Por Nicole Dias
Atualizado em 09.03.23
Um dos maiores destinos turísticos do mundo, a capital da Argentina tem muito a oferecer ao viajante. Música, gastronomia, arquitetura, cultura, natureza, história e política se encontram e encantam. Uma coisa é certa: quem já conhece Buenos Aires sempre deseja retornar.
Publicidade
Você está de viagem marcada para a terra natal do atual Papa? Então confira 35 atrações imperdíveis para curtir por lá. Separamos opções para todos os gostos, estilos e bolsos, desde passeios ao ar livre até agitadas programações noturnas.
Um dos bairros mais nobres e modernos de Buenos Aires, Puerto Madero é repleto de restaurantes e bares famosos. No Dique 3, vale a pena visitar o navio e museu “Fragata Sarmiento”, que foi um barco-escola da Armada. Para o almoço ou jantar, o Cabaña Las Lilas, Siga La Vaca e La Caballeriza costumam ser os locais mais escolhidos pelos turistas.
Criação do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a ponte foi concluída em 2001 e está localizada no Dique 3 em Puerto Madero. Através dela pode se atravessar o Rio de la Plata. O design da estrutura foi inspirado na imagem de um casal dançando tango. Dica: visite o local ao pôr do sol para fazer fotos incríveis.
Localizado no bairro de Palermo, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires conta com obras permanentes e uma interessante agenda de atrações culturais e exposições temporárias. Há quadros, desenhos, colagens e filmes, inclusive trabalhos de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Lygia Clark. No site é possível conferir o valor da entrada e horários de funcionamento. O Malba não abre as terças-feiras.
Quem gosta de passeios ao ar livre precisa conhecer o Jardim Japonês, que fica em Palermo. Aberto diariamente, das 10 às 18h, o local representa um parque do Japão, com lagos, pontes e diferentes espécies de plantas. Destaque para a colorida paisagem na primavera e no verão. A entrada é paga.
Situado no Parque Três de Fevereiro, o Rosedal reúne uma coleção maravilhosa de mais de 18.000 rosas. Em junho é a época de podas das roseiras e os jardineiros costumam presentear os visitantes com as flores. No local ainda há um lago e uma ponte que o atravessa.
Uma das áreas de lazer mais populares de Buenos Aires, os Bosques de Palermo compõem a área verde mais importante da cidade. Há vários parques públicos, lagos e muitas pessoas praticando esportes. O Planetário Galileu Galilei, aberto de terça a domingo, está em Palermo.
Se tem um café que você precisa visitar na capital portenha, esse é o Café Tortoni. O local, que parece ter parado no tempo devido ao incrível visual, já foi ponto de encontro de importantes pintores, escritores, jornalistas e músicos. Além do cardápio variado, vale conferir no site a agenda de eventos e shows.
Publicidade
Localizada na Rua Florida, trata-se de um dos shoppings mais movimentados de Buenos Aires. Tanto a fachada quanto o interior (destaque para o teto!) contam com uma beleza impressionante. Lá é possível encontrar lojas de marcas famosas, como Hugo Boss, Levis, Lâncome, L’Occitane e Chanel.
Todo domingo, o charmoso bairro de San Telmo recebe cerca de 10 mil visitantes. Esta grande feira ao ar livre reúne objetos artesanais, gastronomia e antiguidades. A dica é ir bem cedo, a partir das 10h, para aproveitar o passeio sem tumulto.
Tigre é uma cidade localizada a 30 km da capital. É possível chegar até ela de barco, que dura cerca de uma hora, saindo de Porto Madero, ou de trem, partindo da estação Retiro. É impossível não se impressionar com as belas casas à beira do rio, bem como um grande parque de diversões.
Uma coisa é certa: você passará pela 9 de Julio enquanto estiver em Buenos Aires. Vários pontos turísticos ficam pela região. Além disso, ela é considerada a avenida mais larga do mundo, tendo 140 metros de largura. No cruzamento com a Av. Corrientes está o Obelisco.
Cenário de importantes acontecimentos políticos, a Plaza de Mayo é cercada por edifícios históricos, como a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. Desde 1977, o local recebe reuniões das Madres de Plaza de Mayo, que tiveram filhos desaparecidos na última ditadura militar.
Principal casa de ópera de Buenos Aires, o teatro Colón impressiona tanto por sua estética quanto pela reconhecida acústica. Com forma de ferradura, a sala principal cumpre normas do teatro clássico italiano e francês. É possível fazer visitas guiadas no local.
Consiste em um museu único, com o acervo público mais importante do subcontinente. Mais de 12 mil peças compõem a coleção, com destaque para a arte argentina e europeia do século XIX. Com entrada gratuita, o Museu Nacional de Belas Artes fica fechado às segundas-feiras.
Estádio do Club Atlético Boca Juniors, La Bombonera fica no bairro La Boca. Tendo como nome oficial Alberto J. Armando, ex-presidente do clube, o estádio conta com um museu, uma loja de souvenirs e a excursão conduzida por guias, passando pelas arquibancadas, vestiários e cabines de imprensa.
Sim, um cemitério também pode ser ponto turístico! O curioso local que recebeu o nome do bairro onde está localizado é praticamente um museu a céu aberto. Ele é famoso principalmente pelas lápides, estátuas e túmulos de luxo pertencentes às nobres famílias argentinas. Algumas personalidades lá sepultadas são a ex primeira dama do país, Eva Perón, o escritor Adolfo Bioy Casares e Luis Federico Leloir, ganhador do Prêmio Nobel de Química.
Publicidade
Um dos mais conhecidos símbolos de Buenos Aires, consiste em uma escultura metálica situada na Plaza de las Naciones Unidas. A obra costumava abrir suas pétalas pela manhã e fechar de noite, mas atualmente encontra-se desativada — e sem previsão de conserto.
Corridas de cavalo fazem parte da história de Buenos Aires. Quem se interessa pela prática precisa conhecer o Hipódromo de Palermo. Com entrada gratuita, é possível conferir disputas todas as semanas. No site do hipódromo há um calendário com os horários e dias de evento.
Passeio imperdível para os apaixonados por leitura, a Ateneu é considerada uma das livrarias mais lindas do mundo. Os mais de 120 mil livros estão dispostos em um espaço que costumava ser um teatro. Ou seja, é possível conferir livros em varandas originais, se encantar pelas cortinas de veludo e tomar café no palco.
Para quem quer conferir a cidade de cima, o mirante do Palácio Barolo — que já foi considerado o prédio mais alto da América do Sul — é uma boa opção. As visitas guiadas, que devem ser reservadas com antecedência, ocorrem de segunda a sábado.
Mesmo não curtindo política, quem ama arquitetura não pode deixar de andar ao redor do Congresso Nacional Argentino. O local é rodeado por esculturas, além de conter uma praça bem cuidada, além de ser considerado o quilômetro zero de Buenos Aires. As visitas com guia não custam nada!
Mais um daqueles passeios gratuitos que amamos. O Jardim Botânico de Buenos Aire é ideal para quem quer apreciar a natureza e fazer uma breve caminhada. A área verde tem 5 hectares e conta com mais 5.500 espécies de plantas de várias partes do mundo.
Discos de vinil, antiguidades, temperos saborosos e cafés exóticos. Tudo isso e muito mais pode ser encontrado no Mercado de San Telmo, que foi inaugurado em fevereiro de 1897. O local está aberto todos os dias, sendo domingo o dia de maior movimento.
Nem só de empanadas e vinhos se faz a culinária de Buenos Aires. A pizza argentina é famosa, e é na Av. Corrientes que estão algumas das mais populares pizzarias. Destaque para Las Cuartetas, El Palacio de la Pizza, Guerrín e Pizzería La Rey. Não deixe de provar a fugazzeta, com muito queijo e cebola.
Uma mistura de dança, música e acrobacias, o espetáculo Fuerza Bruta já passou por vários países e é sucesso de público e crítica. Com ingressos que custam a partir de 350 pesos, o espetáculo é realizado de quarta-feira a domingo no Centro Cultural Recoleta. Os ingressos devem ser comprados com antecedência de pelo menos uma semana.
A maior biblioteca da Argentina está localizada no bairro da Recoleta e consiste em uma das fontes bibliográficas mais importantes das Américas. O acervo conta com mais de 2 milhões de obras, algumas delas verdadeiras preciosidades. O prédio que abriga a biblioteca é emblemático e chama a atenção por seu estilo diferenciado.
Para os baladeiros de plantão, o bairro de Palermo é o mais animado na parte da noite. Não faltam opções de barzinhos e festas. Uma dica bacana para quem quer conhecer vários lugares diferentes no mesmo dia é o Pub Crawl, uma verdadeira maratona de bar em bar. Saiba mais no site.
Assim como a feira de San Telmo, Mataderos também ocorre aos domingos. O local, no entanto, é bastante afastado: está na periferia oeste de BsAs. Há danças na rua, comidas regionais e barraquinhas de artesanato. A feira vai das 11h às 18h e comemora as tradições gaúchas.
Conhecido como o cemitério dos tangueiros, o Chacarita foi fundado em 1871, tem uma área de 95 hectares e mais de 100 mil sepulturas embaixo da terra. É lá que estão depositados os restos mortais do cantor Carlos Gardel.
No bairro de Belgrano está localizado o Chinatown porteño, que é pequenino, mas muito interessante. As quadras são tomadas por restaurantes, supermercados e comércio de origem chinesa, taiwanesa e japonesa. O intercâmbio cultural é intenso.
Ir para Buenos Aires e não conferir um show de tango é como ir ao Rio de Janeiro e não admirar o Cristo Redentor. Portanto, reserve uma noite para se deixar levar pelo ritmo e pela dança. Alguns dos lugares mais procurados pelos turistas para ver shows são o Café Tortoni, Señor Tango, Madero Tango, Esquina Carlos Gardel e Tango Porteño.
Dez quarteirões repletos de pontos turísticos, lojinhas de presentes, atrações de rua e casas de câmbio. A Calle Florida é um bom espaço para fazer compras e as lojas costumam fechar por volta das 20h. Como o movimento de pessoas é grande, a dica é cuidar bem dos seus pertences enquanto passeia por lá.
Localizado no coração do bairro de La Boca, o Caminito é marcado por suas casinhas coloridas. Há muitas lojinhas e dançarinos de tango pelas ruas, que tiram fotos com os turistas. Embora o bairro La Boca seja considerado mais perigoso, a área movimentada do Caminito é mais segura. A recomendação é não visitar o local à noite.
Muito famoso em várias partes do mundo, o Hard Rock Café dispensa comentários. Localizado no shopping Buenos Aires Design, na Recoleta, é uma boa opção para quem gosta de bons lanches e um ambiente descolado. No andar de baixo há uma loja com roupas, canecas e diversos acessórios com o logotipo Hard Rock Café.
Um dos melhores restaurantes de Buenos Aires, o La Cabrera é indicado para quem quer viver a experiência de provar a verdadeira parilla argentina. Funciona desde 2002 e está localizado em Palermo. O número de mesas é reduzido, então é interessante fazer reserva.
Tem mais alguma dica imperdível sobre Buenos Aires? Coloque nos comentários e ajude outros viajantes!