Por Liz Santana
Atualizado em 09.03.23
Algodoal é um dos locais mais lindos do Pará e atrai pela tranquilidade, pela simplicidade e pelas belezas naturais. Suas águas são banhadas pelo Oceano Atlântico e a região faz parte de uma Área de Proteção Ambiental. Quer conhecer um pouco mais desse lugar incrível? Então, confira a seguir as praias mais bonitas de lá!
Publicidade
O destino fica localizado na cidade paraense de Maracanã, na região nordeste do estado. Embora seja chamada assim, seu nome verdadeiro é Maiandeua, pois “Algodoal” é apenas o nome de uma das vilas. E se você ficou curioso em saber quais são as outras, elas se chamam Mocooca, Fortalezinha e Camboinha.
Partindo de Belém, é possível ir de van ou de ônibus com direção à cidade de Marudá. O valor da passagem é de R$ 34 e a duração da viagem é de 4 horas. De lá, você pode pegar um táxi até o porto, de onde saem os barcos que vão para Algodoal. Mas fique atento, pois os horários são variados.
Algodoal é uma região pouco explorada pelo turismo de massa, porém muito agradável para conhecer sozinho ou acompanhado. Caso seja a sua primeira viagem à região, confira algumas informações essenciais:
Algodoal reserva muitas surpresas, sobretudo para quem nunca foi ao Pará. Então, quando estiver por lá, converse com os moradores locais para conhecer mais sobre a cultura e a história da cidade!
Nessa ilha, você encontrará ruas sem asfalto, clima de cidade interiorana, silêncio e areias finas perfeitas para caminhar. Além disso, não há carros circulando, o que traz um sossego maior para quem está fugindo do trânsito das grandes cidades. E o que falar das atrações, que são lindas? Por isso, confira os passeios que você poderá fazer:
A Ilha do Algodoal possui ruas sem asfalto, praias lindas e uma natureza ainda pouco desbravada pelos turistas. O local é considerado um pedaço do paraíso, além de ser proibido circular veículos por lá. Na alta temporada, a ilha costuma receber muitos turistas que gostam de locais silenciosos, caminhar nas areias e tomar um delicioso banho de mar.
Publicidade
Já a Praia da Princesa é um dos locais onde há maior concentração de pessoas. Lá, ficam localizados vários restaurantes, que são perfeitos para almoçar, e quiosques com estrutura de mesas, cadeiras e guarda-sóis. Andando mais um pouco, você chegará a Princesinha – um local um pouco menor, mas também muito agradável. Aliás, é possível chegar às duas praias de charrete ou caminhando durante a maré baixa.
A Praia da Vila possui águas salgada e doce, belezas naturais e uma simplicidade típica de locais paradisíacos. Na orla, é possível ver algumas casas de palafitas e, mais adiante, existem pousadas simples. Aliás, essa é a praia mais conhecida de toda a ilha. Se você estiver em busca de sossego e destinos praticamente intocados, certamente vai gostar de conhecer essa região.
A praia possui uma boa estrutura, restaurantes espalhados pela orla e uma água gostosa para se refrescar. Na alta temporada, o local fica bem cheio e não agrada muito aos que preferem discrição. Por isso, o recomendado é que se vá em períodos de baixa estação.
Essa é outra praia bem tranquila e rústica, localizada em Algodoal. Não há muitos quiosques por lá, por isso o ideal é que você leve lanches, águas e outras comidas – sobretudo se estiver viajando com crianças. Apesar da falta de infraestrutura, a praia é uma delícia e costuma atrair pessoas que estão em busca da paz que o local proporciona.
Esse bar é simples, mas tem um ambiente aconchegante e tranquilo. O local serve uma comida típica deliciosa, com preços justos e que atrai muitos visitantes durante todo o ano. Durante a noite, é possível curtir um visual maravilhoso ao som de músicas de reggae, pop rock e outros ritmos tradicionais.
Se você quer descobrir mais sobre as raízes e a cultura do Pará, precisa conhecer a Casa do Carimbó. O local possui apresentações do ritmo carimbó e alguns bloquinhos que vão pelas calçadas e praias de Algodoal. Caso queira, ainda é possível se hospedar por ali e ficar ainda mais próximo das tradições locais.
O Lago da Princesa tem acesso através de uma trilha considerada um pouco difícil e pelas dunas, que também possuem um caminho complicado. Por esse motivo, recomenda-se contratar um guia para essa atividade, pois ele estará apto a te ajudar caso ocorra alguma dificuldade. Aliás, o local é bem bonito e suas águas costumam ser bem escuras.
Se estiver precisando de descanso, separe no mínimo 4 dias para aproveitar bastante as caminhadas, os passeios de charrete e o ar envolvente da ilha. Certamente, você vai querer estender sua estadia para voltar reenergizado!
Não existem pousadas de luxo e resorts na ilha. Por isso, vá preparado para se hospedar em locais simples, com poucas comodidades, mas com o conforto e a calmaria típica das pequenas cidades de interior. Listamos a seguir opções incríveis para você. Acompanhe:
Publicidade
Vale salientar que as pousadas que possuem balcão de turismo são excelentes opções. Isso porque você poderá descobrir mais destinos do que se for desbravar a ilha conta própria. Além disso, será mais fácil encontrar um guia para te acompanhar.
Ver os vídeos de quem já foi ao destino, com indicações do que fazer, onde ficar e o que comer, é o ideal para nos situar sobre o local a que queremos ir. Então, descubra agora ótimas dicas de quem esteve em Algodoal:
Quer conhecer outras atrações de Algodoal? Então, confira as dicas valiosas desse vídeo sobre os pontos turísticos da Lagoa e da Praia da Princesa!
Descubra curiosidades, lendas e detalhes sobre a história da região de Algodoal, seus passeios e suas praias. Certamente, você vai amar conhecer esse lugar!
Passeios de charrete, dicas de pousadas, passeios incríveis pela ilha paradisíaca… Aqui, você verá informações essenciais para quem está viajando para lá pela primeira vez!
Algumas pessoas que já estiveram em Algodoal dizem que o local se parece muito com as praias do Nordeste – sobretudo na década de 80, quando elas eram mais vazias e sossegadas. Então, que tal conferir para saber se essa história é verdadeira?
Esse é o momento de se apaixonar intensamente por esse cantinho do Pará. Se você ficou curioso para ver de perto, arrume as suas malas e confira com seus próprios olhos as belezas desse lugar!
Algodoal é para aqueles apaixonados por cenários naturais com poucas pessoas. Se você está em busca de novas experiências, conheça esse destino e, na volta, aproveite para descobrir as outras delícias de Belém do Pará!