Por Gabriella Soares
Atualizado em 15.03.23
Catas Altas é uma pequena cidade do interior mineiro onde se pode aproveitar inesquecíveis dias de turismo em Minas Gerais. Com igrejas históricas, tradição de vinicultura, várias cachoeiras, serras e outras belezas naturais, essa é uma viagem completa. Seja pela tradição e história locais ou pelo lugar perfeito para fazer ecoturismo, veja um guia para conhecer o destino!
Publicidade
Localizada ao lado da Serra o Caraça, Catas Altas fica a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte. Partindo da capital de Minas Gerais, é possível chegar à pequena cidade a partir de uma viagem direta pela BR 381, em um trajeto de duas horas de carro, táxi ou ônibus. Para quem vai de ônibus, a empresa que faz o trajeto é a Pássaro Verde, que vai até Santa Bárbara.
Se você estiver em Santa Bárbara ou chegar até essa cidade de ônibus, a viagem até Catas Altas é bem rápida. O trajeto é praticamente em linha reta, de não mais do que 15 quilômetros de distância, pela rodovia MG-129. Em cerca de 15 minutos é possível visualizar a placa de entrada para a cidade.
Como em outras cidades de Minas Gerais, Catas Altas possui uma mistura de locais para se fazer ecoturismo e turismo religioso. São diversos os locais em que é possível aproveitar essa charmosa cidade mineira, com algumas das mais belas paisagens da região. Veja abaixo alguns dos principais pontos turísticos da região, seja para curtir a cultura religiosa ou a sua exuberante natureza, incluindo opções para aproveitar a noite na cidade.
Um dos lugares mais procurados em Catas Altas é o Santuário do Caraça, um complexo que faz parte da primeira igreja neogótica do Brasil. A beleza e a grandiosidade do local fica por conta, principalmente, do seu jardim, que foi construído de forma planejada e continua muito bem preservado, do lado de fora dos quartos do Santuário do Caraça que serviam como hospedagem aos peregrinos católicos antigamente.
Muitos visitantes procuram Catas Altas por conta de um de seus principais festivais, a Festa do Vinho, um evento que reúne o melhor da gastronomia e do vinho de jabuticaba de toda a região. Além das delícias da Festa, é possível ter contato com a cultura local, por meio de apresentações musicais e conhecer também a produção de vinho da cidade, com visitas aos produtores da região, que são sempre muito hospitaleiros.
A Cachoeira da Santa é a que fica mais próxima da Praça da Matriz, a principal da cidade. Sua beleza está em sua queda d’água de aproximadamente oito metros de altura, reunindo as condições ideais para se refrescar. É nesse local também que muitos visitantes podem fazer canionismo. Além disso, a Cachoeira da Santa é uma das de mais fácil acesso, com uma trilha de pouco mais de um quilômetro.
Publicidade
Outra queda d’água para aproveitar em Catas Altas é a Cachoeira do Quebra Ossos. Essa cachoeira é uma das quedas d’água do Córrego do Mosquito e é uma das melhores para se nadar, já que conta com um poço grande, de até 40 metros de comprimento. É um dos melhores lugares para relaxar e aproveitar as águas refrescantes que são características da região. Vale a pena conhecer.
O Bicame de Pedra é um aqueduto que fica as margens de Catas Altas, aos pés da Serra do Caraça. A estrutura tem cerca de 100 metros, com degraus laterais onde é possível observar o canal em que a água passava antigamente, assim como a paisagem da cidade.
Um dos pontos mais conhecidos de Catas Altas é a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica na principal praça da cidade. A construção tem um estilo barroco e não está completa por conta da falta de recursos – começou a ser construída no Ciclo do Ouro e nunca foi concluída. Ainda assim, a Matriz reúne alguns dos mais belos exemplares de arte sacra em sua parte interna.
A Cachoeira da Cascatinha fica próxima ao Santuário do Caraça e é acessível pela parte de trás deste ponto turístico. Essa cachoeira conta com quatro quedas d’água, sendo que a maior delas chega a até 40 metros de altura, um dos motivos para que ela seja uma das mais procuradas pelos visitantes de Catas Altas. É o lugar ideal para aproveitar o tempo quente e tomar banho de cachoeira.
Com uma queda d’água de pouco mais de 20 metros de altura, a Cachoeira Maquiné é uma das maiores a região. Seu poço é relativamente pequeno, com três metros de diâmetro, então é possível aproveitar as águas, mas não é a melhor para se nadar realmente. Outras formas de se aproveitar a área é com as práticas de rapel e canionismo, que são muito procuradas pelos visitantes mais aventureiros.
Também conhecido como Pico Catas Altas ou Agulhinha, o Pico dos Horizontes fica em uma trilha próxima à Praça da Matriz. A trilha tem cerca de cinco quilômetros e conta com trechos íngremes, já que o morro tem aproximadamente 1,8 mil metros de altura. Além da aventura de subir até o Pico, a grande atração de ir até o local é a incrível paisagem que é possível ter acesso.
Um dos locais mais indicados para aproveitar a noite na pequena cidade de Minas Gerais é o La Violla, um restaurante e cervejaria. O local de decoração rústica, oferece um interessante cardápio de comida brasileira e bebidas artesanais, com mais de 400 rótulos de cervejas de todo o mundo. Assim, o La Violla é um dos pontos para se reunir durante a noite e aproveitar os diferentes sabores mineiros.
Essas são alguns dos principais pontos turísticos de Catas Altas, seja para aproveitar a cidade em si ou para fazer ecoturismo. E existem ainda muitas outras belezas na região, que conta com uma exuberante natureza, cheia de rios, cachoeiras e picos. Então monte o seu roteiro com as atrações que chamaram mais a sua atenção e esteja disposto a se aventurar por essa encantadora cidade mineira.
Se o que você deseja é aproveitar ao máximo todas as atrações de Catas Altas, o melhor é se hospedar na cidade ou na região. Assim, você garante que esteja próximo aos principais pontos turísticos, além de poder vivenciar a cultura e clima local completamente. Por isso, reunimos abaixo algumas das melhores opções de hotéis e pousadas para você. Confira:
Publicidade
Não deixe de comparar cada uma dessas alternativas e escolher qual é a melhor hospedagem para o que você espera da sua viagem. Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certeza: em todas você vai encontrar conforto e facilidade para aproveitar a sua viagem nessa pequena e charmosa cidade mineira.
Sendo a cidade de Catas Altas um ótimo lugar para praticar ecoturismo, é importante que o visitante se prepare para a sua viagem. E a melhor forma de fazer isso, é conferir as experiências de quem já visitou a cidade e aproveitou todas as suas tradições, construções históricas e sua exuberante natureza. Veja abaixo uma seleção com alguns dos melhores vídeos:
Este vlog do canal Um olhar com Sabrina mostra em detalhes as principais paisagens da cidade, sejam as naturais ou as histórias, incluindo um pouco da Serra do Caraça.
Pela experiência do canal Blog Casal Mil é possível ver que essa é uma viagem com grande potencial romântico, levando em conta as belas paisagens que é possível conhecer em sua região.
Uma das melhores opções para aproveitar a região são suas cachoeiras, como a Cachoeira da Santa e Maquiné, como você pode conferir nesse vídeo recheado com as belezas de Catas Altas.
Com este rápido vídeo, é possível conhecer um pouco mais da história dessa cidade, assim como as suas principais atrações e o clima interiorano que faz parte do local.
https://www.youtube.com/watch?v=hgMGkFgeh2M
Já neste vídeo, é possível conhecer a cidade de Catas Altas por uma perspectiva diferente, com imagens aéreas da cidade e de seus principais pontos turísticos.
Não deixe de anotar todas essas informações e dicas sobre esse maravilhoso destino. Assim, você garante que a sua viagem seja a mais tranquila possível e que você esteja preparado para qualquer imprevisto.
A mistura de local histórico com uma exuberante natureza faz com que muitos turistas adorem as experiências que Catas Altas reserva. Esse é um local de muita beleza, o que pode ser mais do que verificado em imagens dessa bela e pequena cidade mineira. Veja abaixo uma seleção das melhores fotos desse pequeno paraíso e tenha a certeza de que essa precisa ser a sua próxima viagem.
Essa é uma cidade verdadeiramente encantadora, não é? Não deixe de conhecer Catas Altas e aproveitar a sua história, seus sabores e sua incrível natureza. E já que você vai estar pelo estado, se informe e viaje para outras cidades imperdíveis em Minas Gerais, que reservam diversas maravilhas desse charmoso cidade brasileira.