Por Juliana Almeida
Atualizado em 02.02.23
Praias de água doce banhadas pelo famoso rio Tapajós, a exuberante floresta amazônica e uma infinidade de passeios esperam por você em Alter do Chão. Esse pequeno vilarejo encanta todos os turistas que chegam por lá e mostra que o Brasil possui riquezas naturais e culturais incríveis. Saiba tudo sobre esse destino!
Publicidade
Alter do Chão é uma vila no distrito do município de Santarém, no Pará. O pequeno vilarejo de 7 mil habitantes fica a 38 quilômetros de Santarém, onde é possível chegar por carro, ônibus e avião.
Antes de tudo, se você vai de avião, é preciso chegar até Santarém através das principais rotas até lá, que são de Belém do Pará, Manaus e Brasília. Saindo do aeroporto você tem várias opções de locomoção como táxi, transfer particular, Uber ou o serviço de transporte de ônibus local que te deixará dentro da vila.
Chegar até Alter do Chão não é difícil, mas levará algumas horas da sua viagem, portanto, o ideal é se programar bem em relação a isso. A seguir, conheça algumas dicas e informações sobre a região e desfrute de cada momento da sua viagem.
Com as próximas dicas você saberá como aproveitar melhor a sua aventura em Alter do Chão. É importante saber sobre o clima, itens importantes para a sua viagem e muito mais, confira:
Agora que você já está preparado, conheça as principais atrações para desfrutar durante a sua viagem neste paraíso paraense.
Praias de água doce banhadas pelo rio Tapajós, uma diversidade de passeios e comidas típicas aguardam a sua chegada em Alter do Chão. Confira todas as dicas para aproveitar tudo que esse destino tem a lhe oferecer.
Publicidade
A vista principal de Alter do Chão é uma das atrações iniciais neste paraíso no Pará. É um lugar privilegiado para apreciar as paisagens que a região possui. Na época de seca, também é possível visualizar os bancos de areia da famosa Ilha do amor.
Para chegar até a ilha do amor, em Alter do Chão, é preciso pagar uma canoa no valor de R$10. Esse é um dos pontos mais famosos do destino e você vai adorar conhecer.
Muito conhecida por ser dona do mais lindo pôr-do-sol da região, a praia do Cururú é deserta, tranquila e muito aconchegante. Em alguns períodos do ano, pode ter muito fluxo de turistas, mas, na maioria das vezes, é um ótimo local para relaxar em meio a natureza.
Através de uma trilha bem demarcada e com 2 quilômetros de extensão, você terá um visual panorâmico de Alter do Chão. Essa é uma aventura para quem gosta de caminhada e apreciação natural. Além disso, não é necessário um guia para chegar até a Serra da Pira-Oca, basta seguir as orientações no decorrer da trilha.
Praia de águas cristalinas e mornas, areia branquinha e muita calmaria. Assim é a Ponta de Muretá em Alter do Chão! É o segundo ponto turístico da região e tem o pôr-do-sol mais bonito. Além da praia, também existe um lago de fácil acesso que dá para aproveitar bastante. Para chegar lá, é preciso realizar o trajeto de barco ou lancha.
Em Alter do Chão, as possibilidades de passeios em meio à floresta Amazônica são inúmeras. Um deles é o Rio Tapajós que você pode conhecer navegando com uma companhia turística. Vale super a pena!
Uma das atrações que você não pode deixar de conhecer é a famosa Orla de Alter do Chão. O pequeno vilarejo conta com uma estrutura simples, mas muito aconchegante e com uma vista de tirar o fôlego. Por lá você ficará mais próximo da cultura local e dos habitantes da região considerados muito amigáveis.
Quer conhecer a gastronomia local? O Arco-íris da Amazônia entrega uma variedade de pratos com peixes, vegetarianos, veganos e ótimos drinks com um incrível custo-benefício. O local conta com um ambiente ao ar livre e fica bem no centro de Alter do Chão.
Outra opção de restaurante local é o TY Comedoria e Bar que possui uma decoração bem característica da região, além de um cardápio repleto de pratos típicos. Este local é muito recomendado para os viajantes que também desejam experimentar variedades de drinks. Não deixe de passar por lá!
Publicidade
Conhecida como Flona do Tapajós, a floresta pode ser acessada por via terrestre ou aquática. Para visitar é preciso registrar a entrada (gratuita) nas bases do ICMBio. Uma das principais atrações por lá é a Sumaúma, uma árvore que pode chegar a 70 metros de altura. Os locais dizem que a Sumaúma de lá ainda tem muito para crescer.
Ótimas opções de lazer, não é mesmo? Você vai adorar passar alguns dias neste destino. E para te auxiliar ainda mais, confira a seguir algumas dicas de hospedagem.
Alter do Chão é uma região simples e muito bonita, localizada no coração da Amazônia. As opções de hospedagem variam de acordo com o tipo de viagem que você deseja realizar. Confira 3 dicas de locais para se hospedar.
Agora que você já sabe como chegar, o que fazer e onde se hospedar, apaixone-se ainda mais por Alter do Chão com uma seleção incrível de imagens no próximo tópico.
Florestas, animais e praias de água doce são as principais belezas que você encontrará em Alter do Chão. Confira algumas imagens!
Esse destino é de tirar o fôlego, não é mesmo? Para provar ainda mais este fato, confira as seleção de vídeos a seguir.
Nada melhor do que conferir vídeos do seu destino antes de pegar a estrada, certo? Nos próximos 3 vídeos você vai conhecer lugares já citados aqui e outras opções imperdíveis para desbravar por lá.
Conheça todos os detalhes da viagem de Luanda, que morou 3 dias em um barco, no meio do rio Tapajós. No vídeo, a mulher mostra desde sua chegada ao vilarejo, até suas refeições e atividades. As dicas desse vídeo para conhecer Alter do Chão são imperdíveis!
No vídeo, você vai conhecer alguns locais já citados por aqui e outros que também vale muito a pena conhecer. O passeio é todo feito de barco, inicia em Santarém e passa pelos lindos pontos turísticos de Alter do Chão como Ilha do Amor, Ponta do Cururú e muito mais.
Veja como é chegar na Vila de Alter do Chão e todos os detalhes para curtir as mais conhecidas praias de água doce, no coração da Amazônia. Você também conhecerá uma opção de entretenimento incrível: o voo de paramotor. Além disso, o vídeo também traz um passeio pela floresta encantada Igapó, expressão Tupi usada quando as raízes das árvores ficam à mostra.
Agora você já pode colocar os pés nessa aventura e conhecer Alter do Chão de perto! Aproveite cada momento por lá, conheça a cultura local e divirta-se! Quer conhecer outros destinos no Pará? Encante-se também com as belas praias de Algodoal.