Por Sheila Almendros
Atualizado em 04.08.22
A Chapada do Araripe é um ponto turístico que oferece inúmeras atrações naturais ao viajante: de trilhas ecológicas a vestígios arqueológicos. Esse tesouro natural pode ser visitado em qualquer temporada do ano, e atende as expectativas desde os mais aventureiros, até o turista que não abre mão de uma boa história.
Publicidade
Localizada no sul do Ceará, a Chapada do Araripe abrange seis municípios da região do Cariri: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O parque natural ocupa uma área total de 3.789 km².
O Aeroporto Regional do Cariri – Orlando Bezerra de Menezes, fica em Juazeiro do Norte e recebe voos comerciais diretos e diários partindo de Brasília, Recife, Fortaleza e São Paulo. Para trafegar entre as cidades de Cariri é necessário seguir uma rota, partindo do triângulo em Juazeiro do Norte: para um lado, Juazeiro do Norte (e demais cidades, como Caririaçu), para o outro, Barbalha e Missão Velha, e para o terceiro lado, Crato, Exu, Nova Olinda, Santana do Cariri, Assaré e Potengi.
Para circular pela Chapada do Araripe, o ideal é alugar um carro, para maior comodidade. Assim você poderá curtir o passeio com maior liberdade.
Tome nota das atrações mais imperdíveis da Chapada do Araripe, que deixarão o seu roteiro de viagem ainda mais completo:
A Colina do Horto fica a 3 km de Juazeiro do Norte, e oferece uma experiência religiosa com uma belíssima vista natural. Você conhecerá a estátua de 27 metros do Padre Cícero, construída em 1969, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, o Museu Vivo do Padre Cícero, e a trilha de acesso ao Santo Sepulcro, o túmulo de um dos beatos do homenageado. O acesso à estátua funciona diariamente, das 4h às 21h, e do museu das 8h às 18h.
A 4 km de Santana do Cariri está o Pontal da Santa Cruz, e sua plataforma de observação com uma vista de tirar o fôlego, que funciona de terça-feira a domingo, de 11h às 17h. O local ainda conta com uma capela construída no século XX, e um restaurante no topo da chapada. O local também funciona em feriados de segundas-feiras e em eventos sazonais.
Publicidade
Os 12 metros de queda d’água da Cachoeira de Missão Velha fica a 3 km da cidade homônima, e já foi moradia de povos indígenas no período pré-histórico – você encontrará diversas ruínas de construções daquele período durante a sua visita. O local também é um marco para a história da região, já que era um dos únicos pontos de água constante durante todo o ano do estado.
Riacho do Meio fica a 7 km da cidade de Barbalha, e possui trilhas ecológicas em meio a uma área de preservação de fauna e flora da região. Além das bicas d’água, você também encontrará a Pedra do Morcego, um antigo refúgio de cangaceiros que se denominavam como Bando dos Marcelinos. Aproveite o passeio para se conectar com a natureza e registrar cada cantinho verde que te inspirar.
Com uma formação rochosa em formato de ponte, este geossítio já facilitou muito o deslocamento dos antigos povos que viviam naquela região. Nas proximidades você ainda encontra vestígios arqueológicos pré-históricos, como material lítico, cerâmicas e pinturas rupestres. Para encontrar esta atração, basta se deslocar a 9 km de Nova Olinda, precisamente no Sítio Olho D’água de Santa Bárbara, entre as rodovias CE-292 e CE- 494.
Todas as atrações da Chapada do Araripe podem ser visitadas em um caprichado final de semana. Aproveite cada segundo e não esqueça de registrar todos os ângulos possíveis.
Tome nota das informações mais importantes sobre o destino, para que sua estadia seja um sucesso:
Tomou nota de todas as dicas? Assim você poderá curtir melhor a Chapada do Araripe e voltar com a bagagem cheia de histórias para contar.
Conheça mais da Chapada do Araripe e toda a sua história, transformando esse destino não só em uma atração ecoturística, mas também uma verdadeira experiência cultural:
Para quem não abre mão de uma boa aventura histórica, a Chapada do Araripe é um prato cheio para esse estilo de viagem recheado de conhecimento.
As opções a seguir estão disponíveis nas duas cidades mais movimentadas próximas a Chapada: Crato e Juazeiro do Norte:
Publicidade
A Chapada do Araripe reserva atividades que exigem energia e boa disposição. Portanto, escolha a hospedagem que garantirá seu conforto e descanso durante a sua estadia.
Confira os cliques mais caprichados da Chapada do Araripe e publicados no Instagram, que promete te arrancar suspiros e aumentar a sua ansiedade para viajar:
A Chapada do Araripe encherá seus olhos com belos cenários naturais – não deixe de registrar cada pedacinho deste paraíso.
Confira os registros audiovisuais de quem já passou pela Chapada do Araripe e se deslumbrou com toda a sua beleza:
https://youtu.be/-_-U-xAzKWY
Apresentado por um morador da região, este vídeo te mostrará a Floresta de Araripe na região de Crato, e todas as informações históricas e culturais da área.
Neste diário de viagem você conhecerá os principais pontos turísticos de Cariri, na Chapada do Araripe, e dicas de restaurantes, lojas, entre outros pontos comerciais da região.
Esse vlog registrado por dois trilheiros te levará para o meio da floresta, onde você será apresentado aos biomas de Araripe. Anote todas as dicas, porque serão superválidas!
Confira um belíssimo registro aéreo, realizado com um drone, de toda a Chapada do Araripe – acredite, as imagens são de arrancar suspiros!
Se o seu perfil de viajante é essa mistura de história + natureza como a Chapada do Araripe, também gostará de conhecer as belezas e encantos do Ubajara, no Ceará.