Por Marta Stegani
Atualizado em 08.05.24
Buscando dicas sobre o que fazer em SP? O bairro da Liberdade é o maior reduto da comunidade japonesa em São Paulo. O local preserva a memória dos imigrantes nipônicos em uma região que também já foi habitada pela comunidade negra. Antes mesmo de ganhar o nome Liberdade, era conhecido como o “Bairro da Pólvora”. Caminhar por lá é estar cercado de diferentes culturas. Confira uma lista com melhores programas, lojas, bares e até mesmo karaokês, para se apaixonar pela Liberdade!
Publicidade
Índice do conteúdo:
As principais atrações do bairro podem ser percorridas em uma caminhada. O melhor horário para ir até a Liberdade é durante o dia. Uma boa dica é ir no período da tarde para curtir a maioria das atrações e a atmosfera animada do bairro, e depois, logo no início da noite, curtir um delicioso jantar em um dos bares ou restaurantes locais.
A Feirinha da Liberdade é o principal atrativo da região. Ela acontece aos finais de semana, das 9h as 18h, perto da saída da Estação do Japão-Liberdade da linha 1-Azul. São várias barracas que vendem artesanatos, itens colecionáveis de mangas e animes e comidas típicas japonesas e chinesas, como guiozá, takoyaki, yakissoba, yakibifum, bolinhos de polvo, entre outros.
O Jardim Oriental é um cantinho de tranquilidade em meio à agitação ao redor. O local tem o estilo dos jardins orientais e um lago com carpas. É um espaço pequeno, bom para dar uma pausa, apreciar a natureza e continuar o passeio.
Próximo ao Jardim Oriental, você encontra o Viaduto Cidade de Osaka. A atração é considerada um dos principais cartões postais do bairro com as lanternas japonesas e portais vermelhos. De cima, é possível ter uma vista privilegiada da cidade de São Paulo. O local é um ótimo ponto para registros fotográficos.
O Museu Histórico da Imigração Japonesa possui um acervo de mais de 97.000 itens que pertenceram aos imigrantes, como documentos, pinturas e objetos domésticos que registram sua história. É o maior museu sobre imigração japonesa do mundo. Foi inaugurado em 1978, no aniversário de 70 anos da imigração japonesa. É uma viagem no tempo para os amantes da cultura japonesa. O museu fica no Edifício Bunkyo, na Rua Joaquim e possui visitação gratuita aos sábados. No mesmo prédio, também fica o Sato Cinema que exibe o melhor do cinema asiático.
Seguindo na Rua São Joaquim, onde está o Museu da Imigração Japonesa, está o templo budista Busshinji. Para quem quer relaxar, às quartas e sábados acontecem sessões de meditação guiada para iniciantes, na qual são dadas orientações sobre postura, respiração e diversos procedimentos. No templo também acontecem outras cerimônias abertas ao público.
Antes da chegada dos imigrantes japoneses, o bairro Liberdade era uma região ocupada por negros. A capela dos Aflitos é a única construção que restou dos Cemitério dos Aflitos, de 1775. O local era usado para enterrar escravizados, assim como indigentes e condenados à forca. O largo da Liberdade era conhecido como Largo da Forca, onde escravizados eram executados. Em 2019, o governo de São Paulo oficializou a criação do Memorial dos Aflitos para demonstrar que além da memória japonesa, outros povos também viveram ali.
Publicidade
Um pequeno castelo construído no século XIX, conhecido como Castelinho do Amor, contrasta com o prédio espelhado do Tribunal de Justiça ao fundo. Segundo histórias, a construção foi erguida para um casal viver dias de amor. O palacete, tombado em 2002, abriga o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça de São Paulo, que tem o objetivo de preservar e divulgar os elementos materiais relacionados à vida e tradições do Poder Judiciário Paulista.
Todos os anos a Liberdade é palco de festas que atraem imigrantes que vivem na região e turistas que se encantam com as cores e tradições centenárias que permanecem vivas. Anote esses eventos na sua agenda e programa-se. Em janeiro tem o Ano Novo Chinês, em abril, o Festival das Flores, que celebra o nascimento de Buda Xaquiamuni, em julho, o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, em dezembro tem o Toyo Matsuri, quando as ruas são decoradas com bandeiras e mensagens de boa sorte e apresentações típicas e o Moti Tsuki, que acontecem na passagem do ano e é o momento em que famílias se reúnem para preparar o bolinho de arroz, que representa prosperidade.
Além desses espaços para visitação, atente-se durante a caminhada para as luminárias, faróis e toda a arquitetura dos prédios, que por si só farão você se sentir no Japão.
Sabores são o que não faltam na Liberdade. Entre as opções você encontra comida chinesa, coreana, tailandesa e os clássicos japoneses que não podem faltar.
No Espaço Kazu, o visitante tem uma experiência gastronômica completa. É possível escolher entre o Izakaya Kazu, um restaurante moderno que dispõe de pratos clássicos e outras opções como os Teppan Yakis, Teishokus e Domburis. No local também funciona o Kazu Cake, uma cafeteria em moldes orientais que oferece bolos, doces, cafés e chás. O Café Emporium é uma adega de saquê com diversas marcas e categorias de saquês, shochus e whiskies, e por fim o Meu Udon, uma casa especializada em Udon, com massas frescas e artesanais.
O Rong He é um restaurante chinês localizado no coração da Liberdade, na Rua da Glória, 622-A. A casa é simples e às vezes pode ter fila de espera, mas em compensação, o preço é camarada e os pratos são muito bem servidos e feitos para dividir. No cardápio estão também bebidas típicas, sobremesas e opções vegetarianas.
O Tanka é um restaurante no qual o visitante tem à disposição o melhor da culinária japonesa, tailandesa, chinesa e coreana. Por um preço fixo, o cliente pode se servir à vontade de pratos quentes e frios, sobremesas e frozen yogurt – as bebidas são pagas à parte e são servidas no esquema de refil. A localização é privilegiada – ele está na Praça da Liberdade – e é uma viagem pelo mundo da gastronomia.
O Chi Fu é um restaurante de comida chinesa que serve pratos saborosos e fartos e alimentam tranquilamente mais de uma pessoa. A decoração também é inspirada em temas chineses e há funcionários que não falam o português muito bem, o que às vezes pode atrapalhar a comunicação, mas isso é esquecido quando o prato chega à mesa. A casa não aceita pagamento em cartão, portanto, leve dinheiro em espécie.
Um dos pratos mais consumidos no Japão ganhou um espaço só para ele na Liberdade. O Momo Lamen oferece 13 tipos de lamen e quatro tipos de udon, além de diversas entradas e sobremesas. As massas são de fabricação própria e os caldos seguem receita original da casa. Os pratos são bem generosos e os preços amigáveis. É uma boa opção para espantar o frio após um dia de passeio.
Publicidade
Não poderia faltar sushi entre as melhores opções da Liberdade. O Sushi Isao oferece um buffet completo, com 92 opções de pratos frios e quentes e cerca de 50 combinações de sushis. Além da variedade de pratos, os ingredientes utilizados são frescos, o atendimento de primeira e o ambiente agradável, porém os preços são considerados um pouco elevados, mas para os apreciadores da boa comida japonesa, o investimento vale a pena.
O Yamaga é um restaurante que serve desde 1985 culinária tradicional japonesa e agrada os paladares exigentes. A casa é comandada pelo chef Toshizo e sua esposa. Os pratos são preparados com ingredientes frescos e muita técnica, prova disso é que Toshizo é um dos poucos chefs do Brasil com reconhecimento do governo japonês. O restaurante é pequeno, porém agradável e aconchegante.
Os restaurantes na Liberdade sempre surpreendem, portanto, não ignore pequenos espaços que encontrar pelo caminho. Ali você pode descobrir um saboroso prato preparado por uma família tradicional.
A grande atração do bairro da Liberdade são os karaokês, que atraem visitantes em busca de cantoria, cerveja e petiscos japoneses. Mas também há bares no melhor estilo japonês para quem deseja tomar um bom saquê.
A Choperia Liberdade é um dos locais mais tradicionais do bairro e pode ser bem definido como um bar exótico e descontraído. Localizada no coração da Liberdade, a casa tem karaokê – mesmo que você não se arrisque, dá para se divertir observando os desafinados -, mesas de sinuca e decoração com paredes vermelhas, lanternas coloridas e mesas com estofado de couro.
Para comer são servidas porções de petiscos, como sushi e temaki, e churrasquinho, o mais pedido pelos clientes. Estão à disposição também pratos japoneses preparados na hora. É uma boa pedida para quem quer uma noite de diversão com os amigos.
Na mesma rua que a Choperia Liberdade está outro tradicional e badalado karaokê: o Samurai. Quem se arrisca a cantar encontra um cardápio musical com mais de 16 mil músicas e reúne tanto aqueles que estão ali pela diversão, quanto quem leva a cantoria a sério.
No térreo, funciona um restaurante que serve sushis, sashimis e pratos tradicionais da culinária japonesa e também porções de pasteis, frango a passarinho, entre outros, além de cerveja e vários rótulos de saquê.
A Rua da Glória é o point dos karaokês, e o Tequila’s é mais uma das opções da região, sendo uma mistura de karaokê, boteco e balada. Espelhos e luzes neon dão clima ao ambiente e o palco bem iluminado mostra os artistas da noite. Para degustar, pratos da culinária brasileira e oriental, e no bar, diversas opções de bebidas.
O local é a cara da liberdade e um espaço para quem busca uma noite de muita diversão.
O Izakaya Issa é um típico bar japonês, pequeno e bem discreto, porém acolhedor. No local existem algumas mesinhas, mas a graça está em se sentar no balcão. O atendimento é feito pela simpática dona Margarina, proprietária do local, e mais algumas ajudantes. São servidos pratos legítimos da culinária japonesa e bebidas, com destaque para os saquês.
O Bar Kintaro é inspirado nos típicos botecos do Japão. Você pode não dar nada ao se deparar com a portinha simples, mas saiba que ali dentro você irá experimentar a típica e saborosa culinária japonesa.
O bar é familiar, a cozinha é comandada pela Dona Líria, matriarca da família, que trabalha ao lado dos filhos e das noras. Uma curiosidade é que a família tem tradição no sumô, por isso o bar é decorado com imagens de lutadores. O visitante se serve no próprio balcão ou em banquinhos colocados na calçada em dias de grande movimento.
Nem só de karaokês vive a Liberdade. O Marquês é um bar sertanejo no reduto japonês. Ele está localizado em um armazém do início do século XX na Casa de Portugal. A decoração é rústica, com paredes de madeira e tijolos e pouca iluminação, o que torna o ambiente convidativo para amigos e casais.
A casa serve comida de boteco e as porções são bem servidas. O cardápio de bebidas é diversificado, com cervejas nacionais e importadas, whisky, vinho e drinks. Para animar, música sertaneja ao vivo.
Aproveite para finalizar a noite com muita diversão na Liberdade. Chame os amigos e aproveite o melhor do bairro.
As lojinhas da Liberdade vão te transportar para o Japão. Lá você vai encontrar produtos para casa, cozinha, maquiagem e guloseimas que você não encontra por aí.
Um dos lugares mais tradicionais quando o assunto é compras na Liberdade é a Casa Bueno. O mercado de produtos orientais tem de tudo um pouco: itens para preparar pratos orientais, temperos, frutas e legumes – dos tradicionais ao exóticos – guloseimas e também utensílios para cozinha. Por conta da variedade e dos preços, costuma estar sempre cheio, principalmente aos finais de semana.
O Towa é onde você encontra todos os ingredientes para preparar aquela receitinha japonesa. O mercado é especializado em produtos orientais e nas prateleiras estão legumes e verduras frescos, temperos e artigos que geralmente são encontrados em mercearia.
No Empório Azuki você encontra produtos importados não apenas do Japão, mas de diversas partes do mundo. Entre as prateleiras estão bebidas, doces, biscoitos, temperos e uma variedade de produtos para saborear. Além da variedade de opções que você não encontra por aí, os preços são atraentes, o que fará você voltar para casa com a sacola cheia.
O Marukai funciona como um supermercado, onde se encontram produtos de diversos lugares do mundo, mas especialmente do Japão. Entre as gôndolas destacam-se a sessão de obentô, comidas prontas, doces, temperos e mercearia em geral, mas também é possível encontrar produtos para presentes e utilidades domésticas.
O SoGo Plaza Shopping é lugar onde você encontra de tudo, capinha para celular, eletrônicos, roupas, fantasia de cosplay, produtos geek, jogos, mangás e muitos outros produtos relacionados a cultura japonesa.
O local não é como um shopping convencional, mas uma espécie de galeria com várias lojinhas. Chegando no final do corredor, o visitante se depara com uma escada que dá acesso para os outros andares. É um bom passeio para fãs desse universo e que estão dispostos a gastar.
O nome já entrega a especialidade da loja. A bomboniere reúne guloseimas brasileiras e importadas de diversas nacionalidades. É uma tentação circular pelos corredores e se deparar com balas orientais, chocolates, salgadinhos, refrigerantes, sem contar nas promoções, que tornam a visita ainda mais irresistível. Com certeza você vai voltar para casa cheio de delícias!
A Tenman-ya é o paraíso para quem gosta de utensílios domésticos e de decoração. É umas das maiores lojas do segmento na região. Lá você encontra produtos para mesa, cozinha, jardinagem, presentes e muito mais, tudo para quem quer levar o Japão para dentro de casa. Experimente circular pelos corredores, fazer descobertas e se encantar com as opções.
A Fancy Goods atua no segmento de papelaria e lá você encontra de tudo para material escolar, mas também lembrancinhas, objetos de casa e decoração, presentes e as coisas mais fofas que você possa imaginar. Os objetos são criativos, coloridos e úteis para o dia a dia. Difícil é entrar na loja e sair de mão vazia.
A boa noticia que a Fancy Goods tem também uma loja online. É só acessar e encher o carrinho.
A mulherada pode se beneficiar da tecnologia japonesa em produtos de beleza na Audrey Cosméticos. A loja oferece uma variedade de maquiagens e acessórios, produtos para cabelos, unhas e cuidados com a pele de marcas nacionais, mas principalmente importadas. Além da vasta opção, os preços são chamativos.
A Ikesaki é referência quando o assunto é beleza. O visitante encontra produtos para as unhas, pele, cabelo – e não apenas shampoos, mas acessórios em geral – e pertences para salão de beleza. Prepare-se para andar pelos quatro andares e arrematar produtinhos por preço abaixo do mercado. A boa notícia é que a loja também vende pelo site.
A Livraria Sol é pioneira em livros japoneses no Brasil. Quem gosta da leitura oriental encontra livros, revistas de moda, os últimos lançamentos dos mangás e também papel de origami, pinceis japoneses e artigos de papelaria.
Além de circular pela loja e sentir o cheirinho dos livros, a livraria também faz vendas pela internet. Se não encontrar o que procura, eles também aceitam encomenda.
Caminhando pela Liberdade, não deixe de entrar também no Shopping Trade Center para mais comprinhas.
Nunca foi ao bairro da Liberdade e quer saber um pouco mais o que encontrar quando chegar lá? Dá uma olhada nessas fotos!
A Liberdade é o destino certo para conhecer o Japão sem sair de São Paulo! Está de passagem e tem um tempinho livre para desbravar a cidade? Veja passeios baratos e interessantes em São Paulo para fazer.