As maiores belezas naturais da cidade são, por si só, uma experiência. Abaixo, separamos para você os melhores vídeos para você conhecer mais sobre as belezas de Lavrinhas:
https://www.youtube.com/watch?v=V5ER_W_uGtI&feature=youtu.be
O canal Imagens e Drones fez um vídeo rápido, mas maravilhoso sobre a beleza de um dos principais pontos turísticos de Lavrinhas.
Neste breve vídeo do canal do Michael Douglas, é possível ver toda a beleza da cachoeira Capela do Jacu, outra atração natural muito visitada em Lavrinhas.
O pessoal do Rio de Rolé fez um ótimo vídeo que mostra um pouco da cidade de Lavrinhas, bem como de suas belezas naturais. Vale a pena conferir!
Neste vídeo um pouco mais longo do canal O Mundo de Ed, é possível ver o caminho até a cachoeira Poço Azul, assim como as belezas do lugar.
Também do canal O Mundo de Ed, este vídeo mostra os detalhes de outro ponto turístico muito importante de Lavrinhas: a cachoeira da Pedreira.
Prepare sua viagem e conheça o melhor que Lavrinhas tem a oferecer. E não deixe de aproveitar também para conhecer outros lugares na região, como a encantadora cidade mineira de Passa Quatro.