Você já ouviu falar de um paraíso chamado Cinque Terre? Essa região italiana é formada por cinco pequenas cidades (Riomaggiore, Corniglia, Manarola, Monterosso e Vernazza), e tem se tornado um dos destinos cada vez mais procurados pelos brasileiros que passam pelo Velho Continente.
Publicidade
Eleita como Patrimônico da Humanidade pela UNESCO em 1997, este trecho acidentado do litoral da Ligúria conta com belíssimas paisagens, compostas por casinhas coloridas devidamente “encaixadas” entre as rochas, beirando um mar azul de águas transparentes. Quer saber um pouco mais deste lugar paradisíaco?
Cinque Terre fica na região da Ligúria, em Gênova, bem próximo à Toscana. O melhor jeito de chegar até lá é de barco ou de trem, saindo de Portovenere. Todas as cidades são interligadas pela ferrovia, e este é o melhor jeito de você desbravar a região. Prepare-se para andar bastante durante a sua viagem!
Conheça os principais pontos turísticos de Cinque Terre, marcados não só por suas belíssimas praias, mas também por igrejinhas, castelos e vielas:
Se você gosta de verde, natureza e parques, precisa conhecer o Parco Nazionale delle Cinque Terre, o menor e mais populoso da Itália. É possível fazer uma trilha bem bacana por alguns poucos euros, mas prepare as pernas, pois o percurso é cheio de escadas estreitas.
Prepare-se para encontrar paisagens indescritíveis caminhando por Sentiero Azurro (ou caminho azul), uma trilha por um penhasco que liga as cinco cidades da região. Há dois percursos que você pode escolher: a Monterosso-Vernazza, que possui 4 km de extensão, com tempo médio de 2 horas de caminhada, e a Vernazza-Corniglia, com o mesma extensão, mas com subidas menos íngremes, o que resulta em um percurso de 20 minutos a menos da opção anterior.
Sinta-se no período medieval ao entrar no Castello di Riomaggiore, localizado no topo do vilarejo homônimo. Construído em 1260 pelos Marqueses de Turcotti, o local serviu de fortaleza nos primórdios, e hoje funciona como um centro cultural. Sua localização privilegiada oferece uma vista magnífica da praia.
A principal rua de Riomaggiore está repleta de restaurantes, lojas e bares. Aproveite para passear pela região e conhecer o comércio local, além de toda a arquitetura ímpar do entorno.
Publicidade
Toda marina por si só já possui uma vista encantadora, mas a de Riomaggiore te deixará de frente para um lindo mar azul — paisagem esta que jamais sairá de sua memória. Local delicioso para um banho de mar, estender uma toalha nas pedras, apreciar o pôr do sol e tomar uma taça de vinho. Que tal?
Na parte alta de Riomaggiore encontra-se a Igreja de San Giovanni, construída em 1340 por Antonio Fieschi, bispo de Luni. Sua estrutura cinza e branca chama a atenção de quem passa pelo vilarejo, enquanto o interior dividido em três partes separados por arcos ogivais conserva obras de arte de grande valia, como um crucifixo de madeira de Maragliano.
Se você gosta de apreciar um excelente vinho, vai adorar conhecer a área de Groppo, uma parte alta de Riomaggiore onde estão as vinícolas mais populares de Cinque Terre, entre elas a Sciacchetrà. Não deixe de degustar algumas especialidades e também conhecer a linha de produção das marcas.
Localizada no topo da cidade de Manarola, a belíssima Igreja di San Lorenzo possui uma fachada gótica e interior no estilo barroco, tudo em preto e branco. Você chegará até ela passando por uma trilha íngreme, mas acredite: o esforço valerá a pena.
Sabe quando você perde a noção do tempo ao passar horas e horas olhando para uma paisagem maravilhosa? Assim é a vista da Marina de Manarola, que mais parece uma pintura! Nos dias mais quentes do ano, o local se transforma em uma praia — basta chegar, abrir uma toalha, apreciar a vista e se jogar na água para se refrescar.
Uma rua estreita cheia de pequenos estabelecimentos comerciais, como lanchonetes, gelaterias, lojinhas de presentes e restaurantes. Local ideal para você passar a tarde, fazer uma pausa para o almoço, e se deliciar com a popular sobremesa italiana.
Construída em 1334, a Igreja de São Pedro fica no alto das rochas de Portovenere, toda em estilo gótico liguriano. Sua arquitetura rústica de pedras por fora e por dentro conta com um teto de tijolos confeccionado artesanalmente. Você certamente se apaixonará pelo edifício e pela vista.
O Castello Doria domina a vila na parte sul de Portovenere. De lá de cima você terá uma vista inesquecível do mar e de toda a cidade. Com uma construção monumental feita de pedra, o castelo foi habitado pela família dos Obertenghi em meados de 1080, e o edifício encontra-se em perfeito estado até hoje.
De frente para o porto de Vernazza está a igreja de Santa Margherita, construída em 1318 no estilo gótico, com um campanário com mais de 40 metros de altura. O edifício de pedra possui janelas que proporcionam uma vista incrível para o mar. Aproveite para conhecê-la fora dos horários das missas, pois neste momento não é permitida a entrada de turistas.
Publicidade
Uma das praias mais indicadas para aproveitar um dia de calor é a de Fegina, de onde se tem a visão da imensa estátua de Netuno. É possível alugar guarda-sol e cadeira por €20, ou curtir o sol da sua própria canga estendida na areia. Chegue cedo para garantir um lugar próximo ao mar, pois Fegina é bem badalada durante o verão.
Se prepare para conhecer a principal ilha do arquipélago de Portovenere, mas já avisamos que as trilhas de acesso são as mais difíceis — esteja com um tênis confortável para chegar até ela com segurança. Por lá você poderá conhecer a famosa caverna Grotta dei Colombi e fazer passeios de barco para curtir a região de um ângulo diferente.
Tino é uma ilha comandada por forças militares, que só fica aberta para visitações durante as celebrações de São Venerio, que acontece todos os anos, durante o mês de setembro. Se a sua viagem está marcada para este período, aproveite para conhecer as ruínas de um mosteiro datado do século XI.
As fotos a seguir prometem aumentar a sua vontade de viajar até Cinque Terre. Quer pagar para ver?
Motivos para ir para a Itália você certamente tem de sobra, ainda mais depois de conhecer um pouco mais de Cinque Terre, não acha? Prepare seu roteiro e boa viagem!