Por Bruno Mendes
Atualizado em 07.10.22
O passeio pela Costa Amalfitana é uma experiência que precisa ser feita pelo turista que visitar a Itália, afinal a região de 60 quilômetros quadrados situada a 55 quilômetros do aeroporto de Nápoles, tem cenários idílicos que conquistam turistas de todas as idades e preferências.
Publicidade
É óbvio que o Viajali vai tentar – de alguma maneira – fazer despertar em vocês a vontade de fazer as malas e embarcar para esse paraíso. Confira esses registros fotográficos e algumas curiosidades de uma das mais belas regiões litorâneas do mundo.
iStock
Há lugares onde é praticamente uma ordem reduzir a velocidade do carro para apreciar a vista, principalmente quando o sol ilumina o mar e confere uma coloração diferenciada às falésias. Pela Costa Amalfitana, é viável passar por cidades e antes mesmo de colocar os pés no solo, ter a certeza de que escolheu o melhor destino.
iStock
Você prefere alta temporada ou a calmaria daqueles períodos mais distantes das folgas. As férias europeias acontecem entre julho e agosto, portanto, nesses meses há MUITA GENTE pelos mais diversos pontos turísticos e os serviços funcionam de maneira plena.
Se a ideia for ficar longe das multidões, a recomendação é ir à Costa Amalfitana entre junho e setembro, quando o trânsito é bem mais tranquilo e as praias mais vazias.
iStock
Não tem como indicar o ‘lugar mais bonito da Costa Amalfitana’, pois cada viajante tem sua preferência e definitivamente: essa escolha NUNCA será fácil e justa. De qualquer maneira, indicaremos que um dia da programação seja destinado para visitar Ravello, uma comuna com menos de 3 mil habitantes e considerado um dos recantos mais românticos da Itália.
Além de caminhar ou passear de bicicleta pelas charmosíssimas ruelas, será ótima ideia passar um dia nas praias, jardins e tirar belíssimas fotos, pois a cidade é geograficamente privilegiada em um aspecto importante: é montanhosa e fica por volta de 8 quilômetros estrada acima.
iStock
Atrani tem menos de mil habitantes e fica ao lado de Amalfi. É interessante observar a conservação das construções medievais em meio a toda beleza natural das rochas e mar, que contornam esse minúsculo núcleo urbano.
iStock
Praiano é uma cidade que tem algumas das mais visitadas praias da Costa Amalfitana e a Fiore de Fiorde até parece uma dessas áreas particulares, afinal tem apenas 25 metros.
Publicidade
iStock
Não faltam grutasconvidativas pela costa e há poucas atividades mais interessantes para quem gosta do contato com a natureza, do que passear de barco pelo interior das cavernas para observar( e fotografar) as rochas e o mar, que ganham coloração distinta após o contato com o sol. É sublime!
iStock
É claro que a imagem sugestiva do interior de uma gruta precisa constar nessa lista. Fica a ideia para você incluir na sua listinha!
iStock
As praias de águas azuis, a interação das falésias e rochedos com as construções histórias e até esse visual da noite da Costa Amalfitana também conquistam o coração de milionários e famosos do cinema, música, esporte, etc.
iStock
Olha essa curiosidade: ao contrário do Brasil, na Costa Amalfitana existem praias públicas e outras que cobram para entrar. As pedrinhas substituem as faixas de areia em muitas delas, que geralmente são pequenas.
iStock
Atenção para as estradas novamente! Será que ficou convencido de que é uma boa reduzir a velocidade do carro para contemplar o cenário? As curvas amalfitanas deixam o passeio ainda mas interessante, mas tenha cuidado pois há penhascos com mais de 500 metros de altura e o zigue zague é intenso.
Nem é surpreendente o fato da região ser utilizada como locação em vários filmes de Hollywood.
iStock
Pelas diferentes cidadezinhas da costa há ruas tranquilas e estreitas por onde o visitante poderá passear e curtir o inenarrável clima romântico que paira no ar. É claro que aí também reside ótima oportunidade para fazer comprinhas e aproveitar um restaurante sozinho, com amigos parentes ou – melhor ainda- ao lado da pessoa amada.
iStock
Mesmo que não seja viável curtir cada pedacinho da Costa Amalfitana, esteja certo de que você viverá momentos incríveis nessa passagem pela Itália. Não tenha a atitude precipitada de querer visitar todos os lugares de uma só vez, até porque a região é acidentada e o acesso para algumas cidades não é tão fácil assim.
Será prazeroso passar longas horas em algumas praias, conferir a vista das rochas a partir de um restaurante descolado, ir ao interior de grutas e todo o mais. Não permita que aquela ansiedade, tão comum em viajantes, prejudique a imersão em uma das localidades mais espetaculares do planeta.
Publicidade
Amalfi, Praiano, Capri, Ravello e Sorrento são as principais cidades, banhadas pelo Mar Tirreno, que fazem parte da Costa Amalfitana. Desbrave-as e se apaixone!