Por Maria Beatriz Guilhermetti
Atualizado em 06.04.23
Quem nunca sonhou em ver um castelo de verdade, ao vivo e a cores? E mais ainda: poder andar por ele, respirar sua história e tirar muitas fotos… Parece coisa de filme, mas é possível! Você pode fazer tudo isso na cidade de Carcassonne, lá na França.
Publicidade
Despertamos a vontade de viver esse conto medieval em você? Então é hora de agarrar a oportunidade e ir conhecer esse lugar pra lá de incrível. Confira o guia que preparamos para a sua visita ser mais do que completa e especial!
Carcassone fica no sul da França e é dividida em duas partes: a La Cité ou cidade alta, onde se encontra as muralhas; e a La Bastide ou cidade baixa, a parte residencial e mais atual. Carcassonne conta com mais ou menos 45.996 habitantes (2015) e pertence ao topo de uma colina, perto da fronteira com a Espanha e próxima a outras cidades francesas, como Toulouse (aproximadamente 90km), por exemplo. As temperaturas variam de 3 a 34ºC durante o ano e em geral, o clima é ensolarado. Quanto ao fuso horário, Carcassonne está a 5 horas a frente do horário de Brasília.
Carcassonne é considerada a cidade medieval mais fortificada da Europa toda, além de também a mais conservada. Seus castelos têm aproximadamente 3 mil anos e foram construídos para defesa contra o ataque dos normandos. A aura histórica e cultural de Carcassonne rendeu para a cidade o status de patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO.
Seu nome tem relação com Dame Carcas e veio de uma história mitológica. Segundo o conto, a princesa deu fim à guerra entre seu povo e Charles Magno. Quando venceu, Dame Carcas tocou os sinos da cidade; sonne significa som, por isso o lugar foi batizado de Carcassonne, literalmente “Carcas soa”.
Uma cidade tão cheia de história com certeza tem muito a oferecer na hora de visitá-la. Se você não sabe por onde começar a experimentar cada pedacinho desse mundo medieval, nós te ajudamos! Confira abaixo uma lista com os lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro:
Visitar o castelo que dá fama a cidade é, sem dúvidas, uma atividade obrigatória durante sua estadia em Carcassonne.
Publicidade
Fazer uma parada nesta igreja vai ser de esquentar o coração para quem ama arquitetura. A Basílica de Saint Nazaire mistura os estilos arquitetônicos gótico e romano e é cheia de vitrais coloridos.
Essa é uma dica especial que vai dar um toque mágico a sua estadia em Carcassone. Reserve um tempo extra e tire a noite para andar pelas ruas da cidade com calma. As ruelas da cité e as muralhas ficam iluminadas, dando uma aura única ao lugar. Aproveite esse momento!
Impossível estar em Carcassonne e não entrar de cabeça na história da cidade. Por isso, visitar o Museu da Inquisição é obrigatório para sua viagem. Lá, você pode conhecer mais sobre a época medieval, inclusive ver a reprodução das cenas de tortura daquele tempo.
O Portal dos Jacobinos é uma das entradas medievais que dão para a La Bastide (parte residencial de Carcassonne). O Portal dá início a uma rua, que leva até o Canal du Midi e acaba na estação de metrô da cidade. A rua é repleta de lojas e super agradável para uma caminhada durante o dia.
Que tal aproveitar o passeio pelo Portal dos Jacobinos e seguir a rua até o rio mais famoso e importante do país? O Canal du Midi também possui pontes que vão deixar suas fotos com um cenário de tirar o fôlego!
O famoso festival que movimenta a cidade atrai turistas do mundo todo. Acontece todos os anos nos mês de julho e conta com shows de grandes artistas. Em caso de ida para Carcassonne nesse período, é proibido faltar neste evento! O Viajali adverte: caso perca o festival, efeitos colaterais como arrependimento podem ser sentidos.
Passeio ideal para quem ama arte e não abre mão de conhecer de perto as obras de outras países. O museu possui pinturas e cerâmicas europeias desde o século XVII até os dias atuais.
Apenas a 10 minutos de carro da cidade, é possível pisar os pés em pequeno paraíso dentro de Carcassonne. O lago de Cavayère conta com 3 praias, com uma faixa de areia perfeita para aproveitar para tomar um sol ou brincar com as crianças. Além disso, durante o verão acontecem diversas atividades de lazer. O estacionamento é gratuito e o local possui área para piquenique a vontade!
Uma dica: que tal aproveitar a atmosfera artística que a França tem para ver uma peça de teatro? E de quebra, conhecer o lindo espaço do Theatre Jean Alary. Confira as atrações no site!
Publicidade
Localizada no coração da cidade, a Praça Carnot é muito animada e cheia de restaurantes, ideal para quem não deixa de degustar bons pratos onde quer que vá. Além disso, a praça também é palco de uma feira que acontece semanalmente, onde se pode encontrar frutas, verduras, legumes e flores.
Para os baladeiros de plantão, nada de deixar passar batido uma noitada francesa. O Le Cafe de Nuit é uma balada agitada da cidade e já no meio da semana está rolando festa!
Se lembra da história da tal Dame Carcas que de deu nome a cidade? Então, existe uma grande estátua da princesa na Porte Narbonnaise, uma das entradas para os castelos! Vale a pena parar por alguns minutos e observar a obra.
Pronto! Com essa lista turbinada com os lugares que você não pode deixar de visitar, sua viagem para Carcassonne vai ser inesquecível. Mas além dessas dicas, não perca a oportunidade de explorar cada cantinho da cidade pois, como é pequena, em dois ou três dias é possível descobri-la por inteiro.
Carcassonne atrai muitos turistas que viajam para lá no estilo “bate-volta”, já que fica bem perto de outras cidades francesas. Mas se você pretende aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer, vai precisar de um cantinho ideal para descansar. Confira as melhores opções de hotéis a seguir.
Pra quem não abre mão de praticidade e conforto, o hotel Ibis Style é o seu lugar. O local é todo moderno, com decorações temáticas medievais e conta com um plus: possui academia e piscina. Fica próximo a pontos turísticos e é uma acomodação de caráter mais familiar. Então, se vai viajar com os filhos, é uma opção a se considerar!
Você procura um lugar que fique ao lado das muralhas, confortável e chique? Então acabou de encontrar! O Mercure Carcassone fica no centro da cidade e ainda tem um toque especial: tem vista para o castelo, que fica mais mágico ainda durante a noite com tudo iluminado.
Opção excelente para quem não abre mão do luxo e conforto total em uma viagem. O Hôtel du Château & Spa fica praticamente na entrada da cidade medieval e é a melhor opção para quem não quer medir esforços para se hospedar com tudo o que tem direito, inclusive uma ótima localização.
O que não falta em Carcassonne são opções de todos os tipos e preços para se hospedar. Aproveite nossas dicas e se planeje para aproveitar a cidade do melhor modo possível.
Vamos combinar, nem só de paisagens e lugares bonitos se faz uma viagem, não é mesmo? Explorar a gastronomia é essencial para mergulhar na cultura de um país. Se você ama comer, confira abaixo os melhores restaurantes em Carcassonne para expandir seu paladar.
Um lugar aconchegante para tomar café da manhã, um lanche da tarde ou até mesmo algumas bebidas. O Café Saillan fica no centro da La Bastide, a parte residencial de Carcassonne, perfeito para uma parada quando estiver visitando os pontos turísticos ao redor.
Também fica no centro da La Bastide, um restaurante elegante e confortável. O lugar disponibiliza mesas do lado de fora, perfeito para quem quer aproveitar a luz do dia enquanto saboreia uma refeição francesa.
Como o próprio nome já diz, o restaurante muito bem conceituado entre os turistas tem como especialidade o cassoulet, prato típico da cidade. Os preços são acessíveis e são fixos para cada tipo de prato, por exemplo: prato do dia, prato completo (entrada + prato + sobremesa) e outras opções.
Um clássico restaurante de Carcassonne, serve pratos finos feito por um chef que podem ser degustados em um enorme terraço com vista para os castelos. Se você quer uma experiência gastronômica excepcional, vale a pena investir em um jantar no La Barbacane. Há opções de pratos veganos, vegetarianos e sem glúten.
Carcassonne tem restaurantes para todos os estilos e gostos, desde fast-food até a culinária típica francesa. Qualquer que seja a opção que você escolher, não deixe de provar o cassoulet, uma feijoada de carne com feijão branco.
Carcassonne pode ser pequena, mas é enorme em história, cultura e cantos para se descobrir! Quer saber um pouco mais sobre a cidade? Veja alguns vídeos que vão te dar um gostinho de como é estar lá.
As irmãs gêmeas Mônica e Monique passam um dia na cité de Carcassonne, a parte medieval da cidade. Elas dão dicas e preços sobre pratos e mostram os castelos.
O casal Fabia e Gabi exploram as duas partes de Carcassonne: a cidade medieval e a La Bastide. Enquanto mostram por onde andam, contam a história e curiosidades sobre os pontos turísticos.
Nesse vídeo cheio de informações sobre a cidade, a youtuber Andreza dá algumas dicas importantes enquanto mostra imagens de Carcassonne. Se você se interessa por história, não deixe de assistir antes de viajar!
Ver a cidade de uma maneira mais real só aumenta a vontade de estar lá, não é? O próximo vídeo pode ser o seu!
Se você ainda está em dúvida se esse lugar é mesmo especial, nós temos 15 motivos que vão te convencer a comprar as passagens e ir para Carcassonne.
A França inteira é cheia de história e muito rica em cultura, a exemplo dessa cidade incrível que é Carcassonne. Uma dica final: aproveite para visitar outros locais por perto como as vinícolas! Conheça mais também sobre Toulouse, outra magnífica cidade francesa.