Por Ana Beatriz Cardo
Atualizado em 15.03.24
Viajar é sem sombra de dúvidas um dos melhores remédios para os momentos que nos sentimos estressados, tristes, cansados e sem energias. Se o objetivo é encontrar a paz interior, saiba que existem lugares perfeitos que auxiliam na busca da felicidade, na renovação de energias boas e até mesmo que conseguem te tranquilizar dos problemas e aumentar o seu lado zen.
Publicidade
Confira abaixo alguns destinos espalhados pelo mundo que inspiram fé e espiritualidade, fazem com que você busque o autoconhecimento, e que com certeza irão mudar sua maneira de ver e viver a vida:
Reconhecida por suas histórias de fé e superação, a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, é considerada o principal destino dos Caminhos de Santiago, os mais famosos roteiros de peregrinação cristã da Europa, que parte da fronteira entre a França e a Espanha e termina na tumba do apóstolo Tiago.
O percurso é uma verdadeira jornada espiritual, com mais de 783 km de extensão, onde encontra-se muita energia devocional para abastecer-se espiritualmente, além de uma simbologia que enriquece os nossos conhecimentos. Hoje, o Caminho de Santiago é tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Se você está na busca por reflexão, é o destino certo, já que serão dias ou semanas de caminhada para colocar as ideias e pensamentos em dia.
Bodhgaya, na Índia, é um dos locais de peregrinação considerados mais sagrados para peregrinos budistas do mundo inteiro, pois lá foi onde Buda atingiu a “iluminação”, sentado em meditação debaixo de uma árvore bodhi.
Além disso, Bodhgaya abriga diversas representações da passagem dele, como a denominada árvore de Buda, que fica ao lado do Mahabodhi Temple, templo de meditação.
Apesar de ser barulhenta, lotada de pessoas, suja e com trânsito em excesso, a cidade de Kathmandu, capital de Nepal, é um verdadeiro encontro com a espiritualidade, onde pode-se viver momentos intensos de meditação e paz, nos templos e locais sagrados de peregrinação.
São eles: Boudhanath, local budista mais sagrado de Nepal, repleto de energia e espiritualidade; Swayambhunath, complexo religioso de peregrinação budista conhecido como Templo dos Macacos, por ter macacos considerados sagrados; Pashupatinath, templo hindu nas margens do rio Bagmati, onde você pode sentar nas pedras em frente e presenciar alguns rituais; e Patan, conhecida pela praça Durbar, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Publicidade
Jerusalém, cujo nome em hebraico significa “Cidade da Paz”, é a cidade mais populosa de Israel e local turístico e religioso internacional. A Terra Santa tem sido um destino de peregrinação para muitos adeptos das religiões abraâmicas, incluindo cristãos, bahá’ís, muçulmanos e judeus, que procuram o local para se aproximar de manifestações físicas de sua fé e confirmar crenças.
Além disso, a cidade é considerada sagrada por ser o lugar onde Jesus padeceu e foi morto, segundo a Bíblia cristã. Para os judeus, é importante por ter sido a capital do reino de Judá e por abrigar as ruínas do Tempo de Salomão. Já para os muçulmanos, Jerusalém é onde se encontra a mesquita que abriga o Domo da Rocha, onde Maomé teria alçado voo aos céus.
Além de abrigar uma deslumbrante beleza natural e ser eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007, Machu Picchu é também considerada o centro energético do mundo, devido à construção de toda a cidade feita com um granito branco, que o povo andino acreditava ter energias especiais.
É muito comum que os relatos associados à Machu Picchu estejam sempre acompanhados de adjetivos como mágico, místico, espiritual e sobrenatural. Por lá, pode também ser encontrado o Santuário Histórico, lugar que emite vibrações positivas e que se tornou ponto de encontro de grupos esotéricos e religiosos.
Ashram é um centro de retiro espiritual, onde o objetivo é buscar a paz interior, com direito a muita ioga, meditação e presença de gurus. A maior motivação para buscar uma Ashram costuma ser sempre a mesma: olhar para dentro de si e a vontade de buscar autoconhecimento.
Considerada a montanha mais sagrada dos Himalaias, o Monte Kailash é mais uma aventura de verdadeiro autoconhecimento. As paisagens, sensações e energia do lugar fazem valer qualquer esforço ou desapego vividos durante o trajeto. Muitos a procuram em busca da paz incondicional e da vida primitiva e espiritual dos locais.
Entrar na Cidade do Vaticano é uma vontade de muitas pessoas, principalmente das que seguem a religião católica. O local onde o Papa Francisco mora é de longe um dos melhores lugares para buscar luz interior, pois é um ambiente extremamente espiritualizado. Além disso, dependendo da data que você for, consegue até mesmo presenciar uma missa do próprio Papa, da qual você sai renovado e repleto de energias boas.
O Caminho dos 88 Templos de Shikoku, uma das principais ilhas do Japão, é outra rota de peregrinação muito procurada por turistas de todo o mundo. O percurso de 1.500 quilômetros (cerca de 60 dias de viagem), que atravessa cidades, montanhas, praias, vilarejos e campos, pode ser feito de bicicleta, carro, trem ou a pé, que costuma ser a forma preferida dos autênticos peregrinos, já que eles acreditam que andar o caminho com as próprias pernas fará com que eles alcancem a iluminação e se aproximem da salvação.
O muro das lamentações é um trecho de pouco mais de 50 metros considerado o lugar mais sagrado da Terra Santa pelos judeus em Jerusalém, pois é o último vestígio do segundo templo judaico, edificado após a destruição do anterior, construído por Salomão. Por lá, as pessoas costumam fazer orações, lamentações e súplicas, ou até mesmo celebram o Bar Mitzvah, tiram fotos para casamentos ou colocam bilhetes com orações entre as pedras.
Publicidade
O Círio de Nazaré, em Belém do Pará, é um dos maiores e mais importantes eventos de turismo religioso no Brasil e no mundo, considerado uma das mais belas procissões católicas. Além das romarias e procissões, a preparação espiritual dos fiéis é um dos assuntos tratados com muita seriedade, além de ser uma importante manifestação de crença, devoção e cultura.
São cerca de dois milhões de romeiros que se reúnem anualmente para uma caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
A enorme Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o terceiro maior templo católico do mundo, que recebe todos os anos milhões de turistas e peregrinos, que viajam para visitar o santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, em busca de fazer orações, meditar, pagar promessas e se espiritualizar. Tudo no local é encantador e traz uma paz interior inexplicável.