Por Beatriz Nicolsky
Atualizado em 17.03.23
No interior de Minas Gerais, Araxá é uma cidade pequena cujo nome significa “lugar onde primeiro se avista o sol”. Tem uma história interessante, personagens curiosos, museus e várias atrações para visitar. Além disso, é um dos destinos com águas termais no Brasil. Veja, a seguir, mais motivos para incluir Araxá no seu próximo roteiro!
Publicidade
Índice do conteúdo:
Apesar de ser pequena, há muito o que se fazer em Araxá, tanto para quem quer se aventurar, quanto para quem quer saber um pouco mais sobre a cidade. Confira algumas dicas de lugares para conhecer:
O Complexo do Barreiro é uma das principais atrações de Araxá. A 5km de distância do centro da cidade, o lugar tem diversas opções de turismo e lazer: as Termas, interligadas ao Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, são famosas por seu uso em tratamentos de spa e beleza; a Fonte Dona Beja, cuja água também é objeto de desejo de tratamentos para a pele, leva esse nome em homenagem a Dona Beja, personalidade conhecida por sua beleza; as Ruínas do Hotel Rádio, que já hospedou pessoas como Santos Dumont e Getúlio Vargas, também fica dentro do complexo, que oferece muitas outras coisas para fazer e visitar.
Calmon Barreto foi um artista da cidade que fazia desenhos, pinturas e esculturas retratando a história de Araxá. O museu tem cerca de 300 itens de sua autoria e é o museu com maior número de obras de um mesmo artista no Brasil.
O museu abriga objetos pessoais, instrumentos musicais, quadros e livros de 180 pessoas que contribuíram para a história de Araxá. Ele funciona dentro de um casarão construído no século XIX.
Começou a ser construída em 1911, mas só ficou pronta em 1948 depois de muitas alterações em sua estrutura. É uma homenagem a São Domingos de Gusmão, padroeiro de Araxá.
Araxá é bastante conhecida por seus doces tradicionais. A loja Dona Joaninha, onde fica a fábrica, atrai muitos turistas pela variedade dos sabores (há doces de ambrosia, ameixinhas de queijo em calda, queijos artesanais…) e até produtos para cuidados com a pele. De segunda a sexta, é possível visitar a fábrica e ver os doces sendo feitos.
Para quem procura algo diferente para fazer, uma boa ideia é visitar o Horizonte Perdido, um lugar a cerca de 25 km do centro de Araxá. Além de ter dois restaurantes com uma vista panorâmica fantástica, o local também tem uma pista de decolagem para parapente e asa delta. A região também oferece trilhas, caminhadas e escaladas.
Publicidade
No alto de Santa Rita, há uma praça com uma estátua do Cristo Redentor e uma bela vista da região. O lugar foi construído como uma área de lazer para os habitantes, mas acabou se tornando um ponto turístico por ser um bom lugar para passar uma tarde, fazer um piquenique e tirar fotos.
Entendido? Agora veja como chegar em Araxá!
Araxá fica a cerca de 370 km de Belo Horizonte. Além de carro, também dá para chegar de avião e ônibus.
As rotas terrestres levam em torno de 5 horas de duração. Os ônibus que vão de Belo Horizonte para Araxá são operados pela Gontijo e a passagem de ida custa em média R$ 120. De avião, a maneira mais fácil é ir até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e, de lá, pegar um voo da Azul para o Aeroporto Romeu Zema, que fica em torno de 10 minutos do centro de Araxá.
Com tanta coisa para fazer, por que não tirar um tempinho e também conhecer lugares diferentes para comer? Veja aqui algumas dicas:
Inspirado na gastronomia mediterrânea, o Panini Bistrô fica no centro de Araxá. Com variedade de saladas, risotos, massas artesanais, sanduíches e sobremesas, o restaurante também faz adaptações dos pratos para restrições alimentares.
Uma pizzaria bastante conhecida na cidade, oferece, além de pizza, outros tipos de massas e churrasco. O espaço também conta com uma área de recreação infantil (paga à parte).
Um lugar charmoso para tomar um café e comer um delicioso pão de queijo mineiro. Não tem como ir a Minas Gerais e não comer esse quitute tão tradicional, não é mesmo? O cardápio da Café Docê inclui vários tipos de doces e salgados.
Cozinha mineira e contemporânea caseira feita em fogão de lenha para comer em um ambiente aconchegante cheio de árvores, plantas e uma horta.
Publicidade
O local é uma casa com varanda, onde também há mesas para curtir sua refeição ao ar livre. Os pratos são à la carte, então é possível pedir um só tipo de comida, combo, porção ou pratos quentes. Como é um restaurante bem badalado, é recomendado chegar cedo.
Com tantas coisas para fazer, não tem como errar nessa viagem. Agora é só preparar as malas, viajar e curtir essa cidade deliciosa!