Por Liz Santana
Caruaru é uma terra incrível, cheia de histórias e belezas naturais. O local recebe visitantes de todos os lugares durante os festejos juninos e é considerado como a cidade que abriga o maior São João de toda a região. Por isso, se você ama forró, a gastronomia e cultura nordestina, conheça esse lugar.
Publicidade
O destino fica localizado a mais de 130 km de Recife. Para chegar, o visitante poderá fazer uma curta viagem de ônibus ou de carro, que leva quase duas horas. Aliás, ele também poderá pegar um voo direto da capital e reduzir as distâncias entre os dois pontos.
A cidade de Caruaru é repleta de museus, casas históricas e centros culturais incríveis, onde o turista pode conhecer um pouco mais da história local. Além disso, você conhecerá um pouco mais sobre a cultura dessa terra maravilhosa. Por isso, se você ficou curioso, descubra aqui as atrações mais visitadas pelos apaixonados por essa região.
A Feira de Artesanato de Caruaru é um dos pontos turísticos mais visitados de Caruaru. É nesse local que o turista encontra uma variedade de produtos em couro, barro e outros materiais, além de artesanatos e objetos da cultura sertaneja. Aliás, ele ainda poderá experimentar as comidas típicas do estado, experimentando um prato regional num dos restaurantes instalados na feira.
Quando você for à Caruaru, não deixe de visitar o Museu de Luiz Gonzaga. Nesse local você conhecerá um pouco mais sobre a trajetória profissional e história de vida do Rei do Baião. O museu ainda conta com um acervo incrível e obras de artistas da cidade. Além disso, você também encontrará uma lojinha de artesanato para comprar suas lembranças de viagem, por preços bastante acessíveis.
Mas se você está em busca de aventuras na natureza, trilhas e atividades radicais, certamente vai amar conhecer a Pedra do Cachorro. A atração fica localizada em São Caetano, que está a 45 minutos de carro de Caruaru. Muitos turistas costumam fazer esse bate volta para conhecer as regiões vizinhas, contemplar a natureza das terras pernambucanas e desbravar novos locais.
O Museu do Cordel fica localizado dentro da Feira de Artesanato de Caruaru. O local tem esse nome em homenagem ao grande Olegário Fernandes da Silva, um cordelista nordestino muito importante, que escreveu sobre o sertanejo de forma poética. Por isso, no local você encontrará cordéis antigos, fotografias e objetos antigos, como máquinas de xilogravuras.
Publicidade
Essa casa é outra parada que é muito interessante para quem deseja se aprofundar na história de Caruaru. O local funciona como um museu e recebe muitos estudantes e amantes de história e vida do Mestre Vitalino. Os objetos de barro que foram guardados resgatam a sua obra e tornam esse lugar simples num ponto de parada marcante. Por isso, os turistas ficam encantados.
O São João de Caruaru é um dos maiores de todo o Brasil e o maior de toda a região nordestina. A festa dura cerca de um mês e atrai sobretudo apaixonados pela cultura sertaneja que vão atrás dos grandes shows e manifestações culturais. Por isso, o visitante que viajar nesse período do ano irá se deparar com uma mistura de culturas, pessoas de todo o mundo e uma tradição que sobrevive ao longo dos tempos.
Mais um passeio incrível é esse que nos leva à Serra dos Cavalos, em Caruaru. O local é lindo, aconchegante, e perfeito para receber famílias com filhos pequenos. Porém, é muito importante que você contrate um guia turístico para te acompanhar durante o trajeto. Mas, de antemão, já vale dizer que a reserva é bastante preservada, segura e ainda possui entrada gratuita.
O Alto do Moura é um bairro de Caruaru que possui uma cara de feira de artesanato. O local possui vários restaurantes, lojas de souvenirs e museus, como o de Vitalino. Além disso, você irá se deparar com oficinas de objetos de barro, entre outras curiosidades. Por isso, se quiser passar uma tarde animada, certamente esse é o melhor destino.
Mais um museu incrível é o Memorial Mestre Galdino. O local é considerado pequeno, mas possui uma rica história sobre o mestre e suas esculturas em argila. Esse ponto turístico fica no Alto do Moura, onde ocorrem também apresentações de forró e outros artistas que agitam a região.
Enfim, essa última atração também deve entrar no seu roteiro de museus e memoriais para conhecer em Caruaru. O estabelecimento foi inaugurado no ano de 1924 e desde então funciona como um mercado de farinha. Em 1992 ele se tornou um memorial, que guarda a história da cidade e preserva a sua cultura.
Sem dúvidas, você vai ficar encantado com as belezas de Caruaru. Por isso, se estiver de férias em Recife, separe pelo menos um final de semana para desbravar toda essa região e conhecer cada atração que mencionamos aqui.
Caruaru possui uma série de hotéis e pousadas, que praticam valores variados. No entanto, é muito importante que você tenha em mente o quanto deseja gastar nessa viagem, para poder escolher a melhor opção. Então, listamos opções bem avaliadas pelos hóspedes, para te ajudar nesse processo.
Vale mencionar que o período das festas juninas é quando a cidade está mais cheia de turistas. Por isso, verifique a sua hospedagem com antecedência para não ter surpresas e estourar o seu orçamento.
Publicidade
Separamos algumas imagens de viagens para você conhecer um pouco mais da cidade. Então, prepare o seu roteiro e já vá se preparando para tirar lindas fotos nessa adorável cidade.
Alguma dúvida de que Caruaru deve entrar na sua lista de destinos imperdíveis? Mas quando retornar à capital, não esqueça de conhecer as praias de Recife, combinado?