Por Thiago Bulhões
O Lago de Como, na Itália, é um dos destinos mais românticos e charmosos de um país que se destaca por sua tradição clássica e sempre atemporal. Conhecido por ser o terceiro maior lago da região e um dos mais profundos da Europa, o Lago de Como abriga diversas cidades em suas margens.
Publicidade
Com um famoso formato de “Y” preenchido por 146 km² de extensão, o Lago de Como é o terceiro maior da Itália. Localizado na região da Lombardia, norte do país, o lago está geograficamente próximo da Suíça. Rodeado de altas montanhas, suas águas têm origem glacial – ou seja, suas nascentes brotam do degelo das frias camadas de neve dos alpes suíços.
A região do Lago de Como fica a aproximadamente 50 km de Milão, uma das principais cidades do norte da Itália. Às margens do lago, repousam cidadezinhas bucólicas e repletas de atrações para que os turistas apreciem a paisagem sem moderação. Conheça as principais:
Considerada a cidade mais estratégica para os turistas que chegam à região do Lago de Como, Itália. Explico: Bellagio está bem no meio do lago, com uma localização privilegiada que transforma a cidade em point da região. A facilidade em se locomover de Bellagio para as outras localidades da região é um dos principais atrativos do local. Os palacetes imponentes, os jardins floridos e as lojas típicas e charmosas da região também atraem turistas ávidos pela união de luxo e classe que só Bellagio consegue proporcionar.
A cidade que dá nome ao lago é também a maior da região, com uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. Localizada na ponta sudoeste, Como é famosa pelas lojas e restaurantes que movimentam o comércio local. Não deixe de conhecer a Catedral de Como, principal ponto turístico da cidade.
A prova de que a união faz a força: Tremezzina, na verdade, é a fusão de quatro cidades menores. Lenno, Mezzera, Ossucio e Tremezzo guardam em si hotéis luxuosos e restaurantes requintados, mas não só isso. A Villa Carlota, maior tesouro da cidade e também a vila mais famosa do lago, foi construída em 1690 e hoje é um museu e jardim botânico.
Um dos pontos mais agradáveis da região do Lago de Como é Varenna. A cidade se destaca por suas cores vibrantes, em contraste com os tons gelados da paisagem local. Também possui localização privilegiada na região: fica quase em frente à Bellagio, a apenas 20 minutos de barco da cidade. E não deixe de experimentar os sorvetes e chocolates de Varenna, um clássico da região.
Publicidade
O principal destaque de Menaggio é a arquitetura. O porto com edifícios à beira-mar chama a atenção logo de cara, mas a cidade guarda outras jóias escondidas. Os restaurantes estão entre os melhores da região do Lago de Como, e a paisagem arborizada da cidade é um espetáculo à parte.
Apesar de ser uma das menores cidades da região, com menos de mil habitantes, Laglio ganhou fama após ser escolhida pelo pelo astro hollywoodiano George Clooney como refúgio particular. Atualmente, o ator já não frequenta mais a cidade e sua mansão virou ponto turístico da região.
Opção é o que não falta para se locomover pelo Lago de Como. Seja por terra ou por água, você vai conhecer os melhores jeitos de transitar pela região e garantir um roteiro completo para a sua viagem:
Recorrer ao aluguel de um carro é a opção mais cômoda para se aproveitar o passeio até a região do Lago de Como. Os pouco mais de 50 km que separam Milão de Como (a primeira das cidadezinhas da região) são um pequeno spoiler da beleza estonteante que a região reserva para você.
Se você gosta de fazer passeios de carro, experimente prolongar o trajeto e desembarque em algum aeroporto anterior à Milão. Os aeroportos de Veneza, na Itália, e Zurique, na Suíça, ficam entre 200 e 300 km de distância de Como. Logo, oferecem um trajeto um pouco maior, mas igualmente belo para quem gosta de apreciar as paisagens da Itália com calma e contemplação.
A viagem de trem até Como é uma maneira ainda mais prática de realizar o trajeto aproveitando as belezas da paisagem externa. Com algumas conexões, você chega ao seu destino com total segurança e facilidade. Lembre-se: a malha ferroviária da Europa é uma das melhores do mundo e percorrer trajetos de trem, além de ser rápido e mais econômico, também é um charme.
Ao chegar na região do Lago de Como, Itália, não tenha medo de guardar as chaves do carro e colocar os pés na rua. As cidades são pequenas e com ruas estreitas, o que dificulta o trânsito e a consequente passagem de carros entre as vias urbanas. Por tudo isso, a melhor opção é usar um calçado confortável e percorrer as ruas e vielas da região com disposição e olhos atentos a uma paisagem de tirar o fôlego.
O transporte aquático faz parte do dia a dia dos moradores e turistas da região do Lago de Como. Balsas e barcos públicos interligam as cidades e vilarejos da região com passagens que custam entre € 4 até € 15, dependendo da modalidade de bilhete que você escolher.
Com tantas opções fica mais fácil aproveitar o melhor do Lago de Como.
Publicidade
Selecionamos três vídeos com bastante conteúdo para te deixar com ainda mais vontade de conhecer a região do Lago de Como. Confira!
O Lago de Como é internacionalmente reconhecido por ser um destino de alto padrão. Mas, na verdade, há espaços e roteiros para todos os tipos de orçamentos. Nesse vídeo você vai conhecer algumas sugestões para aproveitar o melhor do Lago de Como a partir da experiência da vlogueira.
Nesse vídeo você acompanha roteiros e atividades mais elaborados, a partir do ponto de vista de uma turista que tem a oportunidade de conhecer e aproveitar a região do Lago de Como em seu melhor.
Anteriormente, falamos nesse artigo sobre a possibilidade de um belo passeio de carro pelas estradas que ligam Milão até o Lago de Como – que, por sua vez, está próximo da fronteira italiana com a Suíça. Confira as imagens incríveis do trajeto.
Ainda não está convencido de que o Lago de Como é um destino cheio de possibilidades para a sua próxima viagem? Confira esta seleção de imagens e tire suas dúvidas.
A melhor época do ano para conhecer esse lindo lugar é a temporada de calor, do final de março ao início de novembro. Se você tem interesse específico em atividades aquáticas, aí o ideal é pegar o auge do verão europeu, entre junho e setembro.
Gostou de conhecer a região do Lago de Como? Então prepare-se, pois a Itália ainda tem muitos destinos encantadores, sendo Bolonha um deles. Confira agora mesmo!