Por Sheila Almendros
Atualizado em 27.03.23
A revista americana Forbes juntou uma equipe formada por renomados arquitetos para eleger as 12 cidades mais bonitas do mundo. Foi levado em conta o planejamento urbano, arquitetura e desenvolvimento sustentável de cada lugar avaliado, e o resultado você confere agora, com algumas dicas básicas do que fazer em cada uma delas:
Publicidade
A primeira cidade mais bonita, segundo a Forbes, é charmosa, romântica e carregada de história: Paris. Não tem como não se arrepiar diante da tão famosa Torre Eiffel ou do onipotente Arco do Triunfo. Não deixe também de conhecer a movimentada avenida Champs-Elysées, tomar um cafezinho no Baguett’s Café antes de visitar o Louvre e dar um pulinho na Catedral de Notre-Dame.
Vancouver é uma cidade perfeita para visitar o verão. Não tanto pelo calor, mas por ver como os canadenses celebram e aproveitam cada segundinho da estação por lá. E o que mais se tem para fazer na segunda cidade mais bonita do mundo são programas gratuitos, como pedalar no incrível Stanley Park, curtir o pôr do sol na English Bay e se bronzear nas areias de Kitsilano beach.
Aproveite também para curtir uma tarde no UBC Museu de Antropologia, passear de aquabus pela False Creek e enfrentar o medo de altura no Capilano Suspension Bridge.
A capital de Nova Gales do Sul, sem dúvidas, é um destino que agrada todos os tipos de viajantes. Quem curte uma bela paisagem deve fazer uma caminhada entre as praias de Coogee e Bondi. Amantes de gastronomia vão amar o 360 Bar And Dining, que como o nome já entrega, é um restaurante giratório.
Cruzar de trem a Ponte da Baía de Sydney só deixará a sua viagem ainda mais inesquecível, e claro que conhecer as principais praias da cidade é primordial.
Florença já oferece um deleite aos olhos por sua arquitetura histórica e bem preservada, e como se não bastasse, dá para turbinar o roteiro com diversas outras atividades, como atravessar a Ponte Vecchio, curtir um passeio da Duomo até a Piazza della Signoria, conhecer de pertinho a loja da Ferrari, entrar na casa de Dante Alighieri, entre outros.
Um bom veneziano dirá que você não pode deixar de visitar a Praça e a Basílica de São Marcos, conhecer o Campanário, o prédio mais alto da cidade, se deslumbrar com a visita ao Palácio Ducal, e claro, passar de gôndola pela famosa Ponte dos Suspiros. Tem muita coisa linda para se ver em Veneza.
A parada obrigatória na Cidade do Cabo é o pub irlandês The Dubliner, por ser um dos lugares mais legais para curtir a vida noturna da cidade. E para quem deseja conhecer um pouco mais da história da miscigenação da cultura sul-africana, deve dar um pulinho ao bairro Bo-Kaap, repleto de casinhas coloridas. Camps Bay é a praia mais badalada, ótima para dar um mergulho e de quebra, curtir um lindo pôr do sol.
Publicidade
Além da espetacular Golden Gate Bridge, você terá a chance de conhecer os mais diversos museus em San Francisco, com mostras de artistas, simuladores de terremotos, a história de Walt Disney, etc. Também é possível conhecer as mais variadas espécies de animais marinhos no Aquarium of the bay. Ah! Por mais calor que estiver, sempre leve um casaco em seus passeios, ok?
A oitava cidade mais bonita do mundo é repleta de prédios harmoniosos e áreas verdes monumentais como a do Millenium Park. Em Chicago, visite o maior lago de água doce do mundo, o Michigan e depois aproveite o momento de inspiração para conhecer as livrarias e sebos da Magnificent Mile.
Todo mundo sabe que Nova York é a cidade que não dorme. São centenas de restaurantes, bares, baladas, museus e lojas que é fácil se perder diante de tanta informação.
E mesmo diante desta agitação, ainda é possível encontrar paz e descanso no pulmão da cidade, o Central Park. No inverno, o passeio toma uma outra cara, e é possível patinar no gelo do lago, que ganha outra cara na fria estação.
Curtir a vista de Londres na London Eye certamente será uma das experiências mais marcantes que você terá na vida! A cidade possui inúmeros pubs tradicionais deliciosos, museus e galerias gratuitas, eventos musicais no Southbank Centre e muito verde nos parques espalhados pela capital inglesa.
Ir para Cambridge e não fazer um passeio de punting chega a ser pecado. Você aluga uma gôndola com guia e curte uma viagem pelos principais pontos históricos, conhecendo todos os detalhes mais importantes de onde passa.
E falando em história, outra atividade obrigatória é fazer uma tour pelas principais faculdades dentro da Universidade que leva o nome da cidade, e também a casa onde morou Charles Darwin.
Fechando a lista das cidades mais maravilhosas do mundo, temos a movimentada Tóquio, com seus prédios modernos, santuários e templos que contrastam com com a agitação da capital, inúmeras lojas de eletrônicos que são um verdadeiro paraíso para os nerds. Não deixe de curtir as famosas lojas de departamento e restaurantes do bairro de Ginza e o Palácio de Tokyo, onde vive a família imperial.
Já escolheu qual será a primeira linda cidade que você conhecerá?
Publicidade