Por Sheila Almendros
Atualizado em 30.09.22
A pequena cidade litorânea de Caravelas, na Bahia, é um destino bastante procurado por viajantes que praticam mergulho. Sua infraestrutura, formada por ótimos hotéis e restaurantes, chama a atenção de todos os tipos de turistas. E para você saber como aproveitar ao máximo este local, que tal conferir as dicas a seguir?
Publicidade
Caravelas fica no litoral sul do estado baiano. Para chegar até lá partindo do sul da Bahia, você pegará a BR 101 com destino a Teixeira de Freitas. Chegando ao trevo, basta continuar pela BA 290 e seguir as orientações das placas para Alcobaça e, em seguida, para Caravelas.
Partindo do norte do estado, ou até mesmo de Salvador, você pegará a BR 101 para Itamaraju e, de lá, siga as placas para Prado. Depois, é só pegar a BA 489 até Alcobaça e seguir as orientações da estrada novamente.
Caravelas foi uma das primeiras regiões a serem visitadas pelos navegadores, em 1503, mas foi fundada oficialmente em 1581, tornando-se um município em 1700. A cidade foi o principal motivo de combate entre Portugal e o Brasil em 1823, durante a Guerra da Independência. Atualmente, é um dos pontos turísticos conhecidos como ponto de partida para Abrolhos.
Quer conhecer os melhores passeios para fazer em Caravelas? Tome nota das principais atrações da cidade e da região:
O Parque de Abrolhos é a principal atração de Caravelas e, além de um ponto turístico importante por sua missão, também é um dos maiores movimentadores da economia da cidade. O local abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul e vale a visita durante todo o ano, principalmente durante a temporada das baleias-jubartes – famosa pela reprodução e amamentação da espécie nas águas quentes do local.
Localizada na Barra, a Praia do Grauçá é uma das maiores praias de Caravelas e abriga as principais festas anuais da cidade: o Réveillon e o CarnaBarra. Muitos eventos esportivos também acontecem nessa orla, como torneios regionais de vôlei de praia e futebol de areia. A infraestrutura é completa, com centenas de hotéis no entorno, e muitos turistas marcam presença constantemente no local.
Publicidade
Não deixe de visitar e fotografar as construções coloniais datadas do século XIX, em estilo art nouveau, além das casinhas antigas com azulejos de Macau em suas fachadas. O passeio pelo centro histórico pode começar pelas ruas Sete de Setembro e Barão do Rio Branco, passando pelas praças com sobrados que dividem espaço com a Igreja Matriz de Santo Antônio e Igreja Santa Ifigênia. Você se encantará com o cenário!
A praia do Quitongo é uma praia fluvial localizada na margem esquerda do Rio Caravelas. No início do século passado, o local abrigava uma plantação de algodão e mandioca, pertencente aos 13 moradores que por ali viviam. Hoje, além de ser uma praia praticamente selvagem, também sedia o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Essa praia bem escondida preserva muito da Mata Atlântica e, para acessá-la, é necessário pegar uma estrada de terra. Durante o verão, ela é uma das praias mais agitadas de Caravelas, mas, na baixa temporada, o sossego é garantido. Há poucas barracas, mas atendem bem os visitantes, com um cardápio caprichado de petiscos e pratos frescos. Um passeio para toda a família!
Visitar Caravelas é uma mistura de viagem no tempo com uma bela dose de ecoturismo. Não deixe de conhecer as praias, a natureza e toda a história que a cidade tem para contar.
Para seu roteiro ficar completo, escolha a dedo a hospedagem perfeita para a sua viagem. Confira ótimas sugestões:
Gostou das opções? Agora, é só escolher qual delas tem mais a ver com o seu estilo de viagem!
Os vídeos a seguir são mais um aperitivo para você ficar com vontade de fazer as malas rumo a Caravelas. Acompanhe:
Conheça Caravelas de cima, com registros incríveis de um drone: partindo da vila dos pescadores, sobrevoando toda a margem do rio e terminando a viagem no centro histórico da cidade.
Publicidade
Conheça toda a simplicidade e charme de Caravelas, sua população, os pontos turísticos e a rotina desse ponto de partida para o Parque de Abrolhos.
Nesse vlog, você entenderá por que visitar Abrolhos na época das jubartes se torna tão especial – os registros são emocionantes!
Sentiu como Caravelas vai ganhar seu coração fácil fácil? Comece já a planejar sua viagem para esse paraíso!
Já que uma imagem diz mais que mil palavras, que tal conferir cliques incríveis de Caravelas publicados no Instagram? Olha só:
O que achou das atrações de Caravelas? Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Abrolhos e saiba como curtir o arquipélago da melhor maneira.