Por Bruno Mendes
Atualizado em 02.08.22
O que acha de contemplar lindas mostras da natureza e praticar esportes radicais? O município de Alfredo Chaves é um excelente point capixaba para a prática de voos de asa-delta ou de parapente, descida em cachoeiras de rapel, trilhas e muito mais. Veja como vale a pena conhecer esse paradisíaco destino do Espírito Santo!
Publicidade
Alfredo Chaves fica localizado no sul do Espírito Santo, a 58 km de Vitória. Para chegar à cidade a partir da capital capixaba, é preciso guiar pela BR-101. No tópico abaixo, saiba quais são as melhores atividades turísticas da charmosa cidade.
Selecionamos cinco pontos turísticos irresistíveis de Alfredo Chaves. Além de graciosos momentos de calmaria, vai ser uma maravilha se aventurar em meio às belas paisagens.
Situada no bucólico distrito de Matilde, que fica a menos de 2 km de Alfredo Chaves, a Cachoeira Vovó Lúcia é perfeita para banhos refrescantes. Com águas limpinhas e em temperatura agradável, a atração possui duas quedas d’água. Detalhe: na menor delas, há uma prainha rasa, bem bacana para a criançada.
A Cachoeira de Matilde é um conjunto de quedas d’água formadas no Rio Benevente. Além de curtir o sossego local, é uma boa praticar rapel, descendo os 45 metros de paredão rochoso da cachoeira. Grande parte da descida é negativa, ou seja, você irá se deslocar pela corda aos poucos, sem encostar os pés na rocha. E aí, topa?
Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a rampa de voo livre de Alfredo Chaves recebe adeptos de parapente e asa-delta do mundo inteiro e é um dos mais queridos atrativos turísticos da cidade. Não deixe de programar um voo para apreciar as montanhas e a vegetação do melhor ângulo possível, ok?
Gosta de recantos históricos? Então dê uma passada na estação ferroviária de Maltide, essa estrutura que foi construída no início do século XX para conectar Cachoeiro de Itapemirim a Vitória. Por aqui, muitos turístas tiram fotos nos trilhos. Aproveite e faça o mesmo!
Publicidade
A Cachoeira Iraceminha fica no distrito de Carolina, a cerca de 30 km da região central de Alfredo Chaves. Para chegar lá, é preciso seguir por uma trilha pela mata selvagem, o que torna o passeio ainda mais instigante. Inclua já essa atração na sua agenda, pois é uma sábia decisão desbravar cada pedacinho desse destino capixaba.
Para você aproveitar os seus dias em Alfredo Chaves com o máximo de conforto, é imprescindível fazer reserva em uma boa hospedagem, certo? Continue a leitura, pois o próximo tópico vai te ajudar nessa busca.
Aí estão três estabelecimentos nota 10 que ficam próximos dos principais atrativos turísticos de Alfredo Chaves. Confira:
Viu como as pousadas estão imersas na natureza da região? Não tenha dúvidas: vai ser fácil fazer a reserva em um lugar bacana. E para deixar você com mais vontade de viajar, escolhemos três vídeos interessantes de destinos turísticos de Alfredo Chaves. Confira!
Escolhemos três registos inspiradores desse encantador trecho do Espírito Santo. Chegou a hora de convidar as pessoas mais queridas para um passeio fora de série, hein!
O vídeo da Jessie Marchezi nos apresenta a estação ferroviária e a caminhada que leva até a Cachoeira de Matilde. Ouça o assobio dos pássaros no trajeto e observe o clima gostoso de um local presenteado por uma natureza de tirar o fôlego!
Nesse material, confira imagens magníficas da Cachoeira de Matilde e do Túnel de Matilde – uma estrutura inaugurada no início do século XX para desviar o fluxo de água do córrego do Rio Novo.
Publicidade
Esse vídeo apresenta uma ideia sobre o voo de paraglider pelas montanhas e planíces verdes desse admirável pedaço do sudeste brasileiro. Permita-se essa experiência para guardar na memória as imagens das montanhas e planícies cobertas por vegetação.
Gostou do que viu, né? A seguir, aprecie mais 10 imagens da capital do turismo de aventura do Espírito Santo.
Veja e reveja quantas vezes quiser estas fotos escolhidas com carinho dos mais bonitos trechos de Alfredo Chaves:
Se, depois desse passeio, a ideia for continuar aproveitando a vibe natural do Espírito Santo, conheça também Venda Nova do Imigrante, cidade que é considerada a capital brasileira do agroturismo.