Por Bruno Mendes
Atualizado em 01.08.22
O viajante que gosta de praias, cachoeiras, trilhas e muito verde vai aproveitar bastante nos passeios em Ubatuba. O município do litoral norte do estado de São Paulo tem um pouco mais de 85 mil habitantes e além de ser um refúgio do paulistano que quer fugir um pouquinho da metrópole, encanta viajantes de outros estados e países com seu litoral de 70 praias e aquele clima pacato tão admirável em cidadezinhas ideais para descansar.
Publicidade
Se você ainda não conhece esse lugar incrível, é super válido incluí-lo na sua programação de viagens. Quer ficar convencido disso? Confira esses 12 atrativos interessantíssimos e entenderá porque Ubatuba é tão especial.
Essa é a praia ideal para você que gosta de tranquilidade ou vai viajar com crianças. A calmaria e o conforto são facilmente identificáveis na Praia do Lázaro, que tem águas calminhas, areias finas e, graças à vegetação do entorno, há muitos pontos sombreados, ou seja, o risco de torrar no sol é baixo.
A atração também fica perto de excelentes hotéis, algo fundamental no quesito comodidade.
Localizada bem em frente à praia do Prumirim e a um pouco mais de 18 quilômetros da região central de Ubatuba, fica a Cachoeira do Prumurim, cuja nascente encontra-se na Mata Atlântica e tem aquele entorno ideal para quem não resiste ao contato com a natureza.
Em meio às pedras, há várias quedas d’águas e alguns poços são formados, onde é possível sentar e relaxar por um bom tempo.
Praias, cachoeiras, vegetações, calmaria, belas ruínas. Isso mesmo, a visita a uma localidade cercada por construções esfaceladas pelo tempo também é uma opção de lazer em Ubatuba.
As ruínas da Lagoinha foram no século 19 áreas produtoras de cana de açúcar e café, e posteriormente, uma fábrica de vidro. Hoje as estruturas físicas são ornamentadas pela natureza do entorno e por intermédio de uma trilha, dá para chegar à cachoeira Véu de Noiva.
Mais uma opção para quem tem apreço por antiguidades. O Museu do Automóvel de Ubatuba concentra carros restaurados e alguns outros em etapas de restauração que podem ser acompanhadas pelos visitantes. O ano dos modelos varia entre 1918 e 1972.
Publicidade
A praia Domingos Dias fica bem pertinho da Praia do Lázaro e também possui magnífica infraestrutura hoteleira para agradar toda a família e completar o dia de quem quer sol banho de mar e tranquilidade.
Situada em uma das regiões mais bonitas de todo o litoral de São Paulo, ela possui águas muito calmas, o que é ótimo para quem gosta de boiar no mar, brincar com a bola de vôlei e aproveitar todos os tipos de atividades sem ondas atrapalharem.
A Ilha Anchieta, um importante Parque Estadual de Ubatuba, é o melhor destino de todo o litoral paulista para quem quer mergulhar, afinal a vida marinha é muito vasta e o mar apresenta excelente visibilidade.
Além do mergulho, o visitante poderá se divertir nas praias lindas, praticar trilhas e até fazer passeio de escunas, ou seja, dá para tirar um dia inteiro por lá que o passeio será completo.
Essa aventura definitivamente é para poucos, mas um viajante que procura desafios em suas andanças pelo Brasil e o mundo, não pode deixar de fazer a trilha para chegar ao Pico do Corcovado e apreciar um dos visuais mais esplêndidos de todo o litoral de São Paulo.
Com alto nível de dificuldade, a trilha tem 8 quilômetros de subida e o tempo de caminhada varia bastante. Há quem complete o percurso em menos de 3 horas, mas os trilheiros cautelosos e menos experientes podem chegar ao topo em mais de 8 horas, portanto, é super importante se programar para inciar a caminhada bem cedinho.
Lembre-se: leve repelente, roupas leves mas que protejam o corpo e procure seguir as regrinhas básicas de respeito ao meio ambiente: carregue uma sacolinha para colocar garrafas plásticas vazias, cascas de banana, etc, e em hipótese alguma deixe o lixo pelo caminho. No mais, é só contemplar as nascentes de rio, mirantes e a diversidade da fauna e flora do trajeto.
O projeto Tamar é um ótimo exemplo no que diz respeito à conservação de espécies ameaçadas de extinção e o museu ao céu aberto da tartaruga marinha de Ubatuba é um dos centros abertos para visitação em todo o país.
Por lá o visitante poderá observar diferentes espécies de tartaruga e acompanhar a história desse projeto importantíssimo. Tem filhos pequenos? Eis uma boa opção de entretenimento.
Publicidade
A região de Mata Atlântica que envolve Ubatuba tem várias quedas d’água e a Cachoeira da Água Branca surge como a mais imponente de todas. Ela tem 200 metros e está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar.
Você conhece alguém que não gosta de sorvete? Vamos supor que seja impossível, portanto, em dias ou tardes ensolaradas e até mesmo naquelas noites mais quentes é um ótimo programa ir à Pistache e provar um dos melhores de Ubatuba.
Há sabores para todos os gostos desse autêntico sorvete italiano. Deu até água na boca!
Ok, tá certo que Ubatuba é uma cidade pacata, mas se você ama a paz de espírito proporcionada por atividades ao ar livre, mas quer curtir a noite com muita animação, não irá ficar decepcionado. A casa noturna 180 graus, que recebeu esse nome por ter sigo erguida em uma posição geográfica que permite uma excelente visão das principais praias da cidade, é o lugar certo para quem não quer passar a noite no quarto de hotel.
Lá existem diferentes pistas de dança, arena de show, bares, pizzaria e toda aquela atmosfera favorável ao encontro saudável de jovens e adultos que desejam dançar, paquerar, tomar uns drinks e muito mais!
Inaugurado em 1996, o Aquário de Ubatuba concentra 100 espécies de animais marinhos em mais de 20 tanques de água. Há espaços com climatização especial que abrigam pinguins e também uma área reservada para jacarés.
Ubatuba é um lugar de formidável harmonia entre os espaços urbanos e naturais, e essa característica vai fazer com que o seu passeio seja perfeito. Pode apostar!