Por Bárbara Costa
Atualizado em 17.04.23
Campos do Jordão fica no interior de São Paulo, em meio à Serra da Mantiqueira, e é um destino bastante disputado no inverno brasileiro. Mas a cidade tem opções de museus, jardins, ecoturismo, cachoeiras e outros pontos turísticos que podem ser visitadas durante todo o ano. Quais lugares de Campos do Jordão valem ser conhecidos? A seguir, descubra o que incluir no seu passeio e como curtir essa cidade encantadora!
Publicidade
Índice do conteúdo:
Campos do Jordão reúne atrações naturais, históricas e de arte, com opções para gostos variados. Confira quais pontos turísticos não podem ficar de fora do seu roteiro!
Nos 60 mil m² de parque, há 26 jardins e 700 espécies de plantas para serem contempladas pelo público. O local (inspirado nos jardins da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá) atrai, desde 2007, desde turistas até pessoas da área de paisagismo e botânica. Se você quer relaxar e apreciar a natureza, não deixe de ir!
O Museu Felícia Leirner reúne obras de arte da artista de mesmo nome e o auditório Cláudio Santoro. São 85 esculturas em bronze, cimento branco e granito, que retratam as formas da natureza e se dividem entre cinco fases. Já o auditório, com capacidade para 814 espectadores, é sede do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e recebe atrações musicais durante todo o ano.
O Palácio Boa Vista ocupa uma área de aproximadamente 3 mil m² e conta com 105 cômodos, divididos por 35 ambientes. Além de residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo, o local funciona como museu: há cerca de duas mil peças de mobiliário, pinturas e esculturas que datam dos séculos XVII ao XX. A casa também abriga uma imponente coleção de arte sacra e obras da arte moderna brasileira.
A Pedra do Baú fica a 1.9564 metros de altitude, na vizinha São Bento do Sapucaí (a menos de 40 km de distância), e costuma atrair os visitantes de Campos do Jordão interessados em contemplar a deslumbrante Serra da Mantiqueira. O local também é ponto para voos de asa-delta, mountain bike e escaladas. Quem não tem preparo suficiente para subir a pedra pode visitar o Bauzinho, que requer apenas 10 minutos de caminhada.
A Casa da Xilogravura está em funcionamento há mais de 30 anos e abriga também a sede da Editora Mantiqueira. Seu acervo conta com gravuras impressas sobre papel (a partir de matrizes entalhadas em madeira) de mais de mil artistas. O local oferece, ainda, uma biblioteca especializada, um ateliê xiolográfico, oficinas tipográficas e eventos culturais.
Essa aconchegante casa é rodeada por um lindo bosque e morada das monjas beneditinas da região. O espaço também conta com uma loja, onde são vendidos os artesanatos, as colagens, as pirogravuras e as deliciosas iguarias (pães, geleias, bolos) produzidas pelas próprias pessoas que lá residem. O Recital de Canto Gregoriano é bastante conhecido na região e atrai interessados aos finais de tarde.
Publicidade
Passear pela Estação Emílio Ribas fará você voltar ao tempo em que o único meio de transporte para chegar ou sair de Campos do Jordão era o trem. Atualmente, o espaço conta com um playground para as crianças se divertirem, um lago e lojas de artesanato. Além disso, é de lá que saem os passeios de bonde turístico e o teleférico que leva ao Morro do Elefante.
A Cachoeira do Lageado fica no município vizinho de Santo Antônio do Pinhal, mas faz parte da rota turística de Campos do Jordão. Se você quer um dia agradável e relaxante em meio à natureza, não pode deixar de conhecê-la. O acesso é fácil, com uma pequena trilha, e a infraestrutura conta com banheiros e área de piquenique.
O local abriga um número próximo de 35 espécies de borboletas e é um dos poucos borboletários abertos à visitação no país. Fazendo um passeio por lá, você aprende sobre o ciclo de vida do animal e tem a chance de observar de perto suas diferentes cores e formas. Trata-se de um ótimo lugar para levar toda a família e tirar belas fotos!
A Praça São Benedito é o ponto mais agitado do bairro Vila Capivari e pode ser considerada o centro turístico de Campos do Jordão. Além da igreja de mesmo nome (e da famosa concha acústica que abriga), há lojas, restaurantes e uma deliciosa chocolateria e a galeria da cervejaria Baden Baden por lá. Ou seja: é uma parada obrigatória!
Viu só como os pontos turísticos de Campos do Jordão são encantadores e agradam a todos os gostos?
Depois de ver mais imagens dessa bela cidade, vai ser difícil não arrumar as malas agora mesmo. Preparado?
Seja para curtir o friozinho de uma cidade aconchegante, desbravar a Serra da Mantiqueira ou aproximar-se das artes, os pontos turísticos de Campos do Jordão são imperdíveis. E você, quando vai visitá-los?