Por Nicole Dias
Se é por um bom café que você procura, ficará bastante satisfeito com as opções presentes na capital paulista. Não faltam boas cafeterias em São Paulo, em todos os bairros, da zona norte até a zona sul. Que tal fazer um tour pelas cafeterias e escolher a sua favorita?
Publicidade
O KOF é inspirado no mundo do ciclismo. Por lá, além de se deliciar com cafés, cervejas, sanduíches e doces, você pode comprar acessórios para bikes. Há diferentes opções veganas no cardápio – vale a pena experimentar o cappuccino com leite vegetal. O King Of The Fork fica aberto de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados das 9h às 18h.
Para quem procura pelas melhores opções de cafeterias na zona sul, fica a dica: o Kofi & Co é um charme. O ambiente é agradável e a comida é bem gostosa, sendo que o brunch se destaca. Os cafés especiais são o carro-chefe da casa! Aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos finais de semana das 8h30 às 18h30.
Localizado na Vila Madalena, o Coffee Lab está na moda e não é por acaso. O ambiente é todo moderninho e alto astral, enquanto a apresentação dos pratos e cafés é um diferencial. Nos dias quentes, não deixe de experimentar o sorvete de café. O espaço também oferece cursos e workshops. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 18h, sábados e domingos das 9h às 19h.
Para quem julga um lugar pela sua decoração, o Spot Urbano é um prato cheio. O ambiente é charmoso, com uma pitada industrial e detalhes coloridos. A casa oferece cafés especiais de várias partes do mundo, cervejas artesanais, drinks bem elaborados e um menu executivo no almoço que dá água na boca. Aberto de terça a domingo a partir das 12h.
Geralmente lotado, o Café Girondino é um clássico da região central de São Paulo. O cardápio conta com opções para todas as horas do dia, do café ao happy hour. O bolo de cenoura com calda de chocolate é uma ótima pedida para um lanche. O Café Girondino funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 22h, sábados das 8h às 20h e domingos das 8h às 18h.
Localizado na Consolação, o Urbe é um lugar que os apaixonados por café precisam conhecer. Embora o ambiente cool seja um grande atrativo, o destaque fica por conta do menu. Há cafés clássicos, cafés gelados e shakes, além de coquetéis, comidinhas, petiscos, sanduíches e saladas. Aberto todos os dias. Aos sábados, domingos e feriados, ocorre o brunch das 9h às 15h.
Tendo à frente da cozinha a chef Helena Rizzo, essa padaria do Grupo Maní tem um charmoso ambiente que parece um pedacinho da roça no meio da cidade. A gastronomia é baseada em memórias afetivas: pão caseiro de fermentação natural, ovos mexidos, iogurtes e tapiocas são algumas das opções do cardápio. Aberto de segunda a sexta das 7h30 às 19h30, sábados até às 17h30 e domingos até 16h.
Com endereço no Itaim, Jardins e no aeroporto de Guarulhos, a padaria Mr. Baker prioriza produtos orgânicos. O cardápio surpreende pela variedade – aperitivos, saladas, sanduíches, pizzas, focaccias e muito mais. Os pães artesanais são o carro-chefe da casa, bem como os bolos e quiches sem glúten. Todos os dias o local oferece o café da manhã completo, uma ótima opção para começar o dia.
Publicidade
Com várias unidades espalhadas por São Paulo, o Octávio Café possui um menu diferenciado com foco nos cafés. O blend base das bebidas servidas na casa é feito com grãos da espécie arábica que são produzidos em fazendas próprias. O Octavio Café da Faria Lima é uma boa escolha para reuniões de negócios. No OCT – Centro de Treinamento Octavio Café – são ministrados diferentes cursos relacionados ao café.
Aconchegante, o Habitual é perfeito para um café ou lanche sem pressa. No cardápio, iguarias inspiradas na culinária mediterrânea agradam até os paladares mais exigentes. Hash de batata doce, couve-flor e chouriço português com ovo frito, muffin de tangerina e cheesecake de limão siciliano são algumas das opções. O Habitual dos Jardins funciona todos os dias, das 8h às 18h, e aos finais de semana e feriados das 9h às 18h.
Um pequeno oásis verde no centrão de São Paulo: é assim que o próprio Jardin do Centro se descreve. O local, que é uma mistura de cafeteria com loja de plantas, é um charme. O menu conta com opções bem selecionadas, com doces, salgados e bebidas. Há diferentes delícias veganas, como o kibe de soja e a torta de chocolate. Faça um lanche e aproveite para levar uma plantinha para casa!
Pet friendly, o Freak Café é um espaço agradável e ideal para ir sem pressa. O cardápio é variado e tem pratos como tostex de queijo, rúcula e mel e tostada de presunto cru com abacate. Se o dia estiver bonito, escolha sentar na área externa. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 19h, sábados das 8h30 às 18h30 e domingos das 8h30 às 14h (fechado no último domingo do mês).
Bem alternativo e descolado, o Por um Punhado de Dólares tem uma pegada política inclinada à esquerda. Diferentes frases e adesivos compõem a decoração do lugar. Os pedidos são feitos diretamente no balcão e é possível escolher entre café expresso, coado ou prensa francesa. Pão de queijo, pão na chapa e bolo de cenoura são boas pedidas para acompanhar o cafezinho.
Com endereço nos bairros de Itaim Bibi, Pinheiros e Bom Retiro, o Um Coffee Co. é o local certo para apreciadores de cafés especiais. O preparo das bebidas começa na escolha dos melhores grãos até a torra de alta tecnologia. O resultado? A xícara perfeita para degustar. Na matriz, localizada no Bom Retiro, fica o centro da Um Coffee Academy, com programas educacionais para coffee lovers que buscam certificação.
Com franquias em São Paulo, no Rio de Janeiro e até fora do Brasil, o Sofá Café combina o melhor de dois mundos: guloseimas dignas de uma boa cafeteria com o conforto de se sentir em casa. O café da manhã por lá é muito gostoso, enquanto para almoço e lanche há um cardápio com saladas, tortas, omeletes, crepiocas, massas, sanduíches e caldos. Experimente o latte coconut e não se arrependa.
Depois do café, que tal passear um pouco por SP? Não deixe de conferir esta lista de parques em São Paulo para você se divertir ao ar livre.
Publicidade