Por Sheila Almendros
Localizado no interior do Paraná, Carambeí é um município que pertence à região dos Campos Gerais e que atrai a atenção dos turistas por sua atmosfera bucólica e histórica. A cidade ainda conta com um charmoso parque, que fica bastante movimentado principalmente perto do Natal e durante os festivais promovidos pelo local. A seguir, saiba mais sobre esse destino:
Publicidade
Para viajantes partindo de Curitiba de carro, o percurso é iniciado na BR 277, sentido Ponta Grossa, passando depois pela BR 376 e PR 151. São 138 km de distância da capital, percorridos em 2h de viagem.
O nome Carambeí tem origem indígena no tupi-guarani e significa “rio das tartarugas”, mas a história da cidade gira muito mais em torno de sua colonização do que de seu nome. Quando os primeiros imigrantes holandeses chegaram ao município, em 1912, o local estabeleceu um forte laço com as atividades de agricultura e pecuária na Fazenda Carambehy.
Aos poucos, a população foi se expandindo até Castrolanda e, em meados de 1951, Campos Gerais e arredores ganharam sua primeira colônia holandesa oficial. Essa história pode ser conhecida de perto na principal atração da cidade: o Parque Histórico de Carambeí.
Os 100 mil metros quadrados que integram o complexo museológico do Parque Histórico de Carambeí reproduzem o estilo arquitetônico e a vida do colono no início do século XX, além das experiências que moldaram o município. As alas temáticas ao ar livre são uma linda memória dos imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da cidade. Conheça as principais atividades realizadas durante o ano:
Com início na segunda quinzena de novembro, o Especial de Natal do Parque de Carambeí é muito popular entre os turistas e moradores da cidade. Apresenta uma vasta programação com decoração temática, apresentações de grupos teatrais e musicais, passeio noturno, praça de alimentação especial, entre outros diferenciais. Os ingressos são cobrados à parte da entrada do parque.
Em datas festivas, a encenação do cotidiano dos imigrantes é realizada no Parque Histórico de Carambeí, precisamente na Vila Histórica. A antiga Colônia Carambehy das décadas de 1930 e 1950 é revivida na ala museal, sempre às 15h. O visitante certamente se sentirá em uma perfeita viagem no tempo pelo interior do Paraná.
Publicidade
Aproveite o meio da semana para visitar gratuitamente o Parque histórico de Carambeí. O museu a céu aberto pode ser visitado livremente, sem tour guiado, das 11h às 18h. Entre em contato com a Associação Parque Histórico de Carambeí pelo telefone (42)3131-5063 para mais informações.
Realizado pelo Parque Histórico em parceria com a Prefeitura Municipal no mês de outubro, o Festival de Tortas tem entrada gratuita e uma atmosfera gastronômica medieval (e deliciosa, diga-se de passagem). Você poderá experimentar a torta Bárbara (recheada com pernil suíno, bacon e especiarias), a torta Valquíria (de frutas vermelhas assadas), a torta Santiago (feita com amêndoas), entre outras delícias.
Realizada no mês de março, a Festa dos Imigrantes celebra a diversidade cultural herdada pelos imigrantes que se estabeleceram na região, com muita dança, música, arte e gastronomia. A vasta programação é iniciada às 11h30 e vai até as 20h30, com diversas apresentações musicais, folclóricas e teatrais. A entrada é gratuita.
Realizado no meio do ano, o Arraiá do Parque conta com uma programação recheada de música, dança, jogos e fogueira para todas as idades. A entrada e o estacionamento são gratuitos, e a família inteira poderá se divertir na festa e se deliciar com as gostosuras típicas da comemoração.
Você poderá curtir o museu aberto, os jardins, o zoológico e os restaurantes do Parque Carambeí com entrada por R$ 20 para adultos e R$ 10 para estudantes. Pessoas acima de 60 anos, crianças até 6 anos, munícipes e acompanhantes de pessoas com deficiência entram de graça.
Abaixo, selecionamos ótimas opções de hospedagem no município e na região. Escolha a melhor dentro de suas expectativas e orçamento:
Já escolheu sua sugestão favorita? Em todas elas, os momentos relaxantes depois de cada dia de passeio serão garantidos!
Agora, que tal ver belos registros do município e de suas atrações? Alimente sua ansiedade para fazer as malas conferindo as imagens a seguir:
Gostou das nossas dicas sobre esse destino? Aproveite para se surpreender também com as praias do Paraná que merecem a sua visita.
Publicidade