Por Liz Santana
Atualizado em 28.04.22
Atins é um lugar lindo, porém de difícil acesso. Por isso, ele ainda é pouco conhecido pelo turismo de massa do Maranhão. O local nos proporciona um contato inesquecível com a natureza e recebe turistas que estão em busca de tranquilidade e desejam fugir do agito. Por isso, se você deseja conhecer suas principais atrações, confira esta matéria.
Publicidade
O destino fica localizado numa vila de pescadores, a 22,6 km do centro do Município de Barreirinhas e a 168 km de São Luís. A região é banhada pelas águas do Oceano Atlântico e do rio Preguiças. O vilarejo é rodeado de lagoas, praias e dunas de areias bem brancas, além de ser considerado o início dos Lençóis Maranhenses.
Mas se você não quer ir de carro e se sente mais seguro numa excursão, monte o seu grupo e contrate um ônibus ou uma van. Certamente, essa é uma ótima ideia sobretudo para viagens em família ou entre amigos.
Atins proporciona uma experiência fantástica ao visitante. Nesse local, é possível aproveitar um dia de sol, se refrescar nas águas quentes da praia ou das lagoas chamativas. Aliás, quem gosta de tirar fotos de lindos cenários, certamente vai ficar em êxtase com as paisagens naturais desse local.
A praia de Atins é um local ótimo para relaxar, passear e ver o pôr do sol num fim de tarde. Além disso, bancos de areia e piscinas naturais se formam na maré baixa, provocando um espetáculo natural que atrai os turistas. Aliás, aproveite para pedir um drink num dos barzinhos aconchegantes que ficam de frente para o mar, enquanto admira as paisagens.
Mas se você é mais aventureiro, sem dúvidas vai se encantar com o esporte mais praticado em Atins: o Kitesurf. As águas são perfeitas para quem está iniciando e o vento forte contribui para a prática do esporte. Então, se você gosta de esportes náuticos, certamente vai amar velejar nas lagoas e praias desse vilarejo. O preço cobrado para dois dias de aula é de R$ 700.
Quem visita Atins, também tem como opção fazer um passeio de barco pelas redondezas. Você pode combinar com um dos donos de barcos da vila, ou então fazer um bate-volta pelo mar de barreirinhas até essa região. Mas se você só quer tirar fotos incríveis, aproveite, pois o que não vão faltar são barquinhos e canoas para compor a sua imagem.
Publicidade
O canto de Atins fica localizado a cerca de 1h do centro da vila. Por isso, o ideal é que o turista vá de quadriciclo, para ficar mais despreocupado. Pela região, é possível tomar um banho de mar, caminhar na areia e conhecer as construções abandonadas. Mas, vale salientar que o local só possui dois restaurantes, então se prepare, pois os valores podem ser um pouco caros.
A Revoada dos Guarás é um fenômeno natural que chama a atenção de muitos visitantes que vão para Atins. O passeio para ver as aves custa cerca de R$ 50 e dura cerca de 1h30. Sem dúvidas, esse é um passeio bacana, mas nada que se compare com a revoada que acontece no Delta do Parnaíba.
As dunas de Atins agradam pessoas de todas as idades. Elas são convidativas para um passeio de 4×4 e uma caminhada no final da tarde. Quem ama tirar fotos em viagens também fica maravilhado com as belezas naturais dessa parte de Barreirinhas.
Está pronto para conhecer uma das lagoas naturais mais lindas da região? Então confira as belezas da Lagoa Tropical, uma atração divertida e fascinante. O local possui uma extensa faixa de areia, perfeita para dar uma caminhada, ver o pôr do sol ou andar de buggy. Você também verá pequenas lagoas para se refrescar do calor. Certamente, você vai amar.
Já essa atração fica muito bonita e atraente em época de chuvas, quando a maré fica mais cheia e as águas mais verdes. Ela faz parte do circuito das lagoas, que contempla também a Lagoa da Capivara, além de ser uma das mais visitadas da região.
Em dois dias é possível conhecer todas as atrações que mencionamos aqui. Porém, se você quiser passar mais dias na tranquilidade, certamente esse será o local mais indicado para passar as férias inteiras.
Você precisa de dicas para aproveitar melhor a sua tour? Separamos aqui algumas informações interessantes para você ficar mais atento antes de ir.
Quando você for visitar esse destino, se prepare para andar bastante. Como as ruas são de areia, é provável que você se canse mais rápido. Mas, é possível contratar um veículo 4×4 para facilitar sua locomoção.
Ao chegar em Atins, você irá se deparar com um vilarejo com ruas de areia e uma praia semi deserta. Porém, não se preocupe, pois em pouco tempo você encontrará a sua hospedagem. Então, o interessante é que você combine com a recepção para que alguém vá encontrá-lo.
Publicidade
Existem muitas opções de hospedagem, que variam dos preços mais baixos até valores mais caros. Ou seja, o turista pode encontrar campings, eco pousadas e hotéis com um pouco mais de conforto.
Pronto para ficar com água na boca e com vontade de viajar agora mesmo? Então veja os cenários mais apaixonantes de Atins e entenda porque você deve colocar esse destino na sua lista de cidades para conhecer.
Certamente você está ainda mais curioso para conhecer esse destino, não é mesmo? Então veja a seguir mais algumas dicas para tornar o seu passeio ainda mais prazeroso.
Conheça também algumas dicas dos amantes de viagem que estiveram em Atins e amaram o passeio. Confira todos os feedbacks e inclua em seu roteiro as atrações que você deseja visitar.
Conheça todo o trajeto para você que vai para Barreirinhas, mas também quer incluir a praia de Atins no seu roteiro.
Confira, nesse vídeo, os principais pontos turísticos nesse destino imperdível. Veja também a média de preços de cada atração.
Se planejar financeiramente antes de fazer aquela viagem dos sonhos é muito importante, não é mesmo? Então confira aqui o valor para conhecer os Lençóis Maranhenses.
Você está na dúvida sobre onde ficar em Atins? Veja aqui dicas maravilhosas para você escolher bem a sua hospedagem.
Curtiu as nossas dicas sobre Atins? Se você se apaixonou por esse charmoso vilarejo, certamente vai amar conhecer nosso roteiro com os melhores lugares para visitar na Rota das Emoções.