Os amantes de livros podem encontrar milhares de bibliotecas espalhadas pelos mais variados países, e sempre é possível adicionar visitas a esses lugares em viagens. Além disso, historiadores de plantão e admiradores de arquitetura também podem encontrar em tais espaços verdadeiros pontos turísticos, que são dignos de serem vistos nem que rapidamente. Por isso, separamos aqui algumas das bibliotecas mais fantásticas do mundo:
Publicidade
Construído no Século 19, o Real Gabinete Português de Leitura abriga mais de 350 mil livros – a maior coleção de livros em português fora de Portugal.
Apesar de não ser exatamente uma biblioteca (e sim uma livraria), o El Gran Ateneo é icônico por estar localizado dentro de um grande teatro restaurado, e por isso merece ser visitado.
A Biblioteca Nacional da República Tcheca é considerada uma das mais bonitas do mundo devido à arquitetura clássica e aos seus afrescos.
Com mais de 200 mil volumes, a Biblioteca de Admont está localizada aos pés dos Alpes Austríacos e foi construída em 1776.
Fundada pelo filantropo George Peabody, o lugar foi um presente dele aos cidadãos da cidade de Baltimore pela gentileza e hospitalidade deles.
Conhecida também como Diamante Negro, a arquitetura arrojada certamente é o grande diferencial desta biblioteca com seus ângulos irregulares e granito polido.
A Biblioteca Central de Seattle foi inaugurada em 2004 e desde então é um ponto de encontro na cidade, chamando atenção pelo design único, criativo e futurista.
Famosa pelo chamado Longo Corredor, essa biblioteca é a casa da maior coleção de livros de toda a Irlanda.
Publicidade
A principal biblioteca da Universidade de Paris foi construída na metade do Século 19. O MoMA descreveu a biblioteca como Templo do Conhecimento.
A terceira maior biblioteca de todo o mundo tem mais de 50 milhões de itens, espalhando-se por mais de dois quarteirões da cidade.
Essa também não é exatamente uma biblioteca (e sim uma livraria), mas está na lista pela arquitetura única e por ter inspirado J.K. Rowling na série Harry Potter.
Essa construção neogótica está entre as bibliotecas mais icônicas de todo o Reino Unido, e não é para menos, já que esse visual é estonteante.
A principal biblioteca de pesquisa de Oxford é uma das mais antigas de toda a Europa – inaugurada em 8 de novembro de 1602. Entre os manuscritos, podemos encontrar os textos originais de J.R.R. Tolkien.
Essa é uma das bibliotecas renascentistas mais conhecidas de toda a Espanha e também é famosa pelos seus afrescos e pinturas.
Com mais de 15 mil manuscritos e muitos outros documentos, a biblioteca do mosteiro Wiblingen é uma das mais belas de toda a Alemanha. Um lugar feito não só para os amantes de livros, mas de arte também.
A Biblioteca de Alternburg faz parte de um mosteiro de mesmo nome e foi construída em 1740 seguindo o estilo barroco clássico, o que confere bastante elegância à construção.
Essa biblioteca fantástica tem a coleção de livros mais antiga de toda a Suíça –mais de dois mil manuscritos que datam do Século 8 ao 15. Estão disponíveis mais de 160 volumes que podem ser consultados pelo público em geral.
Publicidade
Antes de ser a biblioteca da universidade, esse espaço era conhecido na cidade de Coimbra como Livraria de Estudo. Hoje, a biblioteca possui dois edifícios: o antigo, mais imponente, e um moderno, mais amplo.
A Antiga Biblioteca de Alexandria foi uma das maiores do mundo, de suma importância histórica. Séculos depois de ter sido destruída por completo, uma nova foi construída. Concluída em 2002, a nova e moderna Biblioteca de Alexandria está repleta de simbolismo histórico.
Fundada na Idade Média pelos Habsburgos, a Biblioteca Nacional da Áustria tem mais de sete milhões de registros, sendo um dos mais ricos acervos de toda a Europa.