8 cidades estrangeiras que pagam para ter novos moradores

Muitas cidades estrangeiras oferecem aos moradores de outros países oportunidades para morar, trabalhar e até mesmo ser cobaias em determinados projetos, tudo isso com passaporte carimbado, visto garantido e ainda uma bolsa que te ajuda a pagar as contas na nova terra. Esse tipo de programa de intercâmbio cresce cada vez mais e muitos países passam a utilizá-lo com mais frequência, é o caso dos Estados Unidos que possui diversas cidades que atendem a esse tipo de estratégia para atrair novos moradores, pelo menos até o Trump tomar posse do poder, né?!

Publicidade

Para saber mais sobre essas cidades e qual o tipo de programa que elas oferecem para os novos moradores estrangeiros, é só conferir a lista abaixo e pesquisar mais sobre a situação que eles buscam. Com certeza, algum vai te agradar e fazer com que você se planeje para mudar logo de país. Caso o local que você queira viver não esteja na lista, faça uma pesquisa, entre no site do governo federal do país, a chance de você encontrar alguma oportunidade interessante é muito alta.

1. Niágara Falls, EUA

iStock

iStock

Você vai conferir nesta lista uma enorme quantidade de cidades norte-americanas que oferecem esse tipo de programa para novos moradores, uma delas é a Niágara Falls, cidade super famosa pelo desenho do Pica-pau e que agora pode ser o local da sua nova morada. Quase na divisa com o Canadá, esse município oferece uma oportunidade conhecida como Programa de Desenvolvimento Comunitário do Niágara, exercido pelo Live NF.

Os estudantes que quiserem participar do programa podem receber um empréstimo de até 7 mil dólares. O objetivo é trazer mais jovens com força de trabalho para a cidade que é quase que completamente habitada e visitada por pessoas mais velhas.

2. Curtis, EUA

Essa é uma das cidades estrangeiras dos Estados Unidos menos conhecidas dos brasileiros. Curtis é muito pequenina, em 2013 tinha menos de mil habitantes, já é de se imaginar o porquê de eles procurarem por novos moradores, não é mesmo?! Pois bem, para transformar essa situação, eles criaram um projeto chamado de Arrowhead Meadows Free Lots, que nada mais é do que a doação de terrenos para quem quiser construir uma casa lá.

3. Alasca, EUA

iStock

iStock

O frio do Alasca faz com que muitas pessoas fujam de lá, mas não é isso que o governo local quer, por isso criaram um programa para garantir a entrada de novos moradores no gelo norte-americano. O melhor é que o projeto não vale apenas para a capital, mas sim para o estado inteiro, ou seja, você ainda pode escolher em qual cidade morar.

O Fundo Permanente paga um valor para as pessoas que decidirem se mudar para o Alasca de forma permanente, sem ser para passar férias ou apenas alguns meses. Além disso, os royalties dos minérios extraídos por lá são divididos entre todos os moradores do estado.

Para morar no Alasca e receber o dinheiro do Fundo Permanente é preciso estar por lá a mais de um ano, não ter cometido nenhum crime e é preciso também estar presente dentro do estado por 190 dias em cada ano.

4. Maine, EUA

iStock

iStock

Maine, assim como o Alasca, também é um estado norte-americano pouco povoado, mas com características que fazem de lá um lugar bom para se morar. O primeiro fator é que ele fica no extremo oeste dos Estados Unidos, colado com o Canadá, o que vai facilitar as suas viagens para um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Publicidade

O objetivo do programa criado lá é de conseguir novos trabalhadores para a região que possui muitas empresas, mas pouca mão-de-obra. Por isso, os próprios empreendedores inventaram o Live and Work in Maine, um programa que busca profissionais especializados.

Para conseguir essa oportunidade é preciso obedecer a algumas exigências que você confere no site do programa.

5. Kansas, EUA

iStock

iStock

Kansas é uma região muito bonita dentro dos Estados Unidos, lá você vai encontrar diversos tipos de programas de cidades estrangeiras que oferecem essas oportunidades para as pessoas de fora e até mesmo de dentro do país. O mais famoso é o Rural Opportunity Zone que isenta você de pagar imposto de renda por até cinco anos, mas existem outros como o de empréstimo estudantil que pode chegar aos 15 mil dólares.

6. Detroit, EUA

iStock

iStock

Para terminar a lista norte-americana, a famosa região de Detroit é uma excelente opção para quem quer mudar de vida e viver em maravilhosas cidades estrangeiras. O objetivo do programa é pagar uma parte da sua dívida ao comprar uma casa, um detalhe importante é que quem já mora nos Estados Unidos têm muito mais chance de conseguir entrar nesse programa do que estrangeiros que vivem fora do país.

7. Saskatchewan, Canadá

iStock

iStock

Essa província com estranho nome no Canadá pode ser a sua próxima morada, basta que você preste atenção em como conseguir se mudar para as lindas cidades estrangeiras que você vai encontrar por lá. O objetivo do governo local é bem parecido com os das outras cidades, faltam jovens por lá. Por isso, você pode ter a oportunidade de conhecer programas de fomento estudantil, como o pagamento da mensalidade da universidade que você for estudar.

8. Utrecht, Holanda

iStock

iStock

A Holanda é um dos países que mais atraem pessoas em todo o mundo, principalmente pela liberdade individual lá encontrada. O ambiente calmo, seguro, cheio de parque, verde, bicicletas, sem o estresse da cidade grande em conjunto com baladas, bares e coffee shops dos mais variados fazem com que os jovens sonhem diariamente em se mudar para lá.

Mas para quem pensa que essa oportunidade está longe de ser concretizada, pode estar errado, isso porque a cidade de Utrecht oferece uma boa oferta para quem decidir morar por lá. E o objetivo deles nem é aumentar a população jovem não, mas fazer de cobaias os novos moradores. Há anos, a Holanda tenta implementar um programa de renda mínima para os seus habitantes, só que o medo das pessoas pararem de trabalhar faz com que isso ainda não se torne realidade.

O objetivo do programa é fazer com que esses novos moradores recebam cerca de mil dólares por mês para morar lá. Assim, o governo vai poder entender se as pessoas vão querer ficar apenas com esse dinheiro ou vão buscar empregos para complementar a renda. Todas as informações sobre esse projeto você encontra no site da Prefeitura de Utrecht.

Essas são algumas das cidades estrangeiras em países do hemisfério norte podem te oferecer para mudar de vida. Claro que para participar desses programas é preciso passar por uma seleção e estar de acordo com as leis do país, mas somente participando para saber se o sonho realmente se torna realidade.

Publicidade