Por Bruno Mendes
Considerada a capital econômica do Marrocos, Casablanca também é a cidade mais populosa do país africano e um destino interessante para quem ama recantos históricos.
Publicidade
Por lá você poderá visitar a segunda maior mesquita do mundo, bater perna pelos tradicionais mercados, provar os deliciosos temperos marroquinos e muito mais. Vale a pena conhecer a cidade que é o título de um dos filmes românticos mais famosos de todos os tempos.
Índice do conteúdo:
Casablanca fica localizada na costa atlântica do Marrocos e possui o maior porto do país, sendo este um dos fatores responsáveis pela relevância econômica local. A companhia aérea Royal Air Maroc oferece voos diretos para a cidade, que saem de São Paulo ou do Rio de Janeiro. O tempo de viagem entre os destinos brasileiros e Casablanca é de aproximadamente 11 horas.
É claro que é mais cômodo fazer uma viagem só, porém, geralmente sai mais barato ir até a Espanha ou Portugal e destes países seguir até Casablanca.
É impossível ficar indiferente à beleza da arquitetura das grandiosas construções de Casablanca, porém há muitos outros atrativos bacanas nessa cidade de características clássicas, mas que também é jovem e moderna.
Para te ajudar durante o passeio, destacamos alguns lugares que você precisa conhecer. Veja só!
A praça Mohammed V é um ótimo atrativo turístico para o visitante tirar lindas fotos dos momumentos ao redor e descansar entre um passeio e outro. No local há ambulantes que vendem produtos locais e uma belíssima fonte.
Publicidade
Esse é outro interessante ponto de encontro de moradores locais e turistas de passagem por Casablanca. A praça está alocada em uma região onde estão as edificações mais suntuosas de Marrocos.
Para sair da Mohammed V para a praça das Nações Unidas, basta pegar a avenida Hassan II, no sentido norte. Eis um caminho excelente para o visitante conhecer um pouco da rotina metropolitana da cidade.
Em diferentes cidades de Marrocos existe uma Medina, que é a parte mais antiga da região. Nessa área de Casablanca, o visitante poderá visitar alguns dos tradicionais souks (mercados que vendem produtos locais), que geralmente ficam nas vias mais afastadas das grandes praças.
Mesmo se você não quiser comprar nada, é recomendado andar por lá e conhecer de perto o estilo de vida da população marroquina. Sinta o aroma das flores e comidas, observe as vestes de homens e mulheres e a arquitetura de cada edificação. Resumindo: abrace essa cultura valiosa.
A mesquita Hassan II é o principal monumento de Casablanca. Além de ser a mais alta do mundo e a segunda maior em espaço (perdendo apenas para Meca), a construção tem seu interior agraciado com azulejos feitos a mão, painéis pintados no teto e enormes lustres.
Definitivamente tudo é imponente, e sabe o que é melhor? A atração é aberta para quem não é muçulmano, o que não é comum entre as mesquitas existentes pelo mundo.
Essa avenida à beira mar é uma atração perfeita para casais que querem caminhar por uma área bonita e depois fazer um pit stop em algum bar ou restaurante para comer e beber. Sinta a brisa e a tranquilidade e aproveite o entardecer em lugar privilegiado.
Na mesma região da The Corniche, o visitante poderá visitar este farol que oferece belíssima vista de parte de Casablanca. Não se esqueça de levar sua melhor máquina fotográfica, pois você terá a oportunidade de fazer lindos registros.
Ir ao mercado Central de Casablanca é ter mais uma oportunidade para interagir com os moradores locais e conhecer os hábitos culturais da cidade pela melhor perspectiva possível.
Publicidade
No estabelecimento, o visitante irá encontrar frutas, peixes, artesanato e especiarias típicas do Marrocos.
Vai viajar com a família inteira? Passar o dia nesse parque de diversões será uma sábia decisão. A atração conta com montanha-russa, barco viking e muitos outros brinquedos radicais, além de dispor de um zoológico com animais de diferentes espécies da África e da Ásia.
Em viagens é bom sair um pouco da área urbana e apreciar belas mostras da natureza em parques e florestas, certo? Reserve pelo menos um dia para conhecer a encantadora Bouskoura, esse lugar aprazível, onde será viável fazer caminhadas, sentar para piqueniques ou apenas respirar o ar puro. Imperdível!
Para finalizar essa lista de atrações, vamos indicar essa praia bastante frequentada, que tem por perto clubes e bons restaurantes. Aprecie as mostras naturais preenchidas por dunas e falésias e aproveite o dia claro e o entardecer fora do comum.
Não deixe de conhecer estes e outros pontos turísticos de Casablanca. A cidade é encantadora de diversas formas!
Alguns viajantes brasileiros filmaram suas experiências em Casablanca. Selecionamos quatro vídeos bem bacanas, que poderão te deixar com mais vontade de conhecer a cidade.
Neste vídeo simples, mas bem esclarecedor, a Carol pega um uber até a mesquita Hassan II e mostra a bela estrutura do templo religioso. E atenção turma que gosta de guloseimas: ela dá dicas bem legais.
Tem uma escala de algumas horas em Casablanca e quer aproveitar a cidade da melhor forma? Veja o vídeo para ter algumas ideias do que fazer na cidade e confira algumas imagens da mesquita Hassan II
A digital influencer Luisa Accorsi mostra um pouco do hotel que ficou em Casablanca e passeia pela cidade mostrando tudo que encontrou por lá. Vale a pena conferir!
Aqui o Thiago mostra o aspecto mais caótico da área moderna de Casablanca. Em uma pegada “câmera na mão”, o viajante também expõe o ir e vir nas proximidades da mesquita Hassan II e de um moderno shopping local.
E então, já conseguiu imaginar como será suas andanças por Casablanca?
A culinária marroquina é elogiada no mundo inteiro, portanto, durante a sua passagem por Casablanca, você terá a oportunidade de conhecer ótimos restaurantes. Destacamos seis opções que valem a pena. Veja só!
Ainda que o filme Casablanca não tenha sido filmado em Marrocos, alguns locais da cidade presenteiam a memória afetiva dos amantes da célebre história de amor. Exemplo principal: o Rick’s Café.
Além de tomar diferentes drinks e fazer uma autêntica refeição marroquina, cada visitante ainda poderá contemplar as decorações clássicas que lembram a obra protagonizada por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart.
Esse tradicional restaurante, situado na região central de Casablanca, tem bela decoração e oferece receitas de alto nível. Especializado em cozinha marroquina e mediterrânea, o local também dispõe de opções vegetarianas, veganas e sem glúten.
Dica: é evidente que o garçom irá indicar pratos incríveis, mas não deixe de provar o delicioso e inusitado frango com limão.
Se a intenção for ir a um restaurante vegano de primeira linha, não pense duas vezes e pegue um uber até o Veggie. Escolha um dos diferentes sabores de sopas, hambúrgueres, um delicioso bolo de queijo vegano e muito mais.
Esse charmosíssimo restaurante e café é mais um estabelecimento cujos temperos irão satisfazer o paladar do viajante. Contando com ótimo atendimento, o local oferece exemplares da culinária marroquina, árabe, mediterrânea e halal.
O bar moderninho Sky 28 é recomendado para quem deseja curtir a noite tomando vários drinks e também quer aproveitar um visual privilegiado de Casablanca. Ele está situado no vigésimo oitavo andar do hotel Kenzi Tower. Que tal ?
O L’Atelier Oriental é um restaurante que disponibiliza as melhores receitas da cozinha oriental, com forte inspiração do que é preparado em Marrocos, Líbano, Síria e Turquia.
Não tenha dúvidas: o tempero marroquino vai te conquistar, do mesmo modo que todos os outros atrativos turísticos.
Assim como todos os lugares incríveis do planeta, Casablanca irá te surpreender positivamente. Contudo, selecionamos algumas curiosidades interessantes de lá, afinal de contas é sempre bom embarcar para um destino novo levando na bagagem algumas informações úteis, concorda?
Para visitar o país, em estadia menor de três meses, o visto não é necessário. O viajante deverá preencher um documento e entregar aos funcionários da companhia aérea.
O temperatura no Marrocos varia bastante. É muito comum fazer um sol intenso em toda a manhã e após a tarde começar a esfriar. Dessa forma, é recomendado sair do hotel com roupas leves e confortáveis, mas sempre levar um casaquinho na bolsa.
De todo modo, a variação não é tão drástica e a temperatura média de Casablanca é de 23º. Nada muito diferente do que em média é registrado aqui no Brasil.
Embora a principal língua do Marrocos seja o árabe, é muito comum ouvir nas ruas pessoas falando um idioma chamado darijá, que é uma mistura de árabe com espanhol e francês. Nos ambientes de negócio, no entanto, o francês e o inglês também são utilizados.
Em grande parte dos souks de Casablanca não há um preço fixo para cada mercadoria, pois a pechincha é um hábito cultural no Marrocos. Não precisa ter vergonha na hora de negociar o preço das souvenirs, certo?
Consumir bebida alcoólica não é permitido na religião muçulmana, portanto, tomar uma cervejinha não é um hábito comum entre os marroquinos. É claro que você poderá sair e se divertir com seus amigos tranquilamente, mas evite constrangimentos: tome cerveja ou drinks nos bares com muitos turistas ou mesmo restaurante de hotel. Evite beber na rua ou excessos.
Mesmo que os traços de antiguidade e a influência religiosa sejam flagrantes na arquitetura e nos costumes dos moradores de Casablanca, a cidade também é efervescente. São muitas as boates e restaurantes que servem pratos de diferentes origens, ou seja, sem chances para o marasmo.
Casablanca é uma cidade que oferece os principais atributos para encantar viajantes de todas as idades. Aprendizado histórico, imersão cultural e diversão. Prepare-se!
Para finalizar esse guia da melhor maneira possível, escolhemos 15 imagens que representam muito bem o perfil clássico, divertido e surpreendente de Casablanca!
Chegou a hora de conhecer Casablanca e contar para todo mundo que você se divertiu e ao mesmo tempo absorveu conhecimentos novos, pois estabeleceu contato com uma cultura instigante e rica. Boa viagem!