Por Nicole Dias
Atualizado em 29.04.22
O nome Bom Jardim da Serra já entrega: é um destino conhecido por suas belezas naturais na Serra Catarinense. E são várias belezas! Muita vegetação, cânions impressionantes, nascentes de rios e pelo menos 30 cachoeiras – não é por acaso que a cidade é chamada de Capital das Águas.
Publicidade
Chegou a hora de desbravar mais esse lindo local de Santa Catarina. Bom Jardim da Serra conta com várias atrações para os apaixonados por vivências ao ar livre, hospedagens pra lá de confortáveis e restaurantes para todos os bolsos e paladares. Continue lendo esse post e comece já a planejar a sua viagem!
Índice do conteúdo:
A 245 quilômetros de Florianópolis e 106 quilômetros de Tubarão, Bom Jardim da Serra fica no finalzinho da bela Serra do Rio do Rastro, famosa por sua paisagem. Bom Jardim também fica perto das igualmente charmosas Urubici e São Joaquim – há quem aproveite feriados prolongados para conhecer as três cidades.
De modo geral, a Serra do Rio do Rastro é conhecida por suas temperaturas baixas durante o inverno e moderadas no restante do ano. No verão a temperatura fica por volta dos 20ºC, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso. Se a sua viagem estiver marcada para junho e julho, prepare os agasalhos: há grande possibilidade de geada e até mesmo neve.
Prepare seu tênis mais confortável, porque a ideia aqui é caminhar em meio ao pasto, lama e terra. Afinal, para aproveitar algumas das atrações de Bom Jardim da Serra será preciso enfrentar algumas trilhas. Confira!
Primeiro, um trecho de carro até uma fazenda. Depois, uma interessante trilha entre mato, pastos, córregos e lindas paisagens. É assim, com a presença de um guia, que se chega a esse belo atrativo de Bom Jardim da Serra: o Cânions das Laranjeiras. Há quem faça essa trilha a cavalo, o que também é uma experiência incrível. Use calçados confortáveis e prepare-se para encarar algumas subidas. Vale a pena.
No ponto mais alto da Serra do Rio do Rastro fica um mirante de onde é possível ter uma visão fantástica de todas as curvas da estrada em meio ao verde da natureza. O ideal é conhecer o local em dias de sol, sem muitas nuvens. Em dias de neblina alta a vista fica comprometida. No mirante há restaurante, lanchonete, banheiros e estacionamento.
Publicidade
Dizem que quanto maior a jornada, maior a recompensa. Isso vale para o passeio até o Cânion do Funil. Para chegar até esse belo cenário de Bom Jardim da Serra é enfrentar cerca de 7 quilômetros entre pastos e lama. Embora a caminhada seja tranquila, ela é longa. Há a opção de fazer boa parte do trecho com veículos 4×4, o que é seguro, divertido e mais rápido. O percurso começa em uma propriedade privada e é necessário ter autorização para entrar.
Bom Jardim da Serra também conta com cânions de acesso fácil e que são igualmente fantásticos. O Cânion da Ronda conta com trajetos de madeira e trilhas bem marcadas. O acesso é feito a partir de uma propriedade privada, portanto, é preciso pagar R$ 10 por pessoa. Há estacionamento próximo, mas o local não conta com banheiros ou venda de lanches.
Dentro de uma propriedade privada está uma beleza natural que merece ser visitada durante sua passagem por Bom Jardim da Serra. O Salto do Rio Pelotas é um belo conjunto de quedas d’água. Para chegar lá é preciso fazer um pequeno percurso, e o recomendado é contar com a presença de um guia. O acesso é feito mediante autorização na entrada da propriedade.
Sabe aquela praça típica de interior, com uma igreja nas proximidades? Em Bom Jardim da Serra é exatamente assim. A Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no entanto, se destaca por seu visual, que chama bastante a atenção do lado de fora e é diferente de outras igrejas serranas. Para quem aprecia de momentos de oração, vale a pena participar das missas aos finais de semana.
De longe é possível avistar alguns cata-ventos na parte superior do cânion da Ronda. São, na verdade, as torres do Parque Eólico de Bom Jardim da Serra. O acesso até eles não é complicado, uma vez que ficam no começo da descida da Serra do Rio do Rastro. É interessante ver o local de perto e passear pelo cânion.
Outra opção legal em Bom Jardim da Serra é conhecer o Parque Nacional de São Joaquim, que tem entrada gratuita e um território que se espalha por Bom Jardim, Urubici, Grão-Pará, Lauro Müller e Orleans.
Depois de respirar o ar puro da natureza e se encantar com os cânions de Bom Jardim da Serra, nada como encontrar um bom lugar para descansar. Confira as melhores opções de hospedagem da cidade, uma mais charmosa que a outra.
Que tal aproveitar a tranquilidade e a simplicidade de uma vida na fazenda? Essa é a proposta do hotel Santa Rita. Localizado na zona rural da Serra Catarinense, essa hospedagem ganha corações por causa de sua paisagem, do atendimento, da comidinha caseira e do clima aconchegante. Os quartos têm estilo rústico e são bastante agradáveis. Quanto ao lazer, por lá é possível fazer pesca esportiva e andar a cavalo.
Mais uma opção de hospedagem com clima de fazenda. No Laranjeiras Ecoturismo todos os quartos contam com televisão de tela plana, banheiro privativo e internet wi-fi. Se destacam a hospitalidade dos proprietários e a comida caseira servida no local. A propriedade fica perto dos cânions e conta com diversos animais, como carneiros e cavalos. As crianças vão adorar.
Publicidade
Muito mais do que uma boa hospedagem, o Rota dos Cânions é um ótimo local para quem procura por lazer. Entre as atividades oferecidas para os hóspedes estão passeios de quadriciclo, caminhadas e cavalgadas. Isso sem falar que a paisagem da Serra Catarinense já é um espetáculo por si só. O hotel oferece suítes e charmosos chalés com vista para o campo.
Se é por um lugar para se sentir em casa que você procura, nem precisa pesquisar mais. Com atendimento incrível feito pelos proprietários, essa pousada oferece todos os encantos da serra em um espaço com cada detalhe cuidadosamente planejado. Lareiras mantêm os ambientes aquecidos, o café da manhã é farto, a limpeza é muito impecável e as acomodações confortáveis. Apenas elogios.
Aventura ou descanso? Você pode curtir as duas coisas no Rio do Rastro Eco Resort. A estrutura do local conta com piscina, piscina aquecida, churrasqueira, terraço coberto e jardim. Entre as atividades propostas estão banho turco, canoagem, trilhas, pesca e equitação. Definitivamente, opções que atendem a todos os gostos. Os chalés são equipados com wi-fi, lareira, lençóis térmicos, televisão led e amenities Loccitane. Um luxo!
Além de aconchegantes, as hospedagens de Bom Jardim da Serra garantem ótimas experiências junto da natureza. Como não se sentir bem?
Seja um bom churrasco ou uma refeição típica serrana, não faltam boas opções de restaurantes para quem está visitando Bom Jardim da Serra.
O nome já entrega: esse estabelecimento fica nas alturas. Localizado no mirante da Serra do Rio do Rastro, o espaço é um mix de restaurante com cafeteria. Na hora do almoço há um buffet variado, com saladas, carnes e delícias típicas da região. O cardápio oferece boas opções de lanches, cafés e chocolate quente. O Mensageiro ainda conta com uma área que vende artigos artesanais, lembrancinhas, cervejas e vinhos.
Quando bater a fome durante o passeio na Serra do Rio do Rastro, não tenha dúvida: encontrará ótimas refeições no Empório Aparados da Serra. No auge do inverno, a pedida é se aquecer com as deliciosas sopas e caldos do cardápio. Também vale a pena experimentar algumas iguarias com ingredientes típicos, como paçoca de pinhão e rosquinhas de coalhada. Antes de ir embora, não deixe de conferir a lojinha com queijos, compotas e delícias locais.
Não se deixe enganar pelo nome “churrascaria”. Além do espeto corrido diário, o restaurante Tropeiro oferece buffet com grelhados de segunda a sexta e café colonial às sextas, sábados, domingos e feriados. O estabelecimento é ótimo para ir com a família e fica a 6 quilômetros do mirante da Serra do Rio do Rastro.
Um bom churrasco e uma vista de cair o queixo. Pra que mais? A Churrascaria Cascata da Serra encanta tanto pela sua variedade de carnes e pratos quentes quanto pelo lindo lugar em que está localizada. Aos finais de semana o restaurante é bem concorrido e pode ser necessário esperar por uma mesa.
Do espeto corrido ao caldinho, Bom Jardim da Serra agrada a todos os bolsos e paladares.
Sempre é uma ideia conferir as experiências de quem já esteve no local que você quer conhecer. Anote as dicas a seguir para organizar seu roteiro em Bom Jardim da Serra!
Os cânions de Bom Jardim da Serra estão entre suas mais lindas atrações, e aparecem em todo o seu esplendor já no comecinho do vídeo do SC Sem Fronteiras. As imagens são incríveis, vale o play.
A caminhada até o Cânion das Laranjeiras é considerada de leve a moderada, sendo que o percurso de ida e volta dá 3 horas. Se você quer conferir como é esse trajeto, basta apertar play no vídeo de Jesuelen Andrade.
Prepare-se para imagens de tirar o fôlego. O vídeo da Guartelá Filmes mostra o Cânion do Funil visto de cima. A combinação do céu azul com o verde dos cânions é incrível. Mais lindo que isso, só conferindo pessoalmente.
Quem curte fazer passeios diferentes vai gostar dessa proposta em Bom Jardim da Serra. A ideia é colher maçãs diretamente em um pomar e pagar pelo quilo colhido. Uma experiência gostosa em meio à natureza. Assista no vídeo.
Já pegou todas as dicas que precisava? É hora de começar a fazer as malas!
Será que você está preparado para todas as maravilhas de Bom Jardim da Serra? Prepare o coração: as imagens abaixo são fortes!
Está mais do que provado que esse é um destino completo e com paisagens capazes de tirar o fôlego, não é mesmo? Programe-se para conhecê-lo e desfrutar de todos os atrativos.
Que tal dar uma esticadinha na sua viagem pelas belezas de Santa Catarina? Urubici é uma cidade que fica pertinho de Bom Jardim da Serra e conta com belezas naturais impressionantes. Não deixe de conhecer!