Por Clara Fagundes
Pretende alugar um carro em sua viagem para os EUA? Apesar de não ser nenhum bicho de sete cabeças, é importante saber que algumas regrinhas por lá são diferentes das nossas (muitas até mais rigorosas), e mesmo quem não é expert em inglês pode transitar de carro pelo país sem muito esforço, decorando os significados de algumas placas e palavras essenciais.
Publicidade
A lista abaixo mostra tudo o que um iniciante precisa saber para andar de carro nos Estados Unidos sem passar sufoco. Prepare-se para momentos gostosos dirigindo no país, pois as estradas estadunidenses são famosas por serem impecáveis.
Embora tenham praticamente o mesmo significado, as placas “pare” e “stop” são aplicadas de maneiras diferentes aqui e nos Estados Unidos. No Brasil, a placa de “pare” (stop, em inglês) indica parada obrigatória, mas estamos acostumados a apenas reduzir a velocidade, dar uma buzinada e seguir em frente. Nos EUA, quando encontrar uma placa de “stop”, pare e aguarde de 2 a 3 segundos. Ainda que não veja nenhum veículo, este é um indicativo de que a parada é obrigatória.
Outra diferença que vai te ajudar a dirigir nos EUA é saber que, por lá, é possível virar à direita mesmo quando o sinal estiver vermelho. Você só precisa saber duas regrinhas: Assim como no caso da placa de “stop”, você deve parar o caro, observar se há algum pedestre atravessando a rua e só então seguir. Depois, se houver um sinal em formato de seta para a direita, isso significa que o cruzamento é uma exceção e você não pode virar à direita durante o farol vermelho. Esse aviso também pode ser dado com uma placa que diz: “no turn on red”. Em português, não vire no vermelho.
Nas áreas próximas as escolas, a velocidade máxima permitida é bem baixa (25 milhas/hora). É uma forma de precaução, assim como aqui no Brasil. No entanto, algo diferente e que você deve prestar atenção é se há ônibus escolares parados para embarque e desembarque de crianças.
Eles são aqueles típicos ônibus amarelos dos filmes e vão estar com o pisca alerta ligado (o já citado “stop sign”). Assim como na dica acima, entenda essa placa como uma parada obrigatória. Pare completamente o carro e aguarde todas as crianças passarem. Ou seja, tenha paciência e nem pense em ultrapassar os ônibus escolares!
E aí, alguma das dicas te surpreendeu? Já está pronto para dirigir nos EUA? Conte para nós aqui nos comentários!