Por Liz Santana
A Villa La Angostura é uma cidadezinha cercada de montanhas, lagos e parques que encanta visitantes de todo o mundo. Por causa dos seus passeios incríveis e belezas naturais, essa é uma das principais atrações na Argentina, sobretudo para quem visita Bariloche. Portanto, se você está em busca de aventuras, seja no verão ou no inverno, saiba mais sobre esse destino!
Publicidade
Localizada na província de Neuquén, na Patagônia Argentina e a 80 km de Bariloche, a Villa La Angostura é o destino ideal para passar as férias. Você pode pegar um voo, saindo de Buenos Aires, ou ir de ônibus, partindo da maioria das cidades do país. Se preferir, você pode ir de carro e aproveitar as paisagens pelo caminho.
Os melhores períodos do ano para conhecer a Villa La Angostura estão entre os meses de novembro e março, que é quando o clima está mais ameno. As estações que reinam são a primavera e verão, quando as temperaturas são superagradáveis para um banho no lago, um passeio a céu aberto e atividades ao ar livre.
Porém, se você quer conhecer a neve ou esquiar, viaje no inverno, entre os meses de maio e agosto. Nessa época do ano, as temperaturas podem chegar até -6º, ideal para fazer passeios de esqui, desfrutar de um jantar delicioso e tomar um vinho. Mas vá bem agasalhado, pois realmente faz muito frio.
Às margens do Lago Nahuel Huapi, Villa La Angostura possui diversas atrações, como passeios de ski ou snowboard no inverno e banhos relaxantes nos lagos no verão. Aliás, você ainda poderá desbravar os parques, bosques e trilhas que levam às cachoeiras incríveis na região. Ficou curioso? Então, veja o que você pode fazer nesse paraíso:
Essa atração, com certeza, deve estar no seu roteiro de viagem para a Villa La Angostura. O local possui mirantes com vistas para lindas lagoas, com seus vários tons de verde e azul que encantam todos os turistas. No parque, também é possível fazer trilhas, pequenas caminhadas, piquenique, andar de bike e tirar várias fotos. Ou seja, tem diversão para os mais diversos gostos.
O Lago Espejo é um dos lugares mais lindos que você conhecerá na Argentina. As suas águas vão mudando de cor, a depender do horário, e você ainda consegue se espelhar nele. O verão é o período em que há mais visitação, sobretudo pelos corajosos que desejam tomar um banho gelado. Por fim, o local ainda possui estrutura básica com banheiro e quiosque, perfeito para famílias com crianças.
Publicidade
O Bosque de Arrayanes fica localizado dentro do Parque Nacional Los Arrayanes e recebe proteção nacional. Você pode conhecer o local tanto de barco quanto pegando uma estrada saindo de Bariloche. Certamente, você irá se apaixonar por esse lugar, com árvores de folhas laranjas, natureza preservada e praticamente intocada. Vale salientar que algumas das espécies mais antigas da Argentina estão localizadas no bosque.
Essa é considerada uma área mais luxuosa da Villa La Angostura, com pousadas, hotéis e restaurantes mais caros do que em outras regiões. O local é lindíssimo e possui casas enormes, com jardins bem cuidados e vistas privilegiadas. Além disso, o Puerto Manzano fica bem cheio durante o verão e está rodeado de bosques, montanhas e rios. Vale a pena a experiência de conhecer os ares dessa região.
Outra atração imperdível da Villa La Angostura, sobretudo no verão, é o Rio Correntoso. Esse rio é bem curtinho, com cerca de 300 metros, e termina no Lago Correntoso, perto da praia. As belezas naturais, a vista das montanhas ao redor e, principalmente, a cor das águas são os principais atrativos da região, que atrai muitos visitantes e moradores locais.
O centro de Villa La Angostura é bem pequeno, mas bastante charmoso. A fronteira com o Chile fica localizado a 50 km da região: portanto, se tiver um tempinho a mais, você ainda poderá fazer uma visitinha ao país vizinho. O local possui restaurantes, bares e lojinhas de chocolate bem delicadas. Vale uma visita para fazer umas comprinhas e se deliciar com os doces da região.
Enfim, outro paraíso escondido na Patagônia Argentina é a Villa Traful, localizada perto dos Lagos Andinos. Partindo da Villa La Angostura, você terá acesso às paisagens, trilhas e cavalgadas até o Cerro Negro, Puerto Arrayán, Monte Penitente, entre outros pontos turísticos. Os turistas costumam fazer com frequência esse roteiro, ou um bate e volta de um dia. Esse local é certamente um dos mais perfeitos por lá.
Se você está em busca de cachoeiras, vai amar conhecer a Cascada Rio Bonito. A atração possui 36 metros e, de cima, você terá uma vista simplesmente espetacular. Por isso, reserve esse passeio para aquele dia em que você precisa se conectar consigo e com a natureza. Ela é visitada principalmente no verão, quando é possível ver a queda d’água e admirar as cores do local.
Muitas pessoas costumam ir a Bariloche e às cidades ao redor para esquiar. O Cerro Bayo está localizado a cerca de 14 km da Villa e pode ser acessado de carro ou com uma agência de turismo. O local é bastante visitado no inverno e possui 30 pistas de esqui, com níveis de dificuldade diferentes. Além disso, é possível fazer um passeio de teleférico e admirar as paisagens.
Você não pode ir embora sem conhecer o Porto de Villa. É de lá que saem as embarcações para o Bosque de Arrayanes, com alguns dos barzinhos e restaurantes mais lindos da cidade. Aliás, o local possui jardins ao ar livre e gramados onde as famílias se encontram e levam seus animais de estimação para brincar. Sem dúvidas, você irá se apaixonar por esse passeio.
Existem muitas outras opções de atrações incríveis, tanto dentro da cidade quanto nos povoados ao redor. Vale salientar que alguns desses passeios são pagos, então busque informações sobre valores e horários antes de conhecer os principais pontos turísticos.
Publicidade
A Villa La Angostura também atrai pela sua gastronomia e variedade de restaurantes. Um deles é o Lobo Grill & Bar, que possui ambiente agradável e vinhos diversos. O valor é um pouco alto, mas o investimento vale a pena. Outra opção mais em conta é o La Encantada, que serve cerveja artesanal e uma pizza deliciosa de napolitano.
Outro restaurante bastante visitado é o El Mirador Social Club, que possui uma linda vista para o Lago Nahuel Huapi e serve pratos a preço razoável. Por fim, indicamos o Al Alva Parrilla Resto, localizado no centro da cidade e que serve churrasco e outros pratos mais simples, ideais para quem precisa economizar durante a viagem.
Uma grande vantagem das hospedagens localizadas na Villa la Angostura é o conforto que a maioria dos hotéis proporcionam. As opções são variadas e atendem às expectativas de todos, sobretudo a de casais em lua de mel e famílias que estão viajando pela primeira vez a um lugar frio. Veja nossas sugestões:
As opções são bastante variadas e cada hospedagem possui uma particularidade diferente. Certamente, você encontrará uma opção que caiba no seu bolso!
Nada mais legal do que tirar fotos dos melhores momentos da nossa vida, não é? Se você é daqueles que adora registrar as suas viagens, vai amar essas imagens da Villa La Angostura que separamos para você. Por isso, se prepare para conhecer alguns dos lugares mais lindos da Patagônia:
Certamente, a Villa La Angostura vai entrar na sua lista de destinos queridinhos. Caso você já conheça toda a região, por que não dar um pulo no país vizinho? Descubra o que fazer no Chile e faça uma ótima viagem de férias!