Você prefere viajar sozinho ou acompanhado? Mesmo que você vá para exatamente o mesmo lugar, você terá experiências completamente diferentes se estiver viajando com mais alguém ou sozinho. Os dois lados têm pontos positivos e negativos, porém hoje queremos dar um foco maior nos benefícios que você pode ter quando está sozinho.
Publicidade
Não é preciso ter alguém ao lado para vivenciar coisas boas, então pode perder esse medo bobo de não querer se arriscar e conhecer um pouco mais do mundo por si só. Com as ilustrações abaixo (selecionadas e traduzidas pelo site Hypeness), você vai poder entender de modo bem claro e direto quais são essas diferenças e benefícios, e quem sabe se animar para comprar as próximas passagens de avião para desbravar um lugar novo sem companhias conhecidas ao redor. Vamos lá:
É fato: quando viajamos em grupo, tendemos a ficar presos na bolha das pessoas que conhecemos. Por isso, acabamos perdendo a oportunidade de conhecer os moradores locais.
Às vezes acabamos gastando um pouco mais quando estamos em grupo, seja porque alguém quis fazer um passeio mais caro ou ir naquele restaurante badalado. Estando sozinho, você pode tomar todas as decisões, e, se quiser, vai economizar bastante sim.
Se você estiver em um país que não fale português, você será obrigado a interagir no idioma local ou pelo menos tentar, o que já é um desafio e um grande aprendizado na prática. Quando você está com a família ou com os amigos, sempre alguém vai acabar se sobressaindo ao fazer a ponte de comunicação entre você e os locais.
Pode acreditar, sozinho você sairá muito mais da zona de conforto do que em grupo, e isso é muito bom! Não há pressão familiar ou dos amigos, então você pode vivenciar as experiências que desejar.
Viajar sozinho também é se conhecer melhor, dar um tempo para si mesmo e conviver só com você. Desse modo, além de vivenciar coisas novas todos os dias, você com certeza saberá mais sobre si próprio no final do dia.
Normalmente quando viajamos em grupo temos roteiros bem definidos do que fazer todos os dias. Sozinho, você tem que lidar com situações inesperadas, além de ser possível mudar de ideia sobre seus planos quando você quiser, sempre que descobrir algo novo e quiser experimentar.
Esse ponto pode até variar de acordo com a família e com o grupo, porém é comum que em grupos maiores todo mundo opte por visitar os lugares mais tradicionais. Sozinho, é possível se aventurar e ir naquele ponto turístico esquecido, que só você quer ir e ninguém mais conhece, porém que pode revelar descobertas incríveis.
Você se conhece? Já ficou bastante tempo sem estar rodeado por amigos ou familiares? Uma viagem sozinho é também uma viagem de autodescoberta. Sem depender de ninguém você poderá desfrutar somente da sua companhia – e quem sabe descobrir coisas novas sobre você enquanto seus olhos veem novos lugares.
Esses são alguns dos benefícios de viajar sozinho. É claro que não existem regras, você pode vivenciar alguns desses pontos mesmo estando acompanhado, porém acreditamos que a intensidade não será a mesma. Preparado para fazer as malas? Garantimos que você voltará bastante diferente!