Por Sheila Almendros
No dia 22 de abril de 1998, precisamente no dia da Terra, a Disney inaugurava o seu quarto parque do complexo, o Animal Kingdom. Ele é o segundo maior parque temático do mundo, perdendo somente para o Six Flags Great Adventure, de Nova Jersey, e segue a filosofia de Walt Disney de preservação animal e da natureza.
Publicidade
Inicialmente, a ideia era representar 3 tipos diferentes de espécies animais: os extintos (dinossauros), os que fazem parte da nossa realidade atual e os seres mitológicos (os dragões), sendo que este último nunca chegou a sair do papel.
Hoje você encontra no Animal Kingdom não só atrações que fazem referência à vida animal, como também um zoológico totalmente construído de acordo com o habitat natural de cada espécie que vive por lá. Por apresentar todos os padrões de educação, conservação e pesquisa exigidos pelos órgãos responsáveis, o AK recebeu todos os credenciamentos necessários para o seu funcionamento, o que garante não só a segurança de seus visitantes, como também de seus habitantes.
Conheça algumas curiosidades do parque e o que você não pode deixar de conhecer:
Seu design foi baseado em um bonsai visto pelos seus criadores no Festival Internacional de Flores e Jardins, realizado todos os anos no Epcot.
Ela é forte o suficiente para aguentar qualquer furacão ou outros fenômenos naturais que aparecerem na Flórida.
Seus 45 metros de altura equivalem a um prédio de 15 andares!
… em um período de 18 meses.
PS: No mundo Disney, engenheiros são chamados de Imagineers.
É possível assistir a um teatrinho misturado com 4D baseado na história Vida de Inseto. É bem divertidinho!
Publicidade
Até nisso os caras pensam na hora de criar um parque!
Assim nenhum animal corre o risco de comer acidentalmente o que não deve.
E em um dos estudos, eles descobriram dois tipos de vocalizações diferentes dos elefantes.
São 580 acres de terra: 5 vezes maior que o Magic Kingdom!
Quase a mesma extensão que o Magic Kingdom! Nele você encontra diversas espécies de animais vivendo livremente em um habitat criado exclusivamente para eles, e adaptado de acordo com a necessidade de cada um.
Assim os leões e outros animais tiram uma pestaninha em cima delas, e os visitantes assistem a esse momento relaxante numa boa.
Esta espécie está ameaçada de extinção há alguns anos, tendo apenas 11 mil deles em todo o mundo.
Seu custo total foi de US$ 100 milhões. E olha… Valeu cada centavo!
Os Imageneers responsáveis pela criação da atração fizeram um estudo pesado na Ásia e África para adicionar cada elemento encontrado em sua decoração, principalmente na fila. O Yeti, o personagem principal da montanha-russa, foi criado a partir de relatos narrados por habitantes do Tibet, Nepal, Índia e China.
Publicidade
Como era impossível controlar as construções em torno do parque, a saída foi esconder tudo isso plantando vegetações diversas nas limitações do Animal Kingdom. Isso também ajudou a dar a impressão que o parque é mais extenso do que é de fato.
Preste muita atenção a todos os detalhes da decoração, até mesmo nas paredes. Muita gente acaba perdendo muitas referências espalhadas por todos os lados! Você pode encontrar pegadas de dinossauros na Dinoland ou marcas de pneus de bicicleta no chão da área asiática.
Quando você sai do estacionamento e entra no parque, já dá pra sentir que você deixou para trás da catraca toda a atmosfera urbana da cidade. A vegetação, combinada à decoração é tão real, e tão milimetricamente elaborada que você se sente um verdadeiro explorador!
Com lançamento previsto para o verão americano de 2017, Pandora será uma ilha flutuante com plantas luminosas e duas atrações já foram anunciadas: Na’vi River Journey e a radical Avatar Flight of Passage, além das esperadas lojinhas e um novo restaurante.
O Rivers of Light é um show de luzes e projeções que mostra os costumes dos animais que vivem no Animal Kingdom. Claro que tudo foi devidamente projetado para não assustar os habitantes do local (por isso que não há fogos nesse show). Vale a pena ficar até a hora do parque fechar para assistir e se emocionar.
Os shows do Procurando Nemo e O Rei Leão são fantásticos e vale a pena ficar de olho no Time Guide para não perder nenhum deles, pois os horários não são fixos e há limitações de visitantes por arena.
O Animal Kingdom além de ter uma área extensa, também possui muita vegetação, o que facilita muito pra você se perder por lá. É importante se atentar ao mapa e não desgrudar os olhos da criançada.
Você não vai se arrepender! Apesar de molhar muito, a diversão é garantida com o barco giratório percorrendo o rio artificial. Só não é recomendada para dias mais frios.
Você ainda pode conferir outros animais selvagens provenientes da Ásia.
Eles estão vestidos com roupinha de safári! No final do ano os trajes mudam para algo mais natalino.
Esta é a área que abriga o Conservation Station, um espaço onde você tem a oportunidade de conhecer todo o trabalho da Disney em prol da conservação dos animais, com um centro veterinário e de estudo, exposições interativas e encontrinhos com algumas espécies.
O restaurante temático possui um cardápio variado e uma decoração surpreendente!
Aproveite para dar um abraço nos personagens e tirar uma foto com a dupla Dug e Russel.
Agora que você já conferiu as dicas e matou a curiosidade, é hora de separar a roupa e o tênis mais confortável e garantir a diversão! Não esqueça o repelente e boa viagem!