Por Mercia Souza Fagundes
Em 20.01.22
Cachoeira – Bahia é o destino perfeito para quem procura um lugar tranquilo e se interessa pela história do Brasil. Visitar a cidade que foi tombada por seu conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX em estilo barroco e neoclássico faz qualquer um pensar que está visitando, de fato, uma outra época. Confira a seguir atividades e dicas para esse destino.
Publicidade
A cidade de Cachoeira fica localizada às margens do rio Paraguaçu, a 130 km de Salvador. Considerada um importante Patrimônio Nacional, Cachoeira é conhecida como uma das cidades brasileiras que mais preservou a sua identidade cultural e histórica com o passar do tempo.
O aeroporto mais próximo de Cachoeira fica em Salvador, e para chegar até a cidade o turista pode seguir de ônibus ou alugar um carro. Os ônibus com destino à Cachoeira saem a cada uma hora da rodoviária de Salvador. Mas para quem optar por ir de carro, basta seguir pela BR-420 e pela BR-324.
Vale salientar que o ônibus custa R$ 32 e leva cerca de 2h para chegar ao destino final. Além disso, o visitante que for de carro próprio ainda pode conhecer as cidades vizinhas, como Maragogipe, São Félix, Muritiba e Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Veloso.
Conhecida como Cidade Monumento Nacional, Cachoeira é considerada pioneira no movimento de independência do Brasil. Foi de lá que partiram as lutas armadas contra os portugueses no século XIX, em busca da independência. Os primeiros gritos de revolta contra a opressão lusitana também começaram a aparecer na cidade de Cachoeira.
Em pouco tempo surgiram batalhões patrióticos liderados por figuras importantes como o Barão de Belém, Rodrigo Antônio Falcão Brandão, Maria Quitéria de Jesus conhecida como mulher-soldado, e muitas outras que são muito importantes para a história nacional. Cachoeira comemora no dia 25 de junho de 1822 o início das lutas que resultaram na Independência da Bahia.
Cachoeira é uma cidade que agrada a muitos gostos. Se você gosta de cultura, certamente vai gostar de visitá-la durante a festa da Boa Morte ou durante a Flica (Festival de Literatura). Mas se prefere descansar, vai amar tomar um banho de rio ou fotografar as ruínas e casas coloniais. Ficou animado? Então confira as outras atrações.
Publicidade
Localizado no Povoado de São Francisco do Paraguaçu, o convento foi construído entre os anos de 1660 e 1686. É um verdadeiro passeio histórico com uma vista incrível para o Rio Paraguaçu. De arquitetura barroca, o lugar ficou nacionalmente conhecido por ter sido parte do cenário da novela Velho Chico da Rede Globo.
A Ponte Imperial Dom Pedro II é um importante ponto turístico da cidade e um dos principais cartões-postais do Recôncavo Baiano. Fundada em 1885, a ponte faz a ligação dos municípios de Cachoeira e São Félix. Vale a pena visitar o local que fica às margens do Rio Paraguaçu e fazer aquela foto maravilhosa.
A igreja foi fundada em 1691 e possui uma beleza majestosa que encanta todos os seus visitantes. O interior da construção é revestido com talha dourada e com azulejos portugueses que fazem a representação de cenas da bíblia. No teto, há diversas pinturas que representam a espiritualidade carmelita e vários santos pertencentes à ordem.
Visitar o Museu Regional de Cachoeira é como fazer uma viagem no tempo e na história do Brasil. Localizado no centro de Cachoeira, o museu possui mobiliário antigo, fotografias, e diversos artefatos históricos que remetem à época do Brasil Império. Além de tudo isso é um ótimo passeio para conhecer mais sobre as riquezas culturais do Recôncavo Baiano.
Além de ser uma referência histórica, a cidade também é conhecida por oferecer os melhores licores do Brasil. Na Casa do Licor você pode encontrar diversas opções para experimentar a bebida que está tão presente na cultura local. Lá os licores são preparados artesanalmente e tem até alguns sabores exclusivos, como, por exemplo, o licor de banana.
Inaugurada em 1873 pelo alemão Gerhald Dannemann, a principal fábrica de charutos de Cachoeira produz charutos de altíssima qualidade. Eles são confeccionados de maneira artesanal por mulheres que transmitem o seu conhecimento de geração a geração e são comparados até mesmo com os charutos cubanos. Neste passeio, os turistas acompanham uma visita guiada que apresenta o processo de fabricação dos charutos, desde a semente até o produto final.
Visitar Cachoeira é realmente fazer uma viagem no tempo, não é mesmo? Além disso, o destino é perfeito para quem quer fazer uma viagem diferente e conhecer mais sobre a cultura local e sobre a história nacional.
Confira a seguir algumas dicas de viagem para curtir ao máximo a sua experiência em Cachoeira.
Com estas dicas você certamente irá se organizar melhor e curtir ainda mais a sua viagem!
Publicidade
A cidade é bem hospitaleira e possui boas opções de hospedagem. Certifique-se apenas de verificar os serviços oferecidos e que eles estejam de acordo com a suas expectativas.
Veja a seguir algumas fotos que irão fazer você se apaixonar por Cachoeira e querer preparar as suas malas agora mesmo.
E aí, que tal conhecer esse destino? Então se você gostou de conhecer esse pedacinho da Bahia conheça também 7 programas imperdíveis para curtir em Itabuna e aproveite para atualizar agora mesmo o seu roteiro de viagem!