Por Mercia Souza Fagundes
Atualizado em 18.12.23
Assim como o seguro viagem, um chip internacional pode facilitar a sua vida. Hoje em dia é preciso ter internet para consultar mapas, se comunicar e fazer diversas atividades da vida moderna. Ninguém merece ficar sem conexão durante uma viagem internacional, não é mesmo? Então, continue lendo para saber mais sobre o assunto.
Publicidade
Um chip internacional é um cartão SIM que apresenta diversas funcionalidades, assim como os chips convencionais usados no Brasil. A diferença é que eles são produzidos para serem utilizados apenas no exterior e durante um período determinado.
O chip internacional serve para mantê-lo conectado e sem precisar pagar uma fortuna em roaming. As operadoras brasileiras de telefonia até oferecem cobertura de serviço no exterior, mas o preço costuma ser bem salgado. Então, para ter uma previsibilidade financeira, você pode comprar um chip internacional e viajar muito mais tranquilo.
Para usar um chip no exterior é muito simples, pois o serviço funciona exatamente como os chips do Brasil. Para fazer a ativação, basta entrar em contato com a empresa contratada e solicitar o serviço. Assim, você poderá ter acesso à internet através do 3G, 4G ou 5G e utilizar o Wi-Fi normalmente quando ele estiver disponível.
Dependendo do plano contratado, você também pode fazer ligações e até enviar SMS. Esse tipo de chip funciona na maioria dos países turísticos e existem alguns planos exclusivos para lugares mais visitados, como EUA, Canadá e Europa.
Para evitar imprevistos, é recomendado comprar o chip antes mesmo de viajar. Dessa forma, você consegue chegar no aeroporto do país de destino já com o serviço pronto para uso. Inclua essa tarefa no seu planejamento de viagem e não deixe para última hora. A forma mais prática é comprar o chip de forma online, com alguns dias de antecedência da sua viagem.
O custo pode variar conforme o que cada serviço oferece no pacote. Mas não deixe de considerar a velocidade da internet contratada e quais os tipos de serviços serão contratados. De forma geral, o investimento para obter um chip internacional gira em torno de U$ 30 a U$ 80. O chip internacional para a Europa custa um pouco mais caro, normalmente a partir de U$ 40.
Existem diversas empresas oferecendo esse tipo de serviço. A seguir, confira algumas das principais e compare cada um dos planos antes de adquirir o seu chip internacional:
Publicidade
Apesar de ser uma empresa nova no mercado, este serviço é bem recomendado pela maioria dos clientes. Você pode comprar um chip internacional sem data de ativação, com até dois anos para utilizá-lo. Os planos incluem o serviço de controle de dados e de voz, e alguns deles garantem dados ilimitados. Muitas pessoas buscam comprar chip internacional para a Argentina e para o Chile, o Meu Chip oferece serviço para essas regiões. Confira todos os preços no site oficial.
A EasySim4U é uma empresa americana bem popular que oferece serviços de dados e voz ilimitados em mais de 165 países. Caso tenha algum problema, o cliente tem a opção de atendimento e suporte em português. Uma das desvantagens dessa empresa é que ela apresenta um número considerável de reclamações por parte dos usuários, mas a taxa de resposta também é elevada. Os preços do chips estão disponíveis no site da empresa.
Também conhecida como Yes Brasil, a Viaje Conectado é uma empresa com sede em Miami. Quase todos os planos possuem a opção de recarga e alguns há a opção de internet ilimitada. Confira no site da Viaje Conectado todos os valores.
A America Chip oferece seis opções de planos de internet ilimitada, com duração de 5 a 30 dias. A empresa é representante de duas grandes operadoras: a T-Mobile e a Vodafone. Um ponto positivo é que a America Chip possui poucas reclamações por parte dos seus clientes.
O America Chip é a opção ideal para comprar chip internacional para os EUA, pois é possível utilizar 5G em quase toda região do país. Veja os preços dos chips no site da empresa.
O eSim é uma forma que facilita o acesso a internet no exterior. Com ele, você não precisa utilizar o chip físico, basta apenas acessar o QR code para poder usar o serviço da operadora. A dúvida que fica é: qual o melhor eSim internacional? Existem algumas opções para a resposta dessa pergunta.
- Airalo: o eSim da Airalo funciona em mais de 190 países, além disso a velocidade de conexão é alta. Os preços não deixam a desejar, no site oficial você encontra chips a partir de US$4,50.
- America Chip: em seu plano, inclui internet ilimitada com cobertura em mais de 200 países. Você também tem acesso a ligações locais a qualquer momento.
- Get Your Guide: a empresa oferece plano de eSim para diversos locais, entre os benefícios estão suporte técnico e tethering de ponto de acesso.
Infelizmente, o eSim não funciona em todos os modelos de celular. Normalmente, apenas os mais atuais possuem a tecnologia para comportar o chip virtual. Por isso, antes de realizar a compra, confira se o seu aparelho permite o uso da tecnologia.
Viu só como adquirir um chip internacional pode facilitar sua viagem? O melhor é que quase todas as empresas oferecem os chips no Brasil, então fica fácil se organizar. Se a sua viagem for longa, aproveite para aprender a suspender os serviços de internet e telefonia da sua casa durante este período.
Publicidade